Como Chegar

Palestra “Paisagem, arte e conservação ambiental”, com Lucas Sigefredo

CICLO DE PALESTRAS DA EXPOSIÇÃO “YARA TUPYNAMBÁ – PINTANDO A NATUREZA”, RECEBE LUCAS SIGEFREDO, DIRETOR DO JARDIM BOTÂNICO INHOTIM

“Paisagem, arte e conservação ambiental” é o tema do próximo encontro do ciclo de palestras da exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza na Casa Fiat de Cultura”, na próxima quarta-feira, 13 julho, às 19h30, no espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura.  Na ocasião, o diretor do Jardim Botânico Inhotim, Lucas Sigefredo, apresenta ao público uma reflexão sobre a estética do universo botânico, sua interpretação e sensibilização para uma possível mudança de posicionamento frente ao ambiente natural.  A entrada é gratuita e está sujeita à lotação do espaço (250 lugares).

“Os jardins são fonte geradora de alimentos, de inspiração e de outras matérias que constituem o humano e nutrem os ciclos vitais. Percebemos que deles emanam condições fundamentais para a existência da vida. O entendimento sobre os elementos funcionais e estéticos que o compõem possibilitam a reorganização do universo botânico de maneira a propiciar experiências estéticas transformadoras. Formas, volumes, texturas e cores, combinados de maneira integrada se configuram como chaves para a sensibilização, a formulação da consciência e as mudanças de posicionamento frente a natureza à qual pertencemos. Interpretá-los é tarefa prazerosa e recompensadora”, destaca Lucas Sigefredo.

A reserva de Inhotim é um dos quatro ecossistemas representados na mostra “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”. Sob curadoria da própria artista, a mostra reúne 48 obras e é dividida em quatro séries significativas: “Vale do Tripuí”, “Rio Doce”, “Serra do Cipó” e “Inhotim”. Com pesquisa apurada e observação in loco de cada paisagem reproduzida, os quadros vão além da arte e são um trabalho documental da flora mineira. A cada pincelada, é possível admirar as belezas da natureza mineira, eternizadas em belas telas, criadas recentemente pela artista, entre os anos de 2005 e 2016. As obras pertencem ao acervo da própria artista e a coleções particulares, e foram produzidas em acrílica sobre tela.

Diretor do Jardim Botânico Inhotim. Trabalha como gestor de acervos em Inhotim desde 2004. Atuou por 10 anos consolidando a coleção de arte contemporânea do Instituto Inhotim. Desde 2014 dirige o Jardim Botânico organizando, desenvolvendo e promovendo o acervo botânico e viabilizando ações de conservação ambiental.

Sobre a exposição Yara Tupynambá – Pintando a Natureza na Casa Fiat de Cultura

Uma das artistas plásticas mineiras mais conceituadas da atualidade, Yara Tupynambá completa seis décadas de carreira. Em celebração a tal consagrada e enérgica trajetória, a Casa Fiat de Cultura realiza a exposição inédita “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”, com obras que representam a dedicação da artista às pinturas de paisagens naturais. Com entrada gratuita, o público pode apreciar o mais representativo conjunto de trabalhos da pintora sobre a natureza, além de uma linha do tempo com um panorama de sua vida e de sua obra. Sob curadoria da própria artista, a mostra reúne 48 obras e é dividida em quatro séries significativas, que representam importantes ecossistemas de Minas Gerais: “Vale do Tripuí”, “Rio Doce”, “Serra do Cipó” e “Inhotim”. A exposição pode ser visitada até o dia 24 de julho de 2016.

Ciclo de palestras

O ciclo de palestras é realizado, pela Casa Fiat, a cada exposição, com o intuito de que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração de cerca uma hora meia, elas são ministradas por renomados especialistas da arte. A palestra faz parte do ciclo da exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”, um projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Com realização da Casa Fiat de Cultura, a mostra conta com patrocínio da Fiat Automóveis e do Banco Safra e apoio de Consita, Prodigital, Usifast, do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Histórico de Minas Gerais (IEPHA-MG), Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais, além da parceria do Instituto Unimed BH.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning