Como Chegar

Palestra “Yara Tupynambá – a sobrevivência da arte”

Inícia-se na próxima quarta-feira, 22 de junho, o ciclo de palestras da exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza na Casa Fiat de Cultura”. Na ocasião, o professor Rodrigo Vivas apresenta ao público um recorte da trajetória de Yara, em homenagem aos 60 anos de carreira desta importante artista mineira. A palestra “Yara Tupynambá – a sobrevivência da arte” será realizada às 19h30, no espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço (250 lugares).

Com 84 anos e uma vitalidade jovial, Yara Tupynambá iniciou a carreira artística como aluna do mestre Guignard e do grande gravurista Goeldi, compondo, em seis décadas, uma trajetória que perpassa diferentes gerações e técnicas artísticas. Sua figuração poética a fez produtora de centenas de quadros, gravuras e murais instalados no Brasil e no mundo, além de atuar como professora e ter recebido vários prêmios. Doutor em História da Arte, professor da Escola de Belas Artes da UFMG e diretor do Centro Cultural da UFMG, Rodrigo Vivas ressaltará, em sua palestra, a maneira como a artista conseguiu passar por todos os estilos, modas, e, mesmo assim, permanecer fiel à própria tradição, fazendo sobreviver sua identidade.

Rodrigo Vivas também destaca outra faceta da artista mineira: a universalidade. O palestrante reconhece que “a maior característica de Yara Tupynambá é transitar e dialogar, com a mesma naturalidade e grandeza, entre o local e o universal. Suas exposições podem ser desfrutadas, da mesma forma, pelo público de Belo Horizonte e de outros países. As paisagens pintadas na exposição da Casa Fiat de Cultura, por exemplo, são cenários naturais mineiros que poderiam ser apropriados por qualquer apreciador das paisagens do mundo. A artista enxerga as pinturas pela realidade e pelo visível aos olhos. Para mim, o que ressalta é o imaginário presente nas telas”.

O palestrante também abordará a realidade do circuito da arte em Belo Horizonte, no qual se insere a produção de Yara. O público poderá conhecer o que é ser artista na cidade, segundo a visão de Rodrigo Vivas. “Em um contexto que enfrenta a falta de incentivo e de educação ligada às artes e a acanhada cultura de visitação a exposições pelos mineiros, Yara Tupynambá se consolidou como artista e conseguiu encantar o mundo com sua obra”, destaca. O público terá a oportunidade, ainda, de conhecer as fases da artista, por meio da análise de obras de três momentos: a gravura – em tons mais abstratos e populares –, os grandes painéis e sua exposição de pinturas mais recente, na Casa Fiat de Cultura.

O ciclo de palestras é realizado, pela Casa Fiat, a cada exposição, com o intuito de que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração de cerca uma hora meia, elas são ministradas por renomados especialistas da arte. A palestra faz parte do ciclo da exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”, um projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Com realização da Casa Fiat de Cultura, a mostra conta com patrocínio da Fiat Automóveis e do Banco Safra e apoio de Consita, Prodigital, Usifast, do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Histórico de Minas Gerais (IEPHA-MG), Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais, além da parceria do Instituto Unimed BH.

 

Rodrigo Vivas é formado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e recebeu o prêmio de destaque no curso. Atualmente, tem se dedicado ao estudo das obras artísticas pertencentes aos acervos de Belo Horizonte: Museu Histórico Abílio Barreto, Museu Mineiro e, principalmente, Museu de Arte da Pampulha. Já realizou diversas curadorias e, hoje, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG, além de ocupar o cargo de diretor do Centro Cultural UFMG.

Serviço

Ciclo de Palestras da exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”

​​

Palestra: Yara Tupynambá – A Sobrevivência da Arte

Palestrante: Rodrigo Vivas

22 de junho de 2016, às 19h30

Entrada Gratuita

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10, – Funcionários – Belo Horizonte/MG

4º andar

Espaço sujeito à lotação (250 lugares)

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning