Como Chegar

Banco do Affecto

Banco do Affecto

Envie a seus amigos e familiares todo o afeto que você deseja a eles.

A Casa Fiat de Cultura deseja 365 dias felizes a você em 2015!

 

promissoria banco do Afeto2kkkkkkk

Baixe Aqui a promissória do Banco do Affecto!

Em 1915, com apenas 13 anos, Carlos Drummond de Andrade enviou uma nota promissória à sua cunhada Ita, desejando a quantia de 365 dias felizes. Inspirada nesta e em outras correspondências trocadas pelo poeta, presentes na exposição QuasePoema – Cartas e Outras Escrituras Drummondianas, a Casa Fiat de Cultura criou o Banco do Affecto, local em que os visitantes podem depositar suas mensagens de fim de ano para aqueles que mais gostam.

Localizado no hall de entrada da Casa Fiat de Cultura, o Banco do Affecto é uma ação em constante construção, em que o próprio público monta sua rede de cartas. Além disso, aqueles que visitarem a exposição recebem também uma releitura do documento enviado por Drummond para desejar aos amigos um 2015 com 365 dias felizes. O cheque do Banco da Amizade, enviado por Carlos Drummond de Andrade, é considerado o mais antigo manuscrito do poeta que se tem conhecimento, quando “Carlito”, como era chamado em seus círculos mais íntimos, era ainda criança. O nome faz uma relação direta à palavra “afeto”, que no início do século XX ainda podia ser escrita como “Affecto”.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, escrever uma carta é projetar-se no futuro. “As mensagens eletrônicas têm o triste destino de se dissolverem no ciberespaço. As cartas ficam, perenes, registrando a passagem de quem as escreveu, transcendendo o breve instante em que foram escritas. Como disse Drummond, ‘as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão’”, acrescenta.

Com as novas tecnologias, o hábito de se trocar cartas tem ficado cada vez mais distante. A iniciativa é um incentivo para que, nesta época do ano haja mais trocas, mais proximidade, delicadeza e mais “affecto”. A ação também promove uma atividade do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura com as visitas orientadas, proporcionando que os meios de comunicação, variações ortográficas, valores afetuosos e relações familiares sejam trabalhadas como temáticas da mostra com o público.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning