Como Chegar

2º Edição das Conversas Ítalo-Brasileiras com Marcello Veneziani

O jornalista e filósofo italiano Marcello Veneziani, premiado por seus romances e ensaios, compara a Itália de ontem e de hoje na conferência “Itália entre o passado e o presente”, na quinta-feira, 7 de abril, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura. A palestra conta com a parceria do Consulado da Itália em Belo Horizonte e da Embaixada da Itália no Brasil, que vem realizando em todo o país edições do projeto “Conversas Ítalo-Brasileiras”.

A conferência é uma realização da Casa Fiat de Cultura em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e faz parte das Conversas Ítalo-Brasileiras, programação que integra as atividades da Casa Fiat de Cultura no Ano da Itália na América Latina. A palestra, gratuita, terá tradução simultânea e está sujeita à capacidade do espaço (200 lugares).

Ao contrário de outros grandes países europeus, a Itália não nasce como uma nação política, mas como uma nação cultural. A civilização italiana, assim como a língua e a cultura, precedem a formação do estado unificado. Para o palestrante, Marcello Veneziani, a Itália foi feita por Dante antes de Garibaldi e Vittorio Emanuele, da arte – mesmo a culinária – antes da guerra, porque a Itália era uma visão antes que um território.

“A Itália foi dada como morta antes mesmo que nascesse: a milenar literatura nostálgica de uma Itália que não existe mais precedeu o nascimento do Estado italiano. Não é por acaso que os grandes processos históricos italianos fazem uma alusão a morte e ressurreição, como o Renascimento e o Risorgimento. Ainda hoje, os italianos têm um baixo senso de Estado, mas um vivo  sentimento de italianidade. Com estas premissas, onde está a Itália atualmente?”, questiona o jornalista.

Marcello Veneziani é considerado uma das principais referências do pensamento relacionado à tradição e à identidade comunitárias. É autor de vários ensaios sobre filosofia, história das ideias e literatura civil, publicados com os maiores editores italianos. Entre suas publicações, destacam-se “Processo ao Ocidente”, dedicada à sociedade global e seus inimigos, “A Revolução conservadora na Itália”, “Comunitário ou Liberal”, “De pai para filho”, “Um elogio da tradição”, também traduzido no Brasil e, em seguida, “A derrota das ideias”, “Os vencidos, sobre os perdedores da globalização”, “Contra os bárbaros”, que aborda o tema do choque de civilizações”, “ A derrocada de 68”, e mais recentemente “Deus, Pátria e Família depois do declínio”.

Entre as suas obras mais relacionadas a temas existenciais, com perfil filosófico e literário, é possível ressaltar “Vita Natural Durante” e “A esposa invisível”, uma viagem carnal e metafísica através das figuras femininas. Sua obra filosófica mais desafiadora é “Amor feito, a vida entre o acaso e o destino”. Nos últimos meses, foi publicado “Carta aos italianos”.

Nascido em Bisceglie, no sul da Itália, vive atualmente em Roma. Fundou e dirigiu jornais semanais e revistas culturais, escreveu para alguns dos principais jornais italianos e preside comitês científicos e fundações culturais.

Conversas Ítalo-Brasileiras

Palestra Itália entre o passado e o presente

Marcello Veneziani

7 de abril, às 19h30

Entrada Gratuita

Palestra com tradução simultânea

 

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

4º andar

Espaço sujeito à lotação (200 lugares)

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning