Como Chegar

LETÍCIA LAMPERT É A CONVIDADA DO PRÓXIMO FOTO EM PAUTA

A destruição e os cenários urbanos da Xangai contemporânea, nas lentes brasileiras

 Jornalista gaúcha Letícia Lampert apresenta seu livro [chai]”, no último Foto em Pauta de 2016 na Casa Fiat de Cultura

O último Foto em Pauta na Casa Fiat de Cultura de 2016 recebe a premiada fotógrafa gaúcha Letícia Lampert. No dia 6 de dezembro, terça-feira, às 19h30, ela lança seu livro de imagens “拆 [chai]”, publicado de forma independente com 40 fotografias, a partir de sua residência de seis meses em Xangai, na China. Durante a palestra, Letícia Lampert contará também ao público sua trajetória como fotógrafa e outros projetos realizados desde o início dos anos 2000. A entrada é gratuita, sujeita à lotação (250 lugares).

拆 [chai], que lê-se tchái, é o caractere chinês que remete à demolição e marca as paredes dos prédios e casas que logo deixarão de existir para dar lugar a novos empreendimentos imobiliários – traço da China contemporânea, que tem em Shanghai um dos exemplos mais icônicos. Selecionada, em 2015, pelo Swatch Art Peace Hotel para uma residência de 6 meses na cidade chinesa, Letícia Lampert se inspirou no ideograma para criar seu livro de imagens. A residência proposta pelo programa tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico de Xangai, considerada uma das cidades mais criativas para a arte contemporânea, e, em contrapartida, incentivar a carreira de artistas de todo o mundo.

Durante a estada, Lampert esquadrinhou a cidade, com um olhar poético ao registrar na fotografia a demolição e a destruição dos cenários urbanos de Xangai. Neste tempo, morou no Bund, um dos destinos turísticos mais famosos da cidade, em uma faixa charmosa à beira do Rio Huangpu. Com construções de edifícios e o cais em estilo neoclássico e neovitoriano, a região solidifica a presença estrangeira na cidade, uma área usualmente comercial do início do século passado. Na margem oposta, a imagem dos arranha-céus xangaineses, construídos justamente depois de uma repetição exaustiva de 拆 nas paredes das antigas moradias e fábricas. Este cenário marcado pelas pichações, anuncia que em breve nada restará e que a paisagem muda em velocidade vertiginosa, onde traços da vida privada são deixados para trás.  Com o projeto “Arqueologia da Vida Privada”, a fotógrafa a publica seu livro de artista, independente e experimental, com uma pequena tiragem de 200 exemplares numerados e assinados. Alguns exemplares estarão à disposição dos participantes para venda durante a palestra.

Além de contar ao público do Foto em Pauta sobre a experiência, Letícia Lampert irá relatar curiosidades e fatos sobre sua trajetória como fotógrafa. Com formação em Artes Visuais e Design Industrial e mestre em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção autoral utilizando a linguagem da fotografia, sobretudo. Já realizou exposições individuais e participou de mostras coletivas no Brasil e no exterior, em países como China, Argentina, Austrália e Itália. Possui obras em acervo em instituições públicas de Porto Alegre, no MAC-RS, no Ministério das Relações Exteriores da Universidade da Amazônia e no The Swatch Art Peace Hotel, na China.

O “Foto em Pauta” tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira e transformar o estado de Minas Gerais em um polo de discussão da fotografia contemporânea. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer o trabalho de grandes fotógrafos, mas também de estabelecer um diálogo presencial com eles. O “Foto em Pauta” é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural da Casa Fiat de Cultura e Plan B Comunicação Online.

Com formação em Artes Visuais, Design e mestrado em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção autoral, principalmente por meio da fotografia. Tem participado regularmente de exposições no Brasil e exterior e teve seu trabalho destacado em salões e prêmios tais como o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Fotografia, em 2009, Prêmio Aquisitivo no Salão Unama de Pequenos Formatos, em 2012, Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, categoria Trabalhos de Inovação e Experimentação e III Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea, ambos em 2013. Realizou até́ o momento quatro exposições individuais, sendo elas (des)construções, em 2008, Escala de Cor das Coisas, em 2009, Nalgum lugar entre lá́ e aqui, em 2012 e Conhecidos de Vista, em 2013. Em 2015 foi selecionada pelo Swatch Art Peace Hotel para uma residência de 6 meses em Xangai – China.

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 29 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 1,8 milhão de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura se tornou referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

SERVIÇO

Palestra “Foto em Pauta”, com Letícia Lampert
6 de dezembro de 2016, às 19h30
Entrada Gratuita 
Sujeito a lotação (250 lugares)
 
Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura – 4º andar
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

 

/ CHAI – 2016
21 x 15 cm
200 exemplares assinados e numerados
R$ 75.00
 
 
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
 
Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura
www.circuitoculturalliberdade.com.br
 
Informações para a Imprensa
Personal Press
Polliane Eliziário – polliane.eliziario@personalpress.jor.br – (31) 99788-3029
Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning