Como Chegar

QUARTAS ITALIANAS – NA ROTA DOS NAVIOS

Na rota dos navios – As grandes migrações internacionais em debate na Casa Fiat de Cultura

 Compreender o imigrado e os estereótipos entre os diversos períodos é o que propõe o professor de Literatura e História da Fundação Torino, Riccardo Cassoli, na próxima palestra das “Quartas Italianas”

 

Uma análise dos fenômenos migratórios será realizada na próxima edição das “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura”, no dia 9 de novembro às 19h30. Por meio da palestra “Na rota dos navios: emigração italiana nos séculos XIX e XX”, o professor de Literatura e História da Fundação Torino Escola Internacional, Riccardo Cassoli, vai abordar de maneira geral o tema da emigração italiana que aconteceu entre 1800 e 1900 e traçar um paralelo com a situação contemporânea dos grandes fluxos de migração internacional. A conferência, que será em italiano com tradução simultânea, tem entrada gratuita e está sujeita à lotação do espaço (250 lugares).

“Infelizmente os processos de emigração mudaram pouco ao longo dos séculos e continuam representando momentos de muita dificuldade e sofrimento para os cidadãos que precisam deixar seus países de origem. O objetivo da palestra é analisar o fenômeno migratório para favorecer a compreensão e evitar leituras incorretas e uma definição do imigrado que responda somente a estereótipos difusos”, defende o professor.

Riccardo Cassoli irá falar sobre o processo de saída de italianos do continente europeu e a chegada em massa à América em fluxos que se dividiram entre os Estados Unidos, a América Latina e, claro, o Brasil. Com a exibição de fotografias, vídeos da época e até áudios de canções entoadas por italianos durante a viagem e a estadia nos países que os acolhiam, Cassoli vai traçar um paralelo entre aquele processo de emigração e a situação contemporânea dos grandes fluxos migratórios que acontecem hoje na Europa e em outras partes do mundo, como o caso dos refugiados sírios, por exemplo.

“Quartas Italianas” é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte. O programa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal, e integra a programação dos 10 anos da Casa Fiat de Cultura.

Riccardo Cassoli leciona Literatura e História na Fundação Torino Escola Internacional desde 2013. Formado em Literatura Moderna pela Universidade de Macerata, uma das mais antigas universidades da Itália, tendo defendido tese sobre a Literatura Italiana do século XVIII. Cassoli já ministrou diversas palestras na Itália, em outros países da Europa e na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, sobre temas relacionados à literatura e à história italiana, como a Primeira Guerra Mundial, e as obras de poetas, pensadores e dramaturgos, como Giacomo Leopardi, Nicolau Maquiavel e Luigi Pirandello.

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 28 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais. Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo. Cerca de 1,8 milhão de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, dentre outros.

Quartas italianas na Casa Fiat de Cultura

“Na rota dos navios: emigração italiana nos séculos XIX e XX”,

9 de novembro de 2016, às 19h30

 

Palestrante: Riccardo Cassoli

Professor de Literatura e História na Fundação Torino Escola Internacional

 

Entrada Gratuita

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

4º andar

Espaço sujeito à lotação (250 lugares)

 

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

 

Informações para imprensa:

Personal Press

Polliane Eliziário

(31) 99788-3029 | polliane.eliziario@personalpress.jor.br​

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning