Como Chegar

João Candido Portinari e Ronaldo Fraga em palestra na Casa Fiat de Cultura

A palestra começa mostrando como a trajetória de Portinari ilustra, literalmente, o famoso ditado do escritor russo Tolstoi: se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia. Seu coruscante itinerário começa em um humilde povoado perdido nas imensas plantações de café do interior do Estado de São Paulo e, após legar ao País um retrato emocionado e grandioso, em mais de cinco mil obras, do povo, da vida e da alma brasileira, vai atingir o seu ápice nos monumentais painéis Guerra e Paz, poderosa mensagem plástica, ética e humanista, presente do Brasil à Organização das Nações Unidas. Ao mesmo tempo, esta palestra focaliza o trabalho de 33 anos do Projeto Portinari, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor. Sua interface com as áreas de Ciência e Tecnologia, e sua atuação junto às crianças e jovens de todo o País. Em particular, sua conquista mais recente: a concretização de um antigo sonho, durante décadas julgado impossível, de, após obter da ONU a guarda dos originais Guerra e Paz durante o período 2010-2014, trazê-los para restauro e exposição no Brasil, e no exterior.

João Candido Portinari

João Candido Portinari é Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Antes de ingressar no MIT, cursou Matemática no Lycée Louis-Le-Grand e a École Nationale Supérieure des Télécommunications, em Paris, onde se formou como Engenheiro de Telecomunicações. A convite da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), regressou ao Brasil, em 1966, após dez anos no exterior. Em 1979, após 13 anos de atividades de pesquisa, ensino e administração desenvolvidas em tempo integral no Departamento de Matemática da PUC/Rio, João Portinari concebeu e implantou o Projeto Portinari, trabalho universitário de equipe multi-disciplinar, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do pintor Candido Portinari. Pela produção do Catálogo Raisonné de Candido Portinari, o Projeto Portinari foi homenageado com o Prêmio CLIO de História (2004), o Prêmio Sérgio Milliet (2005), o Prêmio Jabuti (2005), o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (2005). João Candido também foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, na categoria de Comendador (2008), com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias (2010) e a Medalha Antonio Olinto (2010).

Da poesia do céu de Brodósqui à delicadeza das andorinhas. Das brincadeiras de infância aos retirantes nordestinos. Candido Portinari buscou inspiração nas mais simples formas e foi capaz de inspirar gerações com sua arte e originalidade. É um pouco desse universo que a exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura apresenta ao público. Com curadoria do estilista e designer Ronaldo Fraga, a mostra apresenta os bastidores da recuperação de uma obra de arte – por meio do processo de restauro do quadro Civilização Mineira (1959) – e faz o visitante entrar no mundo de Portinari sob um olhar sensível e criativo. Também é apresentada a obra de Portinari como fonte de inspiração para uma criação de moda, a coleção O Caderno Secreto de Candido Portinari O pintor é fonte inesgotável de inspiração para diferentes vetores da cultura brasileira e, pela primeira vez, é transposto para o mundo fashion.

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga se destaca entre os estilistas brasileiros por criar uma moda e desfiles que valorizam a capacidade crítica e a cultura brasileira. Nascido em Minas Gerais e graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudou em Nova York, cursou a Parson’s School com a bolsa que recebeu por ter vencido um concurso da empresa Têxtil Santista. Em Londres, aprendeu chapelaria na Saint Martins e, junto com o irmão, abriu uma pequena produção de chapéus, vendidos nas famosas feiras de Camden Town e Portobello. Em 1996, participou do Phvtoervas Fashion, em São Paulo. Em 1997, ganhou o prêmio de estilista revelação. Logo em seguida lançou a sua marca própria.

Palestra Recosturando Portinari 

Data: 22 de outubro, quarta-feira, às 19h30

Candido Portinari: do Cafezal à ONU –  com João Candido Portinari

A exposição – com Ronaldo Fraga

Local: Auditório da Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, 4º andar – Funcionários – Belo Horizonte, Minas Gerais.

Entrada gratuita

Sujeito a lotação – 200 lugares

 

Informações: 3289-8900 ou www.casafiatdecultura.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning