Como Chegar

2ª Edição – Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura

CASA FIAT DE CULTURA E FUNDAÇÃO TORINO APRESENTAM

A SEGUNDA EDIÇÃO DAS “QUARTAS ITALIANAS” 

Palestras que abordam a cultura italiana trazem para o público a história de artistas como Giacomo Leopardi,​ Da Vinci, ​Dante e ​Verdi​

Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Fundação Torino e o Consulado Italiano em Belo Horizonte, realiza a 2ª edição do Ciclo de Palestras “Quartas Italianas”, que apresenta marcos da cultura e da história italiana que influenciaram o pensamento e o contexto artístico mundiais. Depois de grande sucesso no primeiro semestre, o evento apresenta vida e obra de artistas como Giacomo Leopardi,​ Da Vinci, ​Dante e ​Verdi,​com especialistas da Fundação Torino em história da arte, literatura, música e artes plásticas, proporcionando ao público a oportunidade de se aprofundar no universo artístico, musical e literário, com entrada gratuita. As palestras são realizadas sempre às 19h30, sujeitas à lotação (200 lugares) e contam com tradução simultânea.

No dia 30 de setembro, o especialista em ​literatura italiana ​Riccardo Cassoli apresenta o engajamento poético entre heroísmo e sofrimento de Giacomo Leopardi. No dia 28 de outubro, o especialista em história da arte, Luciano Sepulveda, leva o público a uma breve viagem pela vida do grande gênio da história da arte Leonardo Da Vinci, enquanto no dia 18 de novembro, o especialista em literatura italiana Umberto Casarotti faz as vezes de Virgílio em um passeio pela Divina Comédia, de Dante Alighieri. Para encerrar esta edição, a especialista em música Clarissa Sudano, fala sobre a ópera lírica de Giuseppe Verdi.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, o sucesso da primeira edição do “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura” comprova o grande interesse que o público tem pela cultura italiana. “A arte no mundo inteiro teve grande influência dos mestres italianos, que presentearam a todos com grandes obras, seja na literatura, nas artes plásticas ou na música. Ao realizar um ciclo de palestras como este, a Casa Fiat de Cultura contribui para que o público conheça ainda mais sobre importantes artistas”, afirma.

A Fundação Torino e a Casa Fiat de Cultura uniram arte e educação em um só espaço. “As Quartas Italianas trazem em sua programação importantes especialistas da nossa Instituição para falar de obras e artistas que encantam gerações. Neste ano, a Fundação Torino completa 40 anos e é com grande orgulho que damos continuidade a essa parceria de levar arte e educação a todos os públicos”, completa a diretora geral da Fundação Torino, Márcia Naves.

As “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura” estimulam o público a se aprofundar em temáticas relevantes da cultura italiana. Todas as palestras contam com renomados profissionais da Fundação Torino, instituição que contribui na difusão da cultura italiana no Brasil, e apoio do Consulado Italiano em Belo Horizonte.

 

Serviço

Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura

 

“Giacomo Leopardi, l’impegno poetico tra eroismo e sofferenza”, 30 de setembro, às 19h30

Prof. Riccardo Cassoli, Formado em Literatura italiana, palestrante, pesquisador. Ensina Literatura Italiana e é Diretor Didático da Escola Internacional “Fundação Torino”.

(Palestra ministrada em italiano, com tradução simultânea)

 

“Il genio di Leonardo”, 28 de outubro, às 19h30

Prof. Luciano Sepulveda de Souza, Formado em Licenciatura Plena em Educação Artística pela UnB (Universidade de Brasília), Pós-Graduação em Técnicas antigas e modernas de decoração pictórica e História da Arte pelo “Istituto Statale d’Arte di Firenze (Itália)

 

“La Divina Commedia di Dante Alighieri: introduzione all’ Inferno”, 18 de novembro, às 19h30

Prof. Umberto Casarotti, Formado em Literatura Italiana. Ensina Literatura Italiana, é palestrante e autor de várias publicações.

(Palestra ministrada em italiano, com tradução simultânea)

 

 “Giuseppe Verdi: l’Opera Lirica”​, 2 de dezembro, às 19h30

Prof. Clarissa Sudano

 

Entrada Gratuita

Auditório da Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

4º andar

Espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Informações

(31) 3289-8900 | casafiat@casafiat.com.br

www.casafiatdecultura.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura | Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning