8º Seminário de Imigração Italiana em Minas Gerais

8º Seminário de Imigração Italiana em Minas Gerais

A oitava edição do Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais acontece em Belo Horizonte no período de 28 de maio a 02 de junho, coincidindo com a mais importante comemoração nacional italiana: a “Festa della Repubblica” (02 de junho).

Além de divulgar novas pesquisas e trabalhos inéditos referentes à presença italiana em Minas Gerais, esta edição tem o objetivo de lançar as premissas para a criação de um arquivo virtual da Imigração Italiana em Minas Gerais e de uma rede que possa integrar os diversos arquivos existentes, facilitando consultas e pesquisas e contribuindo para a preservação desta importante parcela do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, do Brasil e da Itália.

Em vista desse objetivo, uma parte da programação é dedicada a palestras de especialistas italianos e brasileiros que falarão da importância da preservação dos registros histórico-culturais e apresentarão as experiências de importantes arquivos, italianos e brasileiros.

Tem ainda o Seminário o não menos importante objetivo de promover uma iniciação e treinamento para a utilização da genealogia e da metodologia da história oral para as pessoas interessadas em realizar consultas e pesquisas.  Para tanto, será ministrado um minicurso de introdução à história oral e outro de iniciação à pesquisa genealógica.

O Seminário é voltado para o público em geral e toda a programação é gratuita.   As palestras contarão com  tradução simultânea do italiano para o português.  O evento será gravado e transmitido ao vivo na internet.

O projeto conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é realizado pela Ponte entre Culturas em parceria com a  Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais – ACIBRA MG, Conselho Geral dos Italianos no Exterior – CGIE e Consulado da Itália em Belo Horizonte.

 

APOIO: Hub Minas Digital, Casa Fiat de Cultura, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG),  Circuito Liberdade e Governo do Estado de Minas Gerais, Portal Itália em Minas Gerais e Revista Comunità Italiana.

PATROCÌNIO das empresas: Fermag Ferritas Magnéticas, OMR Componentes Automotivos, Luiz Tonin Atacadista e Supermercados S/A, Picchioni Cambio e Rima Industrial.

 

 

Inscrições gratuitas pelo email: seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com

 

Mais informações sobre o Seminário e a programação:

www.facebook.com/SeminarioImigracaoItalianaMG

https://twitter.com/ImigracaoMG

www.instagram.com/imigracaomg

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

A CASA FIAT DE CULTURA NÃO FUNCIONARÁ NO DIA 29 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590