Olhar Viajante na Casa Fiat de Cultura

Introdução

A produção artística do século XIX no Brasil suscita especial interesse na medida em que acompanha e se associa ao processo de constituição da nação brasileira, contribuindo de modo decisivo para a definição de uma imagem do país perante as demais nações do mundo. O passo inicial desse processo foi a abertura do país aos estrangeiros, que permitiu a entrada de inúmeros artistas viajantes e naturalistas.

Com olhar atento e investigador, impregnado pelo espírito aventureiro e a mentalidade romântica peculiar época, esses viajantes geraram um imenso legado de imagens sobre o Brasil, hoje conhecido por “brasiliana”, contribuição inestimável para o estudo e conhecimento da história, da cultura e da arte nacional no século XIX.

Olhar viajante propõe uma reflexão sobre a contribuição estrangeira arte brasileira do século XIX por meio de uma seleção de 182 obras da Coleção Brasiliana, recentemente doadas pela Fundação Estudar Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mostra compõe uma visão do Brasil a partir de três segmentos: Rio de Janeiro e a Corte; Registros de Viajantes e Paisagens do Brasil.

Carlos Martins e Valéria Piccoli
Curadores
Pinacoteca do Estado

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590