Como Chegar

Marizilda Cruppe é a convidada do próximo Foto em Pauta na Casa Fiat de Cultura

Marizilda Cruppe, uma das melhores fotojornalistas do país, vem a Belo Horizonte para um bate-papo com os amantes e interessados pelo universo da fotografia durante o Foto em Pauta na Casa Fiat de Cultura, dia 19 de outubro, quarta-feira. No início desse mês, Cruppe foi anunciada como uma das vencedoras do GreenPeace Photo Award 2016, que vai viabilizar seu projeto “Viver e morrer pela floresta” que tem a pretensão de contar a história de um grupo de corajosas mulheres que vivem sob ameaça por defenderem os direitos humanos e a floresta amazônica, que lutam para conter o avanço do desmatamento e a impunidade dos assassinos de ambientalistas. Durante o encontro a fotojornalista irá falar sobre sua trajetória de cobertura de temas relacionados a causas sociais e ambientais. A palestra será realizada a partir das 19h30, no Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura e tem entrada gratuita, sujeita à lotação (250 lugares).

Em seu projeto “Viver e morrer pela floresta”, Cruppe tem como uma das premissas o sofrimento de mulheres brasileiras com os conflitos de terra. “Em um ambiente social repleto de chauvinismo, o estatuto das mulheres na comunidade é sistematicamente rebaixado. No entanto, mulheres ambientalistas de grupos indígenas e comunidades ribeirinhas lutam incansavelmente por seus direitos”, afirma. Com suas fotografias Cruppe quer dar voz e documentar a luta de mães, mulheres trabalhadoras, mulheres na política comunitária e ativistas.

Inquieta, Marizilda Cruppe foi fotojornalista do jornal O Globo e atualmente trabalha de forma independente. Há cerca de 17 meses, criou a série “Wherever photography takes me”, registrando sua vida nômade, sem residência fixa. Ainda é colaboradora do Médicos sem Fronteiras, da Cruz Vermelha Internacional, Funbio e da Greenpeace, além de publicações como “NYT” e “Guardian”. Recentemente, foi vencedora do GreenPeace Photo Award 2016, patrocinado pela organização ambiental em parceria com a revista GEO, que apoia a produção de projetos fotográficos que dão um olhar inovador para às questões voltadas ao meio ambiente. Foi selecionada na categoria “Public Award”, uma votação online aberta ao público em geral, onde concorreu com fotógrafos de todo o mundo.

O “Foto em Pauta” tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira e transformar o estado de Minas Gerais em um polo de discussão da fotografia contemporânea. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer as obras de grandes fotógrafos, mas também conversar com os artistas e esclarecer suas ideias. O “Foto em Pauta” é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural da Casa Fiat de Cultura e Plan B Comunicação Online.

Fotojornalista, Marizilda Cruppe há duas décadas cobre temas relacionados à desigualdade social, direitos humanos, meio ambiente, saúde e gênero. Foi fotojornalista do jornal O Globo e desde 2011 é independente e trabalha para organizações humanitárias e ambientais como Greenpeace, Cruz Vermelha Internacional, Médicos Sem Fronteiras entre outros. Suas fotos já foram publicadas no New York Times, The Guardian, National Geographic France e revistas brasileiras, como Trip, TPM, GQ e no website Projeto Colabora.

Nos últimos anos foi mentora de oficinas de fotojornalismo focadas em temas de Saúde e Direitos Humanos, em parceria com a World Press Photo Foundation, Tufts University e Open Society Foundations e foi palestrante em Festivais de Fotografia e universidades. Também foi membro do júri dos concursos Images to Stop Tuberculosis (2009/10/11), Estação Imagem Mora, Portugal (2011) e World Press Photo Contest (2010/11).

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 20 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados ematividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo. 

Cerca de 1,8 milhão de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público

Palestra “Foto em Pauta”, com Marizilda Cruppe

19 de outubro de 2016, quarta-feira, às 19h30

Entrada Gratuita

Sujeito a lotação (250 lugares)

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura – 4º andar

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

 

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning