Como Chegar

CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA PALESTRA COM YARA TUPYNAMBÁ

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras da exposição “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa”, a Casa Fiat de Cultura apresenta “A Gravura no Tempo” com a consagrada artista plástica mineira Yara Tupinambá. A palestra será realizada no dia 15 de outubro, quinta-feira, às 19:30h, no espaço multiuso da Casa Fiat de Cultura. Com entrada gratuita, o espaço está sujeito à lotação (200 lugares).

O público irá desvendar os mistérios por trás da gravura e suas diversas técnicas e aplicações ao longo dos séculos. A palestra fará um apanhado histórico da gravura – desde a Idade Média até os dias atuais – mostrando suas origens e primeiras incidências como expressão artística, o desenvolvimento de novos métodos e a utilização de novos materiais, como o metal, passando pela gravura japonesa, até o surgimento de técnicas mistas e novas aplicações.

Além de mostrar os diversos modos de produção, a conferência abordará também a relação da gravura com diferentes movimentos artísticos, como o expressionismo alemão e o impressionismo, bem como a influência de Goya para o aparecimento de novas técnicas no metal. O público também terá acesso às ferramentas e instrumentos, além de ter contato com o lado prático da produção artística da gravura.

Yara Tupynambá ressalta a importância da gravura como meio de comunicação de massa. “Utilizada inicialmente pela Igreja para transmitir preceitos bíblicos, com o passar dos anos a gravura transformou-se em arte e uma das mais acessíveis, devido
à reprodução em série, possibilitada pelas tiragens e também pelo preço, mais acessível do que o de uma pintura, por exemplo. É a oportunidade para que o público possa conhecer um pouco mais sobre essa que é uma das expressões artísticas mais democráticas” – destaca a artista.

Yara Tupynambá estudou com Alberto da Veiga Guignard e Oswald Goeldi, foi bolsista do Pratt Institute, New York. Participou dos Salões de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Paraná, Rio Grande do Sul, Salvador, Pernambuco e Ouro Preto. Participou das Bienais de São Paulo e de Salvador. É professora titular e fundadora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É uma das mais proeminentes artistas mineiras, já expôs nas principais galerias do país. Em 2012, recebeu o prêmio de Artista do Ano, pela trajetória, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Entre seus prêmios se destacam: I Prêmio Gravura no XVI Salão de Belo Horizonte; I Prêmio de Desenho TV Itacolomi entre artistas mineiros; I Prêmio de Gravura no II Salão de Trabalho, São Paulo; Medalha de Ouro no Salão do Paraná; I Prêmio de Gravura com a equipe Estandarte no IV Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte.

 

Recebeu como reconhecimento público a Medalha de Ordem do Mérito Legislativo (Assembleia Legislativa de Minas Gerais); Comenda da Inconfidência Mineira (Governo de Minas Gerais); Palma de Ouro (Fundação Clóvis Salgado); Medalha Santos Dumont – Grau Ouro (Governo de Minas); Medalha Israel Pinheiro (Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais). Recebeu, em maio de 2010, o título de mulher do ano no setor das artes plásticas pela Confederação Nacional de Mulheres, Rio de Janeiro.

 

150730_atelie_yara_tupynamba_(3)

 

Ciclo de Palestras da exposição “Re-Conhecimento – A Gravura Contemporânea na Casa Fiat de Cultura”

Palestra: A Gravura no Tempo

Palestrante: Yara Tupynambá 

15 de outubro, quinta-feira, às 19h30

 

Entrada Gratuita

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

4º andar

Espaço sujeito à lotação (200 lugares)

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning