Como Chegar

CARLOS CARVALHO É O CONVIDADO DO PRÓXIMO FOTO EM PAUTA NA CASA FIAT DE CULTURA

Carlos Carvalho apresenta recorte da história do Brasil a partir de incursões fotográficas pela Amazônia no “Foto em Pauta” na Casa Fiat de Cultura

Fotojornalista apresentará sua experiência em jornais e revistas do Brasil e do mundo e projetos de documentação de mais de 10 anos desvendando a Amazônia

 

O premiado fotojornalista carioca Carlos Carvalho é o palestrante do próximo “Foto em Pauta” na Casa Fiat de Cultura, no dia 23 de novembro, quarta-feira. Durante a conversa com o público, Carvalho vai falar de sua experiência em reportagens para grandes veículos da imprensa internacional, como a revistas Time e Newsweek e o jornal Washington Post, e seus projetos documentais que, durante mais de dez anos, registraram a Amazônia e a vida dos seringueiros e produtores de mandioca no Acre. A palestra começa às 19h30, no Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura e tem entrada gratuita, sujeita à lotação (250 lugares).

Durante o bate-papo, Carlos Carvalho vai apresentar alguns trabalhos premiados por sua relevância social e política, como “A Vida Extrativista dos Seringueiros” (1992-2003) e “Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra / Produção e Educação em áreas de assentamentos” (1998-2002), pelos quais foi agraciado com o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, concedido a profissionais que se destacam na defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Instigado pela participação na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92, o fotógrafo se interessou em desvendar os fatos sobre a morte do ativista político e ambientalista Chico Mendes. Desde 1992, portanto, Carvalho vem documentando a história real, as dificuldades e o cotidiano dos seringueiros e do extrativismo brasileiro. Uma viagem de três meses se transformou em um período de três anos e fez com que o fotógrafo retornasse à região por inúmeras vezes durante as últimas décadas. Durante a jornada, Carlos Carvalho descobriu também as peculiaridades da vida dos produtores de mandioca no oeste do Acre, na fronteira amazônica com Peru e Bolívia. “Conhecer a história da mandioca e do extrativismo é conhecer a história do Brasil como um todo, desde a descoberta pelos portugueses até a realidade atual, e são essas curiosidades que pretendo contar ao público do Foto em Pauta”, destaca o fotógrafo.

O “Foto em Pauta” tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira e transformar o estado de Minas Gerais em um polo de discussão da fotografia contemporânea. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer o trabalho de grandes fotógrafos, mas também de estabelecer um diálogo presencial com eles. O “Foto em Pauta” é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural da Casa Fiat de Cultura e Plan B Comunicação Online.

 

Carlos Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, em 1957, e trabalha como fotógrafo desde 1982, tendo passado por diversos jornais e revistas brasileiras e estrangeiras, entre eles: O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, revistas IstoÉ, Veja, Senhor e Marie Claire e publicações estrangeiras como Time e Newsweek (USA), jornais The Baltimore Sun (USA), The Christian Science Monitor (USA), Washington Post (USA), Volkswagen Environmental Report 2001/2002 (Alemanha), NACLA/Report on the Americas (USA) e Onze Wereld / Forum Social Mundial/Porto Alegre/Jan 2003.

Em 1986, o fotojornalista começou a focar em projetos de documentação, dos quais destacam-se “A Vida Extrativista dos Seringueiros” (1992-2003) e “Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra / Produção e Educação em áreas de assentamentos” (1998-2002). Em 1989, Carvalho foi agraciado com o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Carvalho também trabalhou na produção de diversos eventos relacionados à fotografia – como o “Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre” e a exposição “Gênesis”, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado –, e convidado como jurado e avaliador em outros eventos – como no Festival Photo Visa, na Rússia.

Além do trabalho como fotojornalista, o carioca foi convidado a participar como jurado e avaliador de portfólios em festivais da América Latina, Estados Unidos e Europa. Carvalho também foi curador da mostra “Fotografia Brasileira Contemporânea” (2014).

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 20 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 1,8 milhão de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura se tornou referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

Palestra “Foto em Pauta”, com Carlos Carvalho

23 de novembro de 2016, às 19h30

Entrada Gratuita 

Sujeito a lotação (250 lugares)

 

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura – 4º andar

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

 

Informações para a Imprensa

Personal Press

Polliane Eliziário – polliane.eliziario@personalpress.jor.br – (31) 99788-3029

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning