Como Chegar

Ateliê Estúdio Aberto de Férias

Férias é o período propício para divertir-se, usar a criatividade e aproveitar o tempo de maneira diferente. Pensando nisso, a Casa Fiat de Cultura preparou algo especial para asegunda quinzena de julho. Já conhecido pelos visitantes desde que a Casa Fiat passou a integrar o Circuito Liberdade, o Ateliê Estúdio Aberto é um espaço para que as pessoas possam extrapolar o conhecimento presente nas galerias, por meio da livre experimentação das múltiplas linguagens artísticas.

Com o tema Caderno de Artista, o Ateliê abre suas portas para que as famílias e crianças de todas as idades construam seus próprios esboços, a partir das técnicas dos artistas Miguel Gontijo e Yara Tupynambá. O caderno do artista é um recurso usado por desenhistas e pintores com Eugène Delacroix, Van Gogh, Frida Kahlo e Henri Matisse, que serve para testar novos conceitos e esboçar ideias antes de partir para a obra final. Na exposição “Almanaque – Pinturas de Miguel Gontijo”, aberta ao público, na Casa Fiat de Cultura, até 24 de julho, os visitantes têm acesso a dois livros de artista, que exibem, página a página, o entendimento do próprio Miguel sobre o seu “grande almanaque”. Com sobreposições, símbolos, grafias e imagens, os livros mostram o processo criativo do pintor e expõem suas ideias sobre “A construção do mundo” e o “Jornal de Ontem”.

Serão trabalhados com o público os temas da encadernação criativa; os grafismos, com exploração do desenho como princípio do planejamento e da construção criativa; a pintura guache e a aquarela, com estudos e experimentações sobre cores e texturas; e os recortes, colagens e sobreposições. Nessas etapas, as técnicas de pintura e desenho de Yara Tupynambá e de Miguel Gontijo poderão ser exploradas pelo público. Ao final do processo, será feita uma exposição de resultados com os cadernos de artista finalizados.

Segundo a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, “a instituição inaugurou seu ateliê aberto em 2015 e, desde então, o espaço busca incentivar a desinibição para a arte. As pessoas podem despertar seu lado artístico e vivenciar tal experiência de maneira lúdica, livre e muito pessoal”, ressalta, ao lembrar, ainda, que todas ações serão sempre mediadas por um educador capacitado. “O Ateliê funciona da maneira mais livre possível. A ideia é instrumentalizar os participantes, sem limitar ou direcionar seus processos e experiências. O espaço acabou se tornando um lugar onde as pessoas se reúnem para trocar ideias, vivências, técnicas e saberes dos mais variados, levando, consigo, a sementinha de um conceito que, esperamos, se espalhe por outros muitos cantos da cidade”, explica.

Durante todo o mês de julho, o público poderá aproveitar as atividades educativas para apreciar as exposições da Casa Fiat de Cultura com um olhar diferenciado. Além do Ateliê, serão realizadas visitas mediadas, sob agendamento prévio, e visitas temáticas na exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”. Ao abordar os temas “Biografia: Yara – Vida e Obra”; “Meio-ambiente: reservas de Minas”; e “Arte – Pintura e paisagem”, as visitas temáticas conferem perspectiva aprofundada aos conceitos presentes na mostra. Veja a programação:

hg

Sobre as exposições na Casa Fiat de Cultura

A programação de férias estimula que adultos e crianças vivenciem a arte de forma lúdica e educativa, complementando o conteúdo das exposições em cartaz na Casa Fiat de Cultura. São elas:

Yara Tupynambá – Pintando a Natureza

Uma das artistas plásticas mineiras mais conceituadas da atualidade, Yara Tupynambá completa seis décadas de carreira. Em celebração a tal consagrada e enérgica trajetória, a Casa Fiat de Cultura realiza, até 24 de julho, a exposição inédita “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”, com obras que representam a dedicação da artista às pinturas de paisagens naturais. Com entrada gratuita, o público pode apreciar o mais representativo conjunto de trabalhos da pintora sobre a natureza, além de uma linha do tempo com um panorama de sua vida e de sua obra. Sob curadoria da própria artista, a mostra reúne 48 obras e é dividida em quatro séries significativas, que representam importantes ecossistemas de Minas Gerais: “Vale do Tripuí”, “Rio Doce”, “Serra do Cipó” e “Inhotim”.

Almanaque – Pinturas de Miguel Gontijo

Como forma de promover um paralelo entre velhas e novas mídias a exposição “Almanaque – Pinturas de Miguel Gontijo”, em cartaz também até o dia 24 de julho, é marcada pela visão irônica, nostálgica e expressiva do artista mineiro. Com entrada gratuita, a mostra questiona a superficialidade das informações, a memória, o saber popular e o mundo artificial e caótico em que vive o homem da atualidade. Com curadoria de Robson Soares, a mostra é composta por 66 obras inéditas, pinturas acrílicas sobre tela, finalizadas com óleo, que, juntas representam um novo almanaque.

Ensaios Visuais do Piemonte – 10 Fotógrafos Italianos

A multiplicidade e o cotidiano do Piemonte, na Itália, e as diversas composições retratadas nas lentes dos fotógrafos ganham atenção na exposição “Ensaios Visuais do Piemonte – 10 Fotógrafos Italianos”, aberta ao público na Casa Fiat de Cultura até o dia 28 de agosto, dentro das comemorações do Ano da Itália na América Latina. Com entrada gratuita, a mostra apresenta uma seleção inédita de 34 obras de 10 novos artistas, que retratam desde o dia-a-dia da região às belas paisagens. A exposição inaugura um novo espaço expositivo na Casa Fiat de Cultura, a Piccola Galleria, um pequeno recinto no Hall Principal destinado às artes visuais, ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari.

Programação de férias Casa Fiat de Cultura

Até 24 de julho de 2016

 

Ateliê de férias da Casa Fiat de Cultura – Caderno de Artista

19 a 24 de julho, das 10h às 16h

Entrada gratuita

Inscrições e agendamento para visitas mediadas: (31) 3289-8910

Visitação: de terça a sexta, das 10h às 21h | sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte – MG.

Tel. (31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning