Como Chegar

Ciclo de palestras A Gravura Norueguesa Contemporânea, com Marco Elizio Paiva

CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA PALESTRA SOBRE

HISTÓRIA E ARTE NORUEGUESA

Palestrante Marco Elizio Paiva traça um panorama da cultura viking a Edvard Munch

A Casa Fiat de Cultura dá início ao Ciclo de Palestras da exposição “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa” com a conferência “Noruega: Arte e História”. E quem fará o público se aprofundar na cultura desse fascinante país é o historiador da arte Marco Elizio Paiva, no dia 1º de outubro, às 19h30, no espaço multiuso da Casa Fiat de Cultura. Com entrada gratuita, o espaço está sujeito à lotação (200 lugares).

A palestra fará uma breve introdução sobre a história da Noruega, seus aspectos mais relevantes para compreender o país e sua cultura, para depois apresentar os grandes marcos da arte norueguesa. O público irá conferir as influências da cultura viking, o princípio da arte de paisagens, as gravuras como importante expressão artística da região e um pouco sobre Edvard Munch, o maior artista norueguês de todos os tempos.

O palestrante Marco Elizio Paiva explica que a Noruega é um país que atrai muita curiosidade, por ser tão pouco conhecido pelos brasileiros. “Será possível conhecer um pouco mais dessa fascinante cultura. A arte e a história norueguesa têm aspectos interessantes e peculiares pouco conhecidos por nós brasileiros. É a oportunidade de se transportar para outro lugar por meio do conhecimento”, acrescenta.

A arte na Noruega tornou-se efetivamente norueguesa apenas no século XIX, especialmente, com pinturas de paisagem, seguida do impressionismo, do expressionismo e do realismo. Antes disso, a cena artística na Noruega havia sido dominada por importações provenientes da Alemanha e da Holanda, e pela influência do domínio dinamarquês. Embora o país tenha tido nomes de destaque no cenário artístico, Edvard Munch foi o artista que mais se destacou no país, de modo a entrar para o hall dos grandes nomes da história da arte. O público conhecerá estes e outros detalhes na palestra.

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras  para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração de cerca duas horas, elas são ministradas por renomados especialistas da arte.

Oficinas e visitas gratuitas

Além de visitar a exposição “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea” e participar das palestras, o público tem acesso a oficinas e visitas temáticas gratuitas. Nesta semana, os visitantes poderão participar de oficinas de gravuras como estêncil e frotagem no dia 4 de outubro. Em “Frotagem”, os jovens artistas utilizam um lápis ou outra ferramenta de desenho, fazendo uma “fricção” sobre uma superfície texturizada, criando sua própria obra de arte. Já “Estêncil”, inspirada nas obras do mais famoso grafiteiro norueguês, Dolk, a oficina de “Estêncil” convida os participantes a estamparem uma parede com silhuetas diversas, a partir de moldes vazados.

Além de oficinas, o público pode conhecer a exposição, por meio de visitas temáticas, sob diferentes perspectivas sobre a Noruega. No dia 3 de outubro, a visita “Noruega: mitologia, histórica e cultura” lança um olhar histórico sobre a cultura norueguesa.  A exposição será apresentada aos visitantes a partir da identificação e discussão das reverberações dos processos de valorização e difusão da identidade nacional norueguesa, construída a partir do séc. XIX. Durante o percurso, será rememorada a unificação das comunidades tribais que resultou no desenvolvimento da civilização viking, assim como sua mitologia e seu processo de cristianização, as uniões e cisões com os reinos da Dinamarca e Suécia e a independência, em 1905. A visita, gratuita, será realizada das 12h às 13h.

Sobre Marco Elizio Paiva

Marco Elizio de Paiva é mestre em história da arte pela University of Texas at Austin. Professor de historia da arte, já foi diretor de uma das instituições mais conceituadas de Belo Horizonte, a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é coordenador do curso de especialização em história da arte da PUC-Minas.

Serviço

Ciclo de Palestras da exposição “Re-Conhecimento – A Gravura Contemporânea na Casa Fiat de Cultura”

Palestra: Noruega: História e Arte

Palestrante: Marco Elizio Paiva 

1º de outubro, às 19h30

Entrada Gratuita

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

4º andar

Espaço sujeito à lotação (200 lugares)

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning