Como Chegar

FOTO EM PAUTA COM EDU MONTEIRO NA CASA FIAT DE CULTURA

“FOTO EM PAUTA” APRESENTA PALESTRA COM EDU MONTEIRO NA CASA FIAT DE CULTURA

Fotógrafo conversa com o público sobre seu novo livro e exibe suas fotos por meio de projeções 

Reconhecido por reunir fotografia e performance, o fotógrafo Edu Monteiro é o convidado para a palestra que o projeto “Foto em Pauta” realiza na terça-feira, 1º de dezembro, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura. Monteiro exibe suas fotografias e conversa com público sobre sua carreira, com destaque para a mais recente publicação de sua autoria, Autorretrato Sensorial. A entrada é gratuita e a participação está sujeita a lotação do espaço (200 lugares).

O programa “Foto em Pauta” tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer as obras de grandes fotógrafos, mas também conversar com os artistas, esclarecendo ideias e entender como foram feitos os trabalhos. Durante a palestra, há projeção das fotos comentada pelo artista seguida por debate aberto ao público e conduzido pelo coordenador do projeto, o fotógrafo e professor Eugênio Sávio.

Sobre Edu Monteiro

Edu Monteiro nasceu em 1972 em Porto Alegre, vive no Rio de Janeiro desde 1998. Fotógrafo e pesquisador. É doutorando em Arte pela UERJ e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF. Em 2015 expôs Saturno no 6th Dali international photography exhibition em Dali, na China e lançou o livro Autorretrato Sensorial (Pingado-prés). Em 2014 realizou a exposição individual e lançou o livro Saturno (Azougue Editorial) no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. No mesmo ano participou do LianzhouFoto Festival, na China, com a exposição individual “Autorretrato sensorial” e participou como artista convidado do “I Focus Photographie – ParisPhoto”, na França. Em 2012 foi finalista do prêmio Photovisa na Rússia e em 2009 finalista do II Prêmio IILA de fotografia na Itália. Em 2011, participou do FotoRio com a exposição individual Autorretrato Sensorial. Em 2009 com apoio do Itamaraty documentou os emigrantes brasileiros nos Estados Unidos para o projeto “The Brazilians”. Em 2007 foi responsável pelo registro fotográfico e pesquisa iconográfica do “Inventário para registro e salvaguarda da capoeira como patrimônio cultural do Brasil” Realizado pelo Ministério da Cultura e o IPHAN. Nos anos 1992 até 1996 foi coordenador de fotografia na Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Colaborou para diversas revistas como National Geograpic entre outras. É curador dos ensaios fotográficos da revista Roda.

Autorretrato Sensorial

Autorretrato Sensorial é o segundo livro do fotógrafo Edu Monteiro. Lançado pela editora Pingado-prés, com texto do curador Bernardo José de Souza, a publicação traz mais uma ficção pessoal do artista, cujo impulso surgiu quando o fotógrafo viu uma máscara sensorial da artista plástica brasileira Lygia Clark. Com ela, veio a vontade de experimentar, manusear, vestir aquele objeto de sensações e autoanálise, proposto pela artista. Edu começou então a criar suas próprias máscaras, não só inspiradas empoéticas utilizadas por Lygia, mas também em diferentes artistas ao longo da história da arte, que de alguma forma marcam sua memória. Inspirado nessa proposta, Monteiro produz autotransformações, só que em vez de usar os corpos dos outros, como faziam Clark e Oiticica. Ele oferece seu próprio corpo e mente a experiências semelhantes com as que Lygia trabalhava no “arquivo de memórias” dos seus pacientes: os seus medos e fragilidades, através do sensorial.

O livro reúne diversas fases desta série desenvolvida há seis anos, quando Edu Monteiro fez a primeira exposição no FotoRio 2009. Desde então, foram diversas exposições no Brasil e no exterior que sempre traziam imagens novas e agora encontram-se reunidas em uma mesma publicação. O livro traz também uma série inédita de máscaras desenvolvidas na China, chamada “noite chinesa” que foi realizada quando o fotógrafo expôs Autorretrato Sensorial no Lianzhou Foto Festival em novembro de 2014. Nestas imagens Edu utilizou objetos e materiais que dialogam com a cultura local. O curador Bernardo José de Souza, comenta o trabalho do fotógrafo “de uma forma ou de outra, a carga política é intrínseca ao trabalho de Monteiro, quer seja nas mutações orgânicas que suscitam discussões ecológicas, quer naquelas em que o consumo se sobrepõe ao indivíduo, modificando suas feições, como que se houvesse adulterado sua carga genética”, pontua Bernardo José de Souza

SERVIÇO

Palestra Foto em Pauta com Edu Monteiro

1º de dezembro de 2015, às 19h30

Espaço Multiuso

Entrada Gratuita

Sujeito a lotação (200 lugares)

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

 

Autorretrato Sensorial, de Edu Monteiro

Editora Pingado-Prés.

Texto de Bernardo José de Souza, Edição bilíngue.

48 páginas, R$70,00

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Informações para imprensa:

Personal Press

 

Polliane Eliziário

(31) 99788-3029 | polliane.eliziario@personalpress.jor.br

Anne Morais

(31) 99223-6076 | anne.morais@personalpress.jor.br

Eugênio Sávio- coordenador do projeto Foto em Pauta

(31) 99222-5222

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning