Como Chegar

CICLO DE PALESTRAS “FORMAS DO MODERNO”, COM A CURADORA VALÉRIA PICCOLI

CASA FIAT DE CULTURA DÁ INÍCIO AO CICLO DE PALESTRAS DA EXPOSIÇÃO FORMAS DO MODERNO

Curadora Valéria Piccoli traça um panorama da história da arte moderna brasileira

Dando início ao Ciclo de Palestras da exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção da Fundação Edson Queiroz”, na próxima quarta-feira, 9 de março, a curadora da mostra, Valéria Piccoli, apresenta ao público a história do modernismo no Brasil, a partir do conteúdo da exposição. A palestra “Formas do Moderno” será realizada às 19h30, no espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. (200 lugares).
Desde o século XIX, um dos mais importantes desafios apresentados aos artistas brasileiros foi a formulação de uma arte verdadeiramente nacional. E os modernistas não se furtaram a esse debate. Eles ambicionaram promover a fusão entre a linguagem internacional do modernismo europeu e uma temática essencialmente brasileira.

Tendo como ponto de partida as diferentes temáticas e linguagens abordadas pelos artistas em exposição, a curadora-chefe da Pinacoteca de SP, Valéria Piccoli fará um panorama da arte moderna brasileira, contemplando o período de aproximadamente 50 anos que a mostra abarca. As obras refletem a busca dos artistas pela tão almejada “modernidade”. Valéria explica que “mais que um desejo flagrante de atualizar o sistema artístico brasileiro e equipará-lo ao europeu, este conjunto de obras evidencia os vários sentidos que a noção de modernidade assume para os artistas brasileiros. A essas várias formas de ser moderno é que o título da mostra faz alusão”, completa.

Na palestra, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais das diferentes gerações modernistas e suas propostas, assim como descobrir um pouco da história de vida dos artistas brasileiros, como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Segall, Guignard, Victor Brecheret, Cícero Dias, entre outros. A curadora abordará também aspectos e estruturas formais presentes nos trabalhos dos artistas, explicando as composições dos núcleos nos quais a exposição é organizada.

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração de cerca uma hora meia, elas são ministradas por renomados especialistas da arte.

Sobre Valéria Piccoli

Doutora em História da Arte pela USP, Valéria Piccoli atua como Curadora Chefe da Pinacoteca de São Paulo desde 2012. Nesta instituição, coordenou o projeto de instalação da mostra de longa duração do acervo intitulada Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo. Foi curadora de diversas exposições no Brasil, dentre as quais Olhar viajante na Casa Fiat de Cultura (2008) e Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. Colaborou, também, com projetos de exposição no exterior, como Terra Brasilis, parte do festival Europalia.Brasil em Bruxelas, e Picturing the Americas: landscape painting from Tierra del Fuego to the Arctic, em parceria com a Art Gallery of Ontario (Canadá) e a Terra Foundation for American Art (Estados Unidos).

Serviço

Ciclo de Palestras da exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – “Coleção da Fundação Edson Queiroz”
Palestra: Formas do Moderno
Palestrante: Valéria Piccoli
09 de março, às 19h30
Entrada Gratuita
Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
4º andar
Espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning