Como Chegar

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL NA CASA FIAT DE CULTURA PROMOVE A SAÚDE DO HOMEM

No mundo inteiro o mês de Novembro é Azul. Trata-se da Campanha Internacional que visa conscientizar a população sobre a prevenção e os perigos do câncer de próstata, incentivando a realização de exames. Em apoio a esta iniciativa, a Casa Fiat de Cultura, em parceria com oHospital Madre Teresa e o Hospital Felício Rocho, disponibilizará consultas e exames gratuitos ao longo do mês, além de promover palestras com o objetivo de informar o público masculino sobre os mitos e tabus em torno da doença.

As ações da campanha Novembro Azul na Casa Fiat de Cultura começam no dia 11 de novembro com o Hospital Madre Teresa. Nesta data, o integrante da equipe de Urologia da instituição e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Paulo Arantes, conversa com o público na palestra “Próstata – Problemas, Prevenção e Tratamento” sobre as principais dúvidas urológicas e os meios de se antecipar o diagnóstico do câncer de próstata. A Palestra será realizada às 19h30, no Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura. No dia 12 de novembro o público masculino terá a oportunidade de realizar exames e consultas gratuitas. O Dr. Paulo Arantes irá atender os pacientes em um consultório montado na Casa Fiat de Cultura com atendimento das 9h às 17h, com duração de cerca de 20 minutos cada. As consultas deverão ser marcadas antecipadamente pelo telefone 3289-8924, sem custo algum para o público.

Nos dias 26 e 27 de novembro é a vez dos profissionais do Hospital Felício Rocho entrarem em ação com consultas e exames gratuitos para o público masculino, das 14h às 18h, na Casa Fiat de Cultura. No dia 26, às 19h30, um dos urologistas do hospital apresenta palestra com o intuito de contribuir na prevenção do câncer de próstata.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), realizada em 2013, com cerca de cinco mil homens, revelou que 44% dos entrevistados nunca se consultaram com um urologista e 47% jamais realizaram exames para detectar o câncer de próstata. Cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, “é assustador que tantos homens escolham colocar em risco sua saúde e suas vidas por um preconceito tão injustificado. O Novembro Azul é uma oportunidade ímpar para que todos contribuam para desfazer este equívoco cultural de consequências tão trágicas para os homens e suas famílias”.

Com esta iniciativa, de aliar cultura e saúde, a Casa Fiat de Cultura busca prestar mais um serviço à sociedade, ao promover a democratização do acesso à saúde, fornecendo serviços e informações qualificadas para a população. A Casa Fiat de Cultura entra na Campanha Novembro Azul de forma atuante, não apenas acendendo as luzes de sua fachada em apoio ao movimento e distribuindo materiais informativos, mas também engajando o público a fazer parte e se prevenir. Não é de hoje que se discute a relação dos museus com seus contextos sociais. Já é comum, na Europa e nos Estados Unidos, que os centros culturais sejam também potencializadores de discussões e ações que busquem fazer a diferença na sociedade.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, com números alarmantes: de 68 mil novos casos que são descobertos ao ano no Brasil, quase 14 mil acabam em morte. A detecção precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%.

É o segundo câncer que mais atinge os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com estudos, um em cada seis homens, ao longo da vida, será acometido com o câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, desde 2010, a campanha é organizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, em que são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como depressão masculina, cultivo da saúde do homem, etc.

Instalada na Praça da Liberdade, onde integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade e o Circuito Cultural Praça da Liberdade, a Casa Fiat de Cultura é considerada um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil, destacando-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo de sua programação.

Com nove anos de atuação, 19 exposições e mais de 800 mil visitantes, a Casa Fiat de Cultura é responsável por reunir acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo. A instituição realiza programa de palestras, sessões de cinema e atividades educativas, e se destaca por oferecer experiências qualificadas e enriquecedoras para todos os públicos, contribuir para a formação de público, ampliar o acesso à produção artística brasileira e internacional e promover o desenvolvimento humano e social. Toda a programação é gratuita e tem entre seus objetivos valorizar o patrimônio, promover o amplo acesso e a circulação dos bens culturais e a difusão das culturas brasileira e mundial.

Novembro Azul na Casa Fiat de Cultura

11 de novembro, às 19h30

Palestra Próstata – Problemas, Prevenção e Tratamento

Dr. Paulo Arantes

Espaço Multiuso sujeito a lotação (200 lugares)

 

12 de novembro, das 9h às 17h

Consultas e exames gratuitos para o público masculino

Para marcar, entre em contato pelo telefone: (31)3289-8924

26 de novembro, às 19h30

Palestra O Câncer de Próstata

Dr. Denilson Santos Custódio da equipe do Hospital Felício Rocho

Espaço Multiuso sujeito a lotação (200 lugares)

 

26 e 27 de novembro, das 14h às 18h

Consultas e exames para o público masculino

Para marcar, entre em contato pelo telefone: (31)3289-8924

 

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

 

Participação gratuita

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning