Como Chegar

Palestra “Drummond & Alceu”

Palestra “Drummond & Alceu”

LIVRO COM CARTAS DE DRUMMOND E ALCEU AMOROSO LIMA É LANÇADO NA CASA FIAT DE CULTURA

Na ocasião, o autor Leandro Garcia Rodrigues realiza palestra sobre a relação dos dois escritores e como foi o processo de reunião das cartas

O livro “Drummond & Alceu”, de Leandro Garcia Rodrigues, traz ao público a relação entre Carlos Drummond de Andrade e Alceu Amoroso Lima, revelando uma face menos conhecida de Drummond: o jovem dividido entre a formação católica e um ceticismo profundo em relação à religião. É  essa abordagem que o autor  apresentará na palestra de mesmo nome da publicação, “Drummond & Alceu”, no dia 13 de janeiro, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura, momento em que ocorrerá o lançamento do livro em Belo Horizonte, marcando o encerramento do Ciclo de Palestras da exposição “QuasePoema – Cartas e Outras Escrituras Drummondianas”. A palestra é gratuita e sujeita a lotação do espaço (200 lugares).

O autor explica que as 132 cartas de Alceu e Drummond, que constam no livro, foram trocadas entre os anos de 1929 e 1982, solidificando uma amizade de décadas. “Os principais temas tratados são: crises de fé, crises existenciais, dúvidas em relação à vida, lançamento de livros, a produção intelectual de cada um e a forte amizade que os unia. São cartas importantes pois trazem um novo olhar sobre o Modernismo brasileiro, especialmente sobre a biografia de cada um dos correspondentes, já que ambos “se revelaram” aos extremos ao longo destas cartas”, completa.

Leandro Garcia é crítico literário e autor de cinco livros sobre a obra de Alceu Amoroso Lima, da qual é especialista. Além disso, tem pós-doutorado em estudos literários pela PUC-Rio e é professor titular de literatura brasileira na Universidade Católica de Petrópolis.

QuasePoema – Cartas e Outras Escrituras Drummondianas na Casa Fiat de Cultura

Sob curadoria de Marconi Drummond e Fabíola Moulin, a mostra “QuasePoema – Cartas e Outras Escrituras Drummondianas na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até 18 de janeiro de 2015, relaciona a correspondência entre o poeta e a mãe com a poesia drummondiana. O seleto repertório de 88 documentos e cartas escritas por Drummond é do acervo do Memorial Carlos Drummond de Andrade e nunca antes foi apresentado ao público. A exposição conta, ainda, com 28 cartas escritas pela mãe do poeta, Dona Julieta Augusta Drummond, e pertencem ao Instituto Moreira Salles. Pela primeira vez, as correspondências, que se mantinham, respectivamente, nas mãos de um colecionador particular e na reserva técnica para restrita pesquisa, podem ser apreciadas pelos visitantes, que são convidados a entrar em um universo particular deste que é um dos grandes nomes da literatura brasileira.  A programação é gratuita.

A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura em parceria com Instituto Cultural Sérgio Magnani, Circuito Cultural Praça da Liberdade e Governo do Estado de Minas Gerais, com patrocínio da Fiat Automóveis e Líder Aviação, além de parceria institucional da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, da Prefeitura de Itabira e do Instituto Moreira Salles.

Serviço

 

Palestra “Drummond & Alceu”

13 de janeiro, às 19h30

Palestrante: Leandro Garcia Rodrigues

Entrada Gratuita

 

Espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Lançamento do Livro

Livro: “Drummond & Alceu”

Autor: Leandro Garcia Rodrigues

Editora: UFMG

Data de lançamento: 13 de janeiro, às 19h30

Local: Casa Fiat de Cultura

 

Exposição “quasepoema - cartas e outras escrituras Drummondianas na Casa Fiat de Cultura”

Até 18 de janeiro de 2015

Entrada Gratuita

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning