Como Chegar

QUARTAS ITALIANAS – Boccaccio e o Decameron

BOCCACCIO É TEMA DAS “QUARTAS ITALIANAS” NA CASA FIAT DE CULTURA

Palestra com a professora de literatura italiana da Fundação Torino Daria Porseo apresenta o criador da prosa italiana, dentro da programação do ‘Circuito das Letras’

No dia 5 de outubro, às 19h30, a Casa Fiat de Cultura, a Fundação Torino e o Consulado da Itália em Belo Horizonte realizam edição especial das “Quartas Italianas” para o Circuito das Letras, evento literário realizado pelo Circuito Liberdade. A especialista em literatura italiana Daria Porseo, apresenta a palestra “Boccaccio e o Decameron”, em que aborda a vida de Giovanni Boccaccio, escritor, poeta e humanista do século XIV, considerado um dos principais atuantes na criação da língua italiana. A palestra é realizada em italiano, comtradução simultânea. A entrada é gratuita, sujeita à lotação (250 lugares).

Autor do ‘Decameron’, Boccaccio é considerado o criador da prosa italiana. Segundo Daria Porseo, “a obra de Boccaccio influenciou Chaucer, Shakespeare e muitos outros escritores. Com múltiplas alusões a personagens ou a costumes populares, o ‘Decameron’ constitui uma verdadeira comédia humana da Idade Média e fez de Boccaccio o primeiro grande realista da literatura universal”. Uma coleção de cem novelas escritas no dialeto toscano entre 1348 e 1353, a obra é considerada um marco literário na ruptura entre a moral medieval, em que se valorizava o amor espiritual, e o início do realismo, iniciando o registro dos valores do humanismo.

Aficionado pela literatura italiana, ao ler “A Comédia”, de Dante Alighieri, Boccaccio ficou tão fascinado que a renomeou de “A Divina Comédia”, título com que a obra seria imortalizada. Considerado pelos seus contemporâneos florentinos uma autoridade sobre Dante, o governo da cidade de Florença convidou-o, em 1373, a fazer uma leitura pública da Divina Comédia.

Ao apresentar ao público a trajetória e curiosidades sobre Boccaccio, a palestra ainda celebra mais uma parceria entre a Casa Fiat de Cultura e a Fundação Torino, que abrem ao público a Biblioteca Dante Alighieri, instalada na escola, no bairro Belvedere. O espaço, já aberto à comunidade acadêmica, alunos e familiares da instituição de ensino, conta com acervo composto por obras em italiano, português, inglês, francês e espanhol, que agora está disponível para o grande público para empréstimo. Na Casa Fiat de Cultura, um totem foi instalado para consulta aos títulos e reservas.

A próxima palestra das Quartas Italianas será realizada no dia 9 de novembro e encerra a quarta edição do programa na Casa Fiat de Cultura. O Diretor Didático da Escola Internacional Fundação Torino aborda a história italiana, com o tema “Na rota dos navios. Emigração italiana entre os séculos XIX e XX”.

As “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura” estimulam o público a se aprofundar em temáticas relevantes da cultura italiana. Todas as palestras contam com renomados profissionais da Escola Internacional Fundação Torino, instituição que contribui na difusão da cultura italiana e internacional no Brasil, e apoio do Consulado Italiano em Belo Horizonte.

Daria Porseo

Daria Porseo é formada em Literatura Italiana pela Universidade La Sapienza de Roma, com pós-graduação em Linguística Italiana pela Universidade de Roma Tor Vergata. Atualmente, é professora de Língua e Literatura Italiana e Língua e Literatura Latina na Fundação Torino.

Serviço

Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura

“Boccaccio e o Decameron”, 5 de outubro, às 19h30

Palestrante: Daria Porseo

Professora de Língua e Literatura Italiana e Língua e Literatura Latina na Escola Internacional Fundação Torino

Palestra em italiano, com tradução simultânea

Entrada Gratuita

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10, 4º andar – Funcionários – BH/MG

Espaço sujeito à lotação (250 lugares)

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Informações para imprensa:

Personal Press

Polliane Eliziário

(31) 99788-3029 | polliane.eliziario@personalpress.jor.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning