Como Chegar

Palestra “Drummond em Família”.

A Casa Fiat de Cultura dá início ao Ciclo de Palestras da exposição “QuasePoema – Cartas e Outras Escrituras Drummondianas” nesta terça-feira, 25 de novembro, às 19h30, com a palestra “Drummond em Família”. Nela, os laços familiares de Carlos Drummond de Andrade ficam ainda mais em evidência, relacionando as cartas com sua obra literária. Quem faz o público se aprofundar nessas entrelinhas do poeta é a escritora e professora na Faculdade de Letras da UFMG, Silvana Maria Pessôa de Oliveira. A palestra é gratuita e sujeita a lotação do espaço (200 lugares).

 Entre setembro de 1947 e abril de 1987, Carlos Drummond de Andrade escreve cerca de 70 cartões e cartas para a sobrinha Flávia (Favita), residente em Belo Horizonte. Tal correspondência está publicada no volume “Querida Favita” (Uberlândia, EDUFF, 2007) e constitui um importante testemunho dos bastidores da produção poética de Carlos Drummond de Andrade, notadamente de “Boitempo”. Silvana Maria Pessôa de Oliveira explica que, nessa troca de cartas, as comidas são assunto frequente. A sobrinha envia ao tio poeta certas iguarias, “itabiranamente evocativas”; em contrapartida, o poeta a ela remete livros autografados, além de gentis e bem-humoradas trovas e versinhos de circunstância.  A intenção da palestra é tratar deste complexo entrelaçamento entre escrita e memória afetiva”, completa.

Com o intuito de proporcionar ao público ampla identificação com esse poeta que se tornou um dos brasileiros mais representativos do século XX, a Casa Fiat de Cultura organizou um Ciclo de Palestras com estudiosos sobre sua obra e personalidade.  A próxima palestra ocorrerá no dia 2 de dezembro, em que a escritora Letícia Malard conta ao público a relação do poeta com a gastronomia, na palestra “À mesa com Drummond”. O escritor Roberto Said apresenta, no dia 10 de dezembro, a juventude do escritor na capital mineira e como ela influenciou sua escrita, na conferência “O jovem Drummond em Belo Horizonte”. Todas as palestras são gratuitas e realizadas sempre às 19h30.

A palestrante

Silvana Maria Pessôa de Oliveira é professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Literatura Brasileira pela mesma universidade, onde defendeu a dissertação de mestrado “Réquiem para um sujeito – a escrita da memória em “Boitempo”, de Carlos Drummond de Andrade”. Possui doutorado em Literatura Comparada, pela UFMG e pós-doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de Lisboa. É co-autora de “Sujeito, espaço e tempo ficcionais” (São Paulo: Martins Fontes, 2001).

Serviço

Palestra “Drummond em família”

25 de novembro, às 19h30

Palestrante: Silvana Maria Pessôa de Oliveira

Entrada Gratuita

Espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning