Como Chegar

Conversas Ítalo-Brasileiras – Palestra com Franco Cardini

“EUROPA, OCIDENTE E ISLÔ SÃO TEMAS DE PALESTRA DO HISTORIADOR ITALIANO FRANCO CARDINI NA CASA FIAT DE CULTURA

O historiador italiano Franco Cardini, conhecido por fomentar relevantes debates sobre o islamismo na Europa, traz o assunto para a Casa Fiat de Cultura, na segunda-feira, 15 de junho, às 19h30. A conferência conta com a parceria do Consulado da Itália em Belo Horizonte e da Embaixada da Itália no Brasil, que vem realizando em todo o país edições do projeto “Conversas Ítalo-Brasileiras”. A programação dá início às atividades da Casa Fiat de Cultura no ano da Itália na América Latina. A palestra, gratuita, terá tradução simultânea e está sujeita à capacidade do espaço (200 lugares).

Acontecimentos do passado recente chamaram a atenção do mundo para a crescente presença islâmica no ocidente europeu. Às migrações tradicionais somam-se, nos últimos anos, contingentes novos cuja inserção social é objeto de discussões, dúvidas, equívocos e políticas – ou falta dessas.

Muitas vezes, o assunto é abordado como problema, impedindo a análise do fato à luz de aprofundamento das relações históricas, mais que milenares, entre a cultura europeia e a cultura islâmica. Mais que oportuna, portanto, a conferência do historiador Franco Cardini, que há décadas dedica-se com brilhantismo à reflexão sobre esse convívio histórico que marcou as duas civilizações.

De acordo com Cardini, acontecimentos dos séculos passados moldaram as relações entre islâmicos e europeus ocidentais, muitas vezes com objetivos que iam além da religiosidade. Em suas publicações, o historiador ressalta que é necessário evitar dois grandes mal-entendidos nessa relação entre Islã e Europa.  O primeiro deles é basear as comparações entre um e outro sem saber o que de fato eles representam. A Europa é geralmente considerada pelo Ocidente como um “continente”, enquanto o Islã é comumente atribuído a uma religião, uma forma de agregar e compreender o mundo. Outro grande erro é a incapacidade de reconhecer a colaboração profunda e bem sucedida entre a civilização europeia e muçulmana, nos séculos passados.

Franco Cardini é Professor efetivo de História medieval junto à Universidade de Florença e, como jornalista, colabora com os cadernos culturais de vários jornais. Professor Emérito do Instituto Italiano de Ciências Humanas – Scuola Normale Superiore de Pisa, há meio século tem como objeto de reflexão as cruzadas, as peregrinações, as relações entre a Europa cristã e o Islã, passando longos períodos de estudo e ensinamento no exterior. Participou dos conselhos de administração de Cinecittà e da Rai. Sua produção de ensaios históricos, tanto especializados quanto de divulgação, é muito vasta. Entre suas obras destacam-se “L’avventura di un povero crociato”, “Giovanna D’Arco”, “Europa e Islam. Storia di un malinteso”, “I templari”, “Alle origini della cavalleria medievale”. Escreveu também muitos livros de história para escolas superiores e numerosos ensaios sobre sua cidade de origem, Florença.

Europa, ocidente e Islã
Franco Cardini
15 de junho, às 19h30

Entrada Gratuita

Palestra com tradução simultânea

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
4º andar
Espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura
www.circuitoculturalliberdade.com.br
Informações para imprensa:
Personal Press
Polliane Eliziário
(31) 9788-3029 | polliane.eliziario@personalpress.jor.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning