Como Chegar

SEMANA DAS CRIANÇAS NA CASA FIAT DE CULTURA

A Semana das Crianças será animada na Casa Fiat de Cultura. Com uma programação especial, entre os dias 10 e 18 de outubro, crianças e adolescentes poderão conhecer um pouco mais dos encantos e mistérios da Noruega nas atividades preparadas. Além de apreciarem a exposição “Re-Conhecimento a Gravura Norueguesa Contemporânea na Casa Fiat de Cultura”, pais e filhos irão descobrir os segredos por trás das gravuras nas oficinas, minicursos e visitas temáticas, que abordam os processos de produção de diferentes técnicas como a xilogravura, o estêncil, a monotipia entre outras.  Todas as atividades são gratuitas. No feriado de 12 de outubro, a Casa Fiat de Cultura ficará aberta das 10h às 18h.

A coordenadora do programa educativo da exposição, Clarita Gonzaga, explica que o objetivo de realizar essa intensa programação é proporcionar ao visitante uma experiência que vai além de ver as obras na galeria. “Temos o intuito de contribuir para uma formação do público, agregar conhecimento acerca dos temas da exposição. Ele sai da Casa Fiat de Cultura sabendo mais sobre a Noruega, sua cultura, as técnicas de gravuras, os artistas e as obras. A arte tem um poder transformador e um papel importante na formação do indivíduo, ao discutir os temas, o visitante é capaz de interagir com outros universos e ter outras perspectivas, vivenciando a arte como um campo de saber. Na oficina Xilogravura, stick art e intervenção urbana, por exemplo, o tema é cidade ideal, que leva o público a pensar sobre a utopia, o que é necessário para construir sua cidade ideal, fazendo de forma criativa e lúdica uma discussão sobre cidade, patrimônio e responsabilidade cidadã”, acrescenta.

Na semana em que as crianças estão de folga da escola, elas poderão se divertir e aprender mais sobre o universo Viking – os mais famosos exploradores do território norueguês, na oficina de isoporgravura, em duas turmas de oficinas. A primeira delas nos dias 13 e 14 de outubro e a segunda nos dias 15 e 16 de outubro, sempre das 10h às 12h. O tema será apresentado aos participantes e será desdobrado em símbolos, imagens e palavras, a partir de uma técnica lúdica e acessível a todas as idades.

Já para os quase-adolescentes, com 13 anos ou mais, a oficina “Xilogravura, stick art e intervenção urbana” apresenta como tema a “cidade ideal”, com turmas nos dias 13 e 14 de outubro (primeiro grupo) e 15 e 16 de outubro (segundo grupo), das 14h às 18h. O Programa Educativo irá questionar o visitante sobre como ele imagina que seria a cidade ideal. A partir da técnica da xilogravura, os participantes criarão essa cidade em imagens.

Além dessas atividades, elaboradas especialmente para a semana das crianças, ainda serão realizadas as oficinas Monotipia, Frotagem e Carimbo. Em Monotipia, as crianças descobrem a magia da reprodução por meio da tinta pintada de um lado, que ao dobrar o papel replicam a criação do outro, completando de forma espelhada sua obra. A atividade será realizada nos dias 12 e 18 de outubro, das 10h às 12h. A oficina Frotagem, realizada no dia 12 de outubro, das 13h às 15h, propõe que os jovens artistas utilizem lápis ou outra ferramenta de desenho, fazendo uma “fricção” sobre uma superfície texturizada, criando sua própria obra de arte.

Em Carimbo, realizada no dia 12 de outubro, das 16h às 18h, serão produzidos carimbos com formas a partir da imaginação dos participantes, tornando possível a produção de várias cópias de uma mesma imagem. A oficina de Estêncil, já sucesso entre os visitantes, também compõe a programação dia 17 de outubro, das 14h às 18h. Nela, os participantes estampam uma parede com formas diversas, a partir de moldes vazados.

No dia 17 de outubro, das 12h às 13h, o público terá a oportunidade de participar da visita temática com o tema “Natureza, paisagem e cor local”. A visita deve girar em torno das paisagens norueguesas e sua íntima relação com os processos criativos presente nas obras da exposição. O frio, a rocha, a neblina, o parque, a floresta, o fiorde são referenciados nas cores, formas e texturas que vêm, agora, compor uma nova paisagem: a de uma nova Noruega, despida de estereótipos, aberta aos visitantes da Casa Fiat de Cultura.

Pensando nos professores que, assim como os alunos, estarão de folga nesse período, o Programa Educativo preparou um Minicurso especial com a temática “A Gravura na Sala de Aula”, o curso pretende oferecer possibilidades de projetos e ações educativas a partir da gravura, compreendida enquanto linguagem artística. O minicurso será realizado nos dias 13, 15 e 18 de outubro das 19h às 21h.

 

Programacao

Entre as paisagens nórdicas, a arte norueguesa, assim como a própria história escandinava, é ainda pouco explorada e conhecida no Brasil. Com o objetivo de apresentar a riqueza das referências artísticas e culturais da Noruega ao público brasileiro, a Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea”, que reúne, pela primeira vez no país, mais de cem obras de 21 artistas que representam a complexidade e a variedade do extenso universo das artes gráficas norueguesas nos últimos 25 anos. O público poderá conferir a mostra até 25 de outubro de 2015, com entrada gratuita.

Além dos 21 artistas, cuidadosamente selecionados pelos curadores Dag Alveng e Magdalena Kotowska, a exposição conta com a presença de um dos mais aclamados artistas da história da arte: Edvard Munch, com a gravura “O Beijo”. A mostra apresenta uma visão da gravura como expressão artística, por meio dos trabalhos de artistas noruegueses que se destacaram nos últimos anos. Dentre os nomes, estão Inger Sitter, Bjarne Melgaard, Ingrid Haukelidsaeter, Asmund Haukelidsaeter, Ornulf Opdahl, Kjell Nupen, Per Kleiva, Randi Annie Strand, Olav Christopher Jenssen, Per Inge Bjorlo, Hakon Bleken, Lars Elling, Jannik Abel, Anette Kierulf/Caroline Kierulf, Gunhild Vegge/Lasse Kolsrud, Cathrine Dahl/Orjan Aas, Dolk e Gro Lygre Petersen.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning