Como Chegar

FOTO EM PAUTA COM J. R. DURAN NA CASA FIAT DE CULTURA

  ​”FOTO EM PAUTA” APRESENTA PALESTRA COM J. R. DURAN NA CASA FIAT DE CULTURA

Fotógrafo conversa com o público sobre sua carreira e exibe suas fotos por meio de projeções

Considerado um dos fotógrafos mais premiados e admirados da atualidade, J.R. Duran já deixou sua marca nas principais publicações brasileiras e no imaginário do público, ele é o convidado para a palestra que o projeto “Foto em Pauta” realizará na proxima terça-feira, 17 de novembro, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura.
Duran exibirá parte de sua obra e conversará com o ​público sobre sua carreira,  apresentando também a “Rev. Nacional”, revista de sua autoria publicada e impressa pela Ipsis Gráfica & Editora que já está em sua sexta edição. A entrada é gratuita e a participação está sujeita a lotação do espaço (200 lugares).

O programa “Foto em Pauta” tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer as obras de grandes fotógrafos, mas também conversar com os artistas, esclarecendo as ideias que os levaram nesta ou naquela direção, e entender como foram feitos os trabalhos. Durante a palestra, há projeção das fotos comentada pelo artista seguida por debate aberto ao público e conduzido pelo coordenador do projeto, o fotógrafo e professor Eugênio Sávio.

Sobre J.R. Duran

J.R. Duran é fotógrafo e editor da revista Rev. Nacional. Tem seis livros de fotografia publicados, além de três romances: “Lisboa”, “Santos” e “Cidade sem sombras”. Publicou também “Cadernos de viagem”.

Rev. Nacional

Uma promissora parceria entre J.R. Duran e a Ipsis Gráfica & Editora traz de volta a Rev. Nacional, uma ousada e prazerosa experiência entre texto e imagem. Na definição do fotógrafo, “um jardim secreto de tinta e papel”, antes com distribuição restrita para poucos, agora acessível a todos com venda aberta nas melhores livrarias do país.

Com concepção autoral e edição de arte assinada por Duran, a revista é composta em grande parte de depoimentos que permitem alcançar sem pretensões ou temas decisivos quem são os fotografados, conteúdo que caminha entre Renato Janine Ribeiro falando sobre sexo na TV e o Rio de Janeiro visto do alto em um reflexivo e literal sobrevoo do escritor Antonio José Tavares.

Explorando outros lugares inusitados como a Casa da Eny, lendário inferninho do interior paulista frequentado por Vinicius de Moraes e abordando personagens contemporâneos do país em uma gama diversificada de aspectos e opiniões que inclui o insolente masterchef  Eric Jacquin, a poderosa Anitta em momento “Zen” ou Tarso e Luciana Genro juntos em entrevista a Mario Sergio Conti, a Rev. Nacional, “rev.” de revista, não de revolução,explica Duran, longe de ideologias, é um convite a livre expressão.

Para quem só conhece uma faceta do trabalho do fotógrafo a revista traz o também escritor, ou como ele prefere, “um fotógrafo que escreve” e claro, as fotos de Duran em retratos de famosos e beldades nuas, mas também inesperados ensaios de ingênua e transcendente beleza como um prosaico dia na praia de Boraceia ou as formas e cores de nossa flora, resultado de um passeio no mercado de flores da Av. Dr. Arnaldo, em São Paulo.

Impressa com o luxuoso papel italiano Garda Pat Kiara, garantindo uma melhor reprodução das fotos, exigência de Fernando Ullmann, diretor da Ipsis que se declara entusiasmado com a revista: “um projeto independente, irreverente e de alta qualidade. Tem a cara da Ipsis”. A Rev. Nacional terá periodicidade semestral e tiragem de 3 mil exemplares.

A ideia da revista despontou em um voo de retorno da Etiópia quando Duran sentiu o desejo de voltar seu olhar sobre o Brasil, ele pensou em algo ágil, não queria um livro, algo como fascículos onde a fotografia e o texto tivessem espaço garantido. “Queria ir atrás de lugares e situações as quais não era chamado para clicar.”  Nada de padrões, esta é a Rev. Nacional.

Criado em 2004 pelo professor de fotografia da PUC Minas, Eugênio Sávio, o projeto “Foto em Pauta” traz a Belo Horizonte renomados fotógrafos que mostram sua obra através de projeção e conversam com o público com entrada franca.

Desde sua primeira edição em 2004, já se apresentaram mais de 70 autores no projeto em BH.

O FOTO EM PAUTA é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte e nesta edição conta com o patrocínio do Mater Dei e apoio cultural da Casa Fiat de Cultura e Plan B Comunicação Online.

A Ipsis Gráfica e Editora S/A, empresa com 68 anos de atuação, é reconhecida por sua excelência gráfica, patamar alcançado através de constantes investimentos em pesquisas, técnicas, equipamentos e materiais especiais e na troca de experiências com editores, produtores culturais, designers, fotógrafos e artistas plásticos visando à obtenção plena de um alto padrão de qualidade. Considerada a melhor gráfica editorial do país, tornou-se um referencial na produção de livros de arte e de literatura, luxuosas revistas segmentadas, bem como catálogos e relatórios anuais empresariais. A Ipsis também se distingue por ser a gráfica nacional mais premiada, condecorada mais de uma vez com o “Fernando Pini”, Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica, com o latino “Theobaldo de Nigris” e o internacional “The Premier Print Awards – Printing Industries of América”, conhecido como “Benny”.

 

Serviço

Palestra Foto em Pauta com JR Duran

17 de novembro de 2015 às 19h30

Espaço Multiuso

Entrada Gratuita sujeita a lotação (200 lugares)

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

 

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning