Como Chegar

Missas na Capela de Santana, aos sábados, na Casa Fiat de Cultura

MISSAS NA CAPELA NA CASA FIAT DE CULTURA

Após inaugurar sua sede em 2014 com uma diversificada programação para o público, a Casa Fiat de Cultura dá início a uma nova proposta. A Capela de Santana, localizada nos jardins do edifício, está aberta ao público com missas semanais, todo sábado, às 11h. O público poderá ainda desfrutar dos jardins da Casa Fiat de Cultura, constituídos por uma ampla área verde, com mais de 70 árvores centenárias.

Capela de Santana

Localizada no pátio posterior da Casa Fiat de Cultura, a Capela de Santana foi construída no final dos anos 1950, por iniciativa da então primeira-dama do Estado, Francisca Tamm Bias Fortes, esposa do Governador José Francisco Bias Fortes, conhecida como Dona Queridinha. A dedicação a Santana, como sua padroeira, se deve ao fato de que, nos remotos dias do Curral Del Rei, existira nas proximidades da atual Praça da Liberdade uma capela com a mesma invocação, cuja imagem, considerada milagrosa, foi conservada e passou a ser venerada em igreja construída no bairro da Serra, em 1931. A nova capela foi projetada pelo arquiteto Gilson de Paula e sua execução esteve a cargo dos engenheiros Afonso Ferreira de Castro e Arduino Comini Filho. Em homenagem a sua idealizadora, Dona Queridinha, a Capela, vista de cima, tem formato de “Q”.

Em 26 de julho de 1957, dia de Santana, foi lançada a pedra fundamental da nova capela, com a presença do presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, do Governador do Estado, José Francisco Bias Fortes, do Ministro da Educação, Clovis Salgado e de outras autoridades. A inauguração se deu em oito de dezembro de 1958, com uma grande solenidade que contou com a presença das autoridades citadas e de Dom Geraldo Maria de Morais Penido, representando o arcebispo metropolitano Dom Antonio dos Santos Cabral; Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Arcebispo de Mariana; Dom José de Medeiros Leite, Bispo de Oliveira e Dom Manuel Nunes Coelho, Bispo de Luz. Abrilhantaram a solenidade Guarda de Honra do Palácio e a Banda de Música do Batalhão de Guardas.

Santana Mestra

Quem participar das missas semanais na Capela de Santana na Casa Fiat de Cultura, além de conferir a arquitetura modernista de Gilson de Paula, também poderá apreciar a escultura de Santana Mestra, com traços do século 18, esculpida em madeira, de autor desconhecido. A obra pertenceu a um fazendeiro dos arredores de Belo Horizonte e foi doada à primeira dama Francisca Tamm Bias Fortes especialmente para homenagear a santa padroeira da capela.

Serviço

Missa da Capela de Santana

Sábados, às 11h

 

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG.

Espaço sujeito à lotação (80 lugares)

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning