Como Chegar

Programa Educativo Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea

A GRAVURA EM EVIDÊNCIA NA CASA FIAT DE CULTURA

Oficinas, visitas temáticas e minicursos fazem parte do Programa Educativo da exposição “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea

Além de conhecer o curioso universo norueguês, o visitante da exposição Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea na Casa Fiat de Cultura” tem a oportunidade de aprofundar-se no processo de produção de gravura, expressão artística em evidência na Noruega e na mostra que fica em cartaz até o dia 25 de outubro. Para isso, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura preparou oficinas, visitas temáticas e minicursos que promovem uma experiência que vai além das galerias e da sala de aula. O público em geral pode participar de atividades, para todas as idades, que envolvem xilogravura, estêncil, isoporgravura, stick art, carimbo, monotipia, frotagem e muito mais. Todas as atividades são gratuitas.

A coordenadora do Programa Educativo da exposição, Clarita Gonzaga, explica que a ideia é trabalhar a gravura como importante expressão artística. “Muitos veem a gravura apenas como uma forma de reprodução de imagem, sem considerar que ali está presente um fazer artístico que requer uma dedicação do artista com um resultado arrebatador. Com as oficinas, visitas e minicursos, vamos trabalhar técnicas mais simples, mas que contextualizam muito bem tanto a gravura quanto os temas que envolvem a Noruega”, acrescenta.

Na mostra “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea na Casa Fiat de Cultura”, o Programa Educativo abordará três eixos diferentes. Os dois primeiros – “Noruega: mitologia, história e cultura” e “Natureza, paisagem e cor local” – buscam contextualizar o público quanto aos aspectos históricos, culturais e artísticos do país escandinavo, além de quebrar estereótipos que povoam o imaginário do público. Já “Artes e artistas: técnicas de gravura” apresenta, a partir das obras expostas na mostra, as técnicas usadas pelos artistas, além de revelar suas motivações em temáticas e estilos. “Dessa forma, o visitante sai das galerias com uma bagagem completa de informações acerca da exposição, que apresenta questões tão distantes da cultura brasileira”, afirma a educadora.

Entrada Gratuita

Inscrições: 3289-8910

Exposição “Re-Conhecimento – A gravura norueguesa contemporânea”

Até 25 de outubro de 2015

Casa Fiat de Cultura

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Minicursos

Entre os minicursos disponíveis estão Introdução à Xilogravura. Durante a semana, os participantes serão apresentados a esta técnica de gravura, bem como às noções básicas de sua aplicação. Já aos sábados, o grupo terá a oportunidade de aplicar as noções apreendidas em um ateliê de criação livre. A primeira turma participará nos dias 22, 24 e 26 de setembro, a segunda nos dias 29 de setembro, 1º e 3 de outubro, e a terceira nos dias 6, 8 e 10 de outubro. Às quintas e sextas o horário vai das 19 às 21h, no sábado, das 14h às 18h.

Outro curso oferecido é voltado para professores das redes públicas e privadas de Belo Horizonte e região: A Gravura na Sala de Aula. Realizados nos dias 13, 15 e 18 de outubro (primeira turma) e 20, 22 e 25 de outubro (segunda turma), o curso pretende oferecer possibilidades de projetos e ações educativas a partir da gravura, compreendida enquanto linguagem artística.

INTRODUÇÃO À XILOGRAVURA

Turma 1 – 22, 24 e 26 de setembro.

Turma 2 – 29 de setembro, 1° e 3 de outubro.

Turma 3 – 6, 8 e10 de outubro

19h às 21h (quintas e sextas) | 14h às 18h (sábados)

Público alvo: jovens e adultos a partir de 16 anos.

A GRAVURA NA SALA DE AULA

TURMA 1 – 13, 15 e 18/10.

TURMA 2 – 20, 22 e 25/10.

19h – 21h (quintas e sextas)

14h – 18h (domingos)

Público alvo: professores das redes pública e privada da Grande BH e interessados em geral.

Oficinas de fim de semana

Pensando nas famílias que visitam a exposição durante os fins de semana, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura criou três oficinas de gravuras que estimulam a criatividade e a prática artística. Entre as técnicas estão carimbo, monotipia e frotagem. Na oficina “Carimbo”, que acontece nos dias 20 de setembro e 11 de outubro, serão produzidos carimbos com formas a partir da imaginação dos participantes, tornando possível a produção de várias cópias de uma mesma imagem. Inspirada nas obras do mais famoso grafiteiro norueguês, Dolk, a oficina de “Estêncil” convida os participantes a estamparem uma parede com silhuetas diversas, a partir de moldes vazados. O público poderá participar nos dias 20 e 27 de setembro, 4, 11, 17 e 24 de outubro, das 14h às 18h.

Em “Monotipia”, as crianças descobrem a magia da reprodução por meio da tinta pintada de um lado, que ao dobrar o papel replicam a criação do outro, completando de forma espelhada sua obra. A oficina será realizada nos dias 27 de setembro e 18 de outubro. Outra oficina é a “Frotagem”, nos dias 4 e 25 de outubro. Com a técnica, os jovens artista utilizam um lápis ou outra ferramenta de desenho, fazendo uma “fricção” sobre uma superfície texturizada, criando sua própria obra de arte. Todas as oficinas acontecem das 10h às 12h e têm como objetivo instigar os participantes a brincar com cores, formas e relevos.

CARIMBO

20 de setembro e 11 de outubro

Das 10h às 12h

Público alvo: todas as idades (menores de 10 anos deverão ser acompanhados pelos responsáveis).

ESTÊNCIL

20 e 27 de setembro, 4, 11, 17 e 14 de outubro

Das 14h às 18h

Público alvo: maiores de 13 anos.

MONOTIPIA

27 de setembro e 18 de outubro

Das 10h às 12h

Público alvo: todas as idades (menores de 10 anos deverão ser acompanhados pelos responsáveis).

FROTAGEM

4 e 25 de outubro

Das 10h às 12h

Público alvo: todas as idades (menores de 10 anos deverão ser acompanhados pelos responsáveis).

Visitas Temáticas

Aos fins de semana, além de participar de múltiplas atividades, o público pode conhecer a exposição, por meio de visitas temáticas, sob diferentes perspectivas sobre a Noruega. No dia 3 de outubro, a visita “Noruega: mitologia, histórica e cultura” lança um olhar histórico sobre a cultura norueguesa.  A exposição será apresentada aos visitantes a partir da identificação e discussão das reverberações dos processos de valorização e difusão da identidade nacional norueguesa, construída a partir do séc. XIX. Durante o percurso, será rememorada a unificação das comunidades tribais que resultou no desenvolvimento da civilização viking, assim como sua mitologia e seu processo de cristianização, as uniões e cisões com os reinos da Dinamarca e Suécia e a independência, em 1905. A visita, gratuita, será realizada das 12h às 13h.

Nos dias 19 de setembro, 10 e 24 de outubro, o visitante poderá conhecer a exposição por meio da visita “Artes e Artistas: Técnicas de Gravura”. O percurso pretende apresentar para os visitantes da exposição Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea, algumas das diferentes e sofisticadas técnicas de gravura, sua história e suas especificidades. Também será abordada o seu importante papel no registro, na reprodução e na circulação do conhecimento, bem como seus desdobramentos até as experimentações contemporâneas, facilmente presentes na nova mostra da Casa Fiat de Cultura.

Outra temática que pode ser apreciada nos dias 26 de setembro e 17 de outubro, das 12h às 13h, é “Natureza, paisagem e cor local”. A visita deve girar em torno das paisagens norueguesas e sua íntima relação com os processos criativos presente nas obras da exposição. O frio, a rocha, a neblina, o parque, a floresta, o fiorde são referenciados nas cores, formas e texturas que vêm, agora, compor uma nova paisagem: a de uma nova Noruega, despida de estereótipos, aberta aos visitantes da Casa Fiat de Cultura.

NORUEGA: MITOLOGIA, HISTÓRIA E CULTURA

3 de outubro

Das 12h às 13h

Público alvo: interessados em geral.

ARTES E ARTISTAS: TÉCNICAS DE GRAVURA

19 de setembro, 10 e 24 de outubro

*No dia 19/09, excepcionalmente, teremos também o horário das 15:00.

Das 12h às 13h

Público alvo: interessados em geral.

NATUREZA PAISAGEM E COR LOCAL

26 de setembro, 17 de outubro

Das 12h às 13h

Público alvo: interessados em geral. interessados em geral.

Oficinas da Semana das Crianças

Uma programação especial foi preparada para a Semana das Crianças. No período em que as crianças estão de folga da escola, elas poderão se divertir e aprender mais sobre o universo mágico da Noruega com a oficina de isoporgravura com a temática “Vikings” em duas turmas de oficinas. A primeira delas nos dias 13 e 14 de outubro e a segunda nos dias 15 e 16 de outubro, sempre das 10h às 12h. O tema será apresentado aos participantes e será desdobrado em símbolos, imagens e palavras, a partir de uma técnica lúdica e acessível a todas as idades.

Para os mais grandinhos, a partir dos 13 anos, a oficina “Xilogravura, stick art e intervenção urbana” apresenta como tema a “cidade ideal”, com turmas nos dias 13 e 14 de outubro (primeiro grupo) e 15 e 16 de outubro (segundo grupo), das 14h às 18h. O Programa Educativo irá questionar o visitante sobre como ele imagina que seria a cidade ideal. A partir da técnica da xilogravura, os participantes criarão essa cidade em imagens.

ISOPORGRAVURA

TEMA: VIKINGS

Turma 1 – 13 e 14 de outubro

Turma 2 – 15 e 16 de outubro

Das 10h às 12h

Público alvo: todas as idades (menores de 10 anos deverão ser acompanhados pelo responsável).

XILOGRAVURA, STICK ART E INTERVENÇÃO URBANA

TEMA: A cidade ideal.

Turma 1 – 13 e 14 de outubro

Turma 2 – 15 e 16 de outubro

Das 14h às 18h

Público alvo: maiores de 13 anos

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning