Trio Musik

Trio Musik

O Grupo fundado em 2016 é formado por músicos que compartilham práticas de música de câmara no Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo participação em festivais internacionais de renome, como Aspen Music Festival, Spoleto Festival dei Due Mondi, Tanglewood Music Center, Amelia Island Chamber Music Festival, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e École Normale de Musique de Paris. Participaram de masterclasses de renomados cameristas, tais como Guillaume Sutre (Quarteto Ysaye), Roland Pidoux, Chantal De Buchy, James Dunham, Roberto Díaz, Norman Fischer, Christopher Rex e Jeffrey Khaner. Receberam premiações, foram solistas e membros de diversas orquestras brasileiras e norte-americanas. Atualmente, o quarteto concilia intensa temporada de concertos, como integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e da Orquestra Ouro Preto.

 

 

Rodrigo de Oliveira, violino

 

Técnico de violino pela Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo e formando de Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos, estudou com os professores Jefferson Denis, Elisa Fukuda e Cláudio Micheletti. Integrou, como spalla, a Camerata Zajdenbaum, a Sinfônica de Atibaia, a Sinfônica Jovem de Taubaté, a Sinfônica de São José dos Campos, apresentando-se, como solista, com todas elas. Participou de diversos festivais de música, como o de Santa Catarina, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Música nas Montanhas e o de Ouro Branco, e foi um dos jovens músicos retratados pelo documentário Prova de Artista, com direção de José Joffily. Aprimorou-se em masterclasses com Charles Stegeman, Clara Takarabe, Igor Sarundiansky, Vadim Gluzman, Roberto Díaz, Misha Keylin, Rachel Barton Pine, Augustin Hadelich e Denis Parker. Foi ganhador do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Atualmente, integra a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Ouro Preto.

 

Roberto Papi, viola

 

Natural de Spoleto, na Itália, iniciou os estudos dedicando-se ao violino, sob orientação de Fabrizio Ammetto. Mudou-se para os Estados Unidos, para dar início aos estudos em viola, graduou-se em Música pela Vanderbilt University, na classe de Kathryn Plummer, e fez mestrado em Música pela Rice University, com James Dunham. Apresentou-se em Festivais na Itália e nos Estados Unidos, o inclui Spoleto Festival dei Due Mondi, Tanglewood Music Center, Aspen Music Festival, Texas Music Festival e Amelia Island Chamber Music Festival. Com intensa atividade camerística, apresentou-se com James Dunham, Roberto Díaz, Norman Fischer, Christopher Rex e Jeffrey Khaner, assim como integrou a New World Symphony. Atualmente, é o principal assistente do naipe de violas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

 

 

 

 

William Neres, violoncelo

 

Graduado em Música pela Universidade Federal de São João del-Rei, com período de mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia, especializou-se em violoncelo e Música de Câmara na École Normale de Musique de Paris, sob orientação de Roland Pidoux e Chantal De Buchy. Foi premiado nos concursos Paulo Bosísio, Eleazar de Carvalho e Música XXI. Participou de importantes festivais, como o de Campos do Jordão, o “Música nas Montanhas” e o Festival Internacional de Musique Universitaire, na França. Nessas ocasiões, foi orientado por Márcio Carneiro, Helga Hinold, Jo Cole, Matias de Oliveira, Fábio Presgrave, Robert Suetholz, entre outros. Junto ao violonista Adriano D. Melo, participou das séries “Segunda Musical” (BH), “Jovem Músico BDMG” (BH) e “Semana do Violão” (Juiz de Fora). Com o UDI Cello Ensemble, realizou turnês pelo Brasil e França. Apresentou-se também com as orquestras sinfônicas de Poços de Caldas e Pouso Alegre e com a Jazz Sinfônica de São José do Rio Pardo. William foi professor convidado do Festival de Artes e Interações Socioculturais e do Festival de Verão de Congonhas.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590