Como Chegar

Programa Educativo – Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura

O Programa Educativo é peça fundamental no trabalho de valorização e ampliação do conhecimento proporcionado pela Casa Fiat de Cultura a seu público. Para cada exposição, são idealizados temáticas e conceitos a serem trabalhados em visitas mediadas, oficinas, programação paralela, assessoria ao professor e outras atividades. Desde que passou a integrar o Circuito Cultural Liberdade, a Casa Fiat de Cultura vem construindo uma nova identidade para o Programa Educativo, visando não apenas a abordagem dentro das galerias, mas, também, a possibilidade de acompanhar as práticas e processos do fazer criativo. Para isso, foi estruturado um Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre dentro das múltiplas linguagens artísticas.

A exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção da Fundação Edson Queiroz” contará com agendamento de visitas mediadas pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, além de visitas temáticas, palestras, minicursos, oficinas e ateliê aberto. Com coordenação da educadora Clarita Gonzaga, as temáticas do Programa Educativo sobre a mostra irão variar entre colecionismo, modernismo e linguagens artísticas, oferecendo ao público uma imersão nas experiências e nos processos criativos que nortearam a produção dos artistas em exposição.

A programação paralela contará com palestras que permitem ao público aprofundar-se nos conteúdos relacionados à exposição. O Ciclo de Palestras da mostra terá início no dia 9 de março, às 19h30, com a conferência “Formas do Moderno”proferida pela curadora Valéria Piccoli. Nela, serão abordados artistas e obras presentes na galeria, numa contextualização histórica e artística sobre o modernismo e a construção de um novo Brasil.

No dia 22 de março, às 19h30, a historiadora Rita Lages Rodrigues fala ao público sobre as mulheres que marcaram o modernismo no Brasil, na palestra “Mulheres Artistas no Modernismo Brasileiro”.

Nas Visitas Mediadas, os visitantes serão desafiados não apenas a contemplar, mas, também, a refletir sobre as obras expostas, por meio de estratégias específicas de mediação. Como forma de ampliar a acessibilidade da mostra, serão realizadas Visitas Acessíveis, nas quais  serão oferecidos recursos para que todos os públicos possam apreciar a exposição em suas variadas possibilidades sensoriais. Tanto as Visitas Mediadas quanto as Visitas Acessíveis serão realizadas de terça a sexta, nos horários de 10h30, 13h30, 15h30 e 19h, com agendamento prévio por telefone ou via e-mail e com transporte gratuito (vagas limitadas).

 Aos sábados e domingos, o público poderá apreciar as obras sob diferentes perspectivas, nas Visitas Temáticas. Artistas, técnicas e obras serão apresentadas de maneira diversa, tornando cada visita um momento único. As inscrições para participar podem ser feitas no local. Os horários disponíveis são, sempre, 11h e 14h.

19 e 20/03 – O Modernismo Brasileiro e a Valorização da Cultura Nacional

26 e 27/03 – A Coleção Edson Queiroz e o Colecionismo de Arte no Brasil

02 e 03/04 – Arte Abstrata e Arte Figurativa: A Polêmica da Forma

09 e 10/04 – A Semana de 22 e a Segunda Geração do Modernismo no Brasil

16 e 17/04 – O Mundo Moderno e a Participação Feminina

23 e 24/04 – O Modernismo Brasileiro e a Valorização da Cultura Nacional

30/04 e 1º/05 – A Coleção Edson Queiroz e o Colecionismo de Arte no Brasil

07 e 08/05 – Arte Abstrata e Arte Figurativa: A Polêmica da Forma

Outra ação do Programa Educativo são os Minicursos. Voltados para jovens a partir de 15 anos, eles contarão com práticas e processos envolvidos nas diversas linguagens artísticas, em momentos de experimentação da arte como forma de investigação, apreciação e transformação do/no mundo. As turmas se reúnem às terças, quintas e sextas, das 19h às 21h, totalizando 6 horas. A obtenção de certificado de participação está condicionada ao cumprimento de uma carga horária de, no mínimo, 4 horas.  A lotação é de 20 pessoas por turma e as inscrições podem ser feitas por e-mail ou telefone.

26,27 e 28/03 – Introdução à cerâmica, para maiores de 15 anos.
05,06 e 07/04 – Introdução à aquarela, para maiores de 15 anos.
12, 13 e 14/04 – Introdução à aquarela, para professores das redes pública e privada.
26, 27 e 28/04 – Introdução à aquarela, para maiores de 15 anos.
**Sempre das 19:00 às 21:00.

Como forma de experimentar as diversas etapas e técnicas de construção artística, explorando as diferentes linguagens, sempre com a orientação de um educador habilitado, o público poderá vivenciar a arte como meio de indagação e transformação no Ateliê Aberto. O espaço funciona aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

MARÇO

Sábados e domingos, das 10h às 12h – Desenho Livre

Até 12 anos (menores de 10 anos devem ser acompanhados pelos pais)

Sábados e domingos, das 13h às 15h e das 16h às 18h – Desenho de Observação

Maiores de 12 anos.

ABRIL

Sábados e domingos, das 10h às 12h – Pintura Guache

Até 12 anos (menores de 10 anos devem ser acompanhados pelos pais)

Sábados e domingos, das 13h às 15h e das 16h às 18h – Estudos da Cor em Aquarela

Maiores de 12 anos.

**FERIADOS SEGUEM OS HORÁRIOS DE DOMINGO.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning