Como Chegar

Palestra “Ciência e Arte – A Superfície Pintada”

A RELAÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA

Palestra na Casa Fiat de Cultura aborda a união de ciências exatas e humanas para conservação de obras de arte. O evento conta também com o lançamento do livro “Ciência e Arte – A Superfície Pintada”

Ciência e arte estão cada vez mais conectadas, principalmente quando o assunto é conservação de obras de arte. Por esse motivo, a Casa Fiat de Cultura apresenta a palestra “Ciência e Arte – A Superfície Pintada”, na terça-feira, 30 de setembro, às 19h30, que faz parte do Ciclo de Palestras da exposição “Recosturando Portinari”.  O italiano Antonio Sgamellotti,  integrante da Academia de Ciência da Itália, e o professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Souza, abordarão a relação entre as ciências exatas e humanas na conservação e restauração de obras de arte do mundo inteiro, de grandes mestres da pintura, com destaque para as técnicas aplicadas no quadro Guerra e Paz, de Candido Portinari. A palestra é gratuita, sujeita a lotação do espaço (200 lugares), e contará com tradução simultânea. Na ocasião, haverá o lançamento do livro Ciência e Arte: A Superfície Pintada.

Editado por Antonio Sgamellotti, Brunetto Giovanni e Constanza Miliani, o livro, assim como a palestra, demonstra como a colaboração entre as ciências pode levar a um entendimento mais aprofundado da história da arte e a um maior conhecimento sobre as técnicas de conservação-restauração. Por meio de uma série de estudos de caso escritos por cientistas, juntamente com historiadores da arte, arqueólogos e conservadores, os exemplos usados no livro cobrem desde pinturas da história antiga, da Renascença, e pinturas modernas e contemporâneas, pertencendo à expressão artística de diversas regiões do mundo, desde o Oriente longínquo até a América e Europa.

Dentre os 27 capítulos do livro, o capítulo 22, em particular, representa a contribuição do Brasil para esta obra interdisciplinar, através do artigo autorado pelos pesquisadores do LACICOR – Laboratório de Ciencia da Conservação, vinculado ao CECOR – Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais, da Escola de Belas Artes da UFMG. No capítulo são descritos os estudos sobre materiais e técnicas do pintor Cândido Portinari, com destaque especial para os estudos efetuados pelo grupo nos painéis Guerra e Paz, de propriedade das Nações Unidas, em Nova York, restaurados no Brasil em 2011 e expostos no Brasil e na França, no período entre 2011 e 2014.

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração entre uma hora e meia e duas horas, elas são ministradas por renomados especialistas da arte.

Recosturando Portinari

Da poesia do céu de Brodósqui à delicadeza das andorinhas. Das brincadeiras de infância aos retirantes nordestinos. Candido Portinari buscou inspiração nas mais simples formas e foi capaz de inspirar gerações com sua arte e originalidade. É um pouco desse universo que a exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura apresenta ao público, até 26 de outubro. Com curadoria do estilista e designer Ronaldo Fraga, a mostra apresenta os bastidores da recuperação de uma obra de arte – por meio do processo de restauro do quadro Civilização Mineira (1959) – e faz o visitante entrar no mundo de Portinari sob um olhar sensível e criativo. Também é apresentada a obra de Portinari como fonte de inspiração para uma criação de moda, a coleção O Caderno Secreto de Candido Portinari O pintor é fonte inesgotável de inspiração para diferentes vetores da cultura brasileira e, pela primeira vez, é transposto para o mundo fashion.

De origem humilde, Portinari ganhou o mundo pintando o que via e o que sentia. Suas pinceladas suaves foram capazes de descrever o sofrimento, a dor e a alegria de um povo da forma mais singela e marcante, assinando seu estilo único na história da arte.  A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura em parceria com a Associação de Amigos do Museu Mineiro, com patrocínio da Fiat Automóveis, apoio institucional da Associação Pró-Produção das Artes (APPA) e produção da Paralelo 3.

Serviço

Palestra da exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura, por Ronaldo Fraga

30 de setembro, às 19h30

Palestra: Ciência e Arte – A Superfície Pintada

Palestrantes: Prof. Antonio Sgamellotti – integrante da Academia de Ciência da Itália

                        Prof. Luiz Souza – CECOR – UFMG

Local: Auditório da Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, 4º andar – Funcionários – Belo Horizonte, Minas Gerais.

Entrada gratuita

Sujeito a lotação – 200 lugares

Informações: 3289-8900 ou www.casafiatdecultura.com.br

Serviço

Palestra da exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura, por Ronaldo Fraga

30 de setembro, às 19h30

Palestra: Ciência e Arte – A Superfície Pintada

Palestrantes: Prof. Antonio Sgamellotti – Universidade de Perugia, Itália

Prof. Luiz Souza – CECOR – UFMG

Local: Auditório da Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, 4º andar – Funcionários – Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

Entrada gratuita

Sujeito a lotação – 200 lugares

 

Informações: 3289-8900 ou www.casafiatdecultura.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning