Como Chegar

DEZEMBRO NA CASA FIAT DE CULTURA

Atividades gratuitas celebram o encerramento das comemorações de 10 anos da Casa Fiat de Cultura

Neste mês de dezembro a Casa Fiat de Cultura preparou programação especial, para encerrar o ano de comemoração dos seus 10 anos de atividades. O público de Belo Horizonte pode aproveitar as férias de dezembro para participar do ateliê aberto, palestra, das contações de histórias, do presépio colaborativo, dos concertos de Natal e das exposições. As atrações são sempre gratuitas e recomendadas para toda a família.

Navegue no menu à esquerda para ver os detalhes de cada atração.

O último Foto em Pauta na Casa Fiat de Cultura de 2016 recebe a premiada fotógrafa gaúcha Letícia Lampert. No dia 6 de dezembro, terça-feira, às 19h30, ela lança seu livro de imagens “拆 [chai]”, publicado de forma independente com 40 fotografias, a partir de sua residência de seis meses em Xangai, na China. 拆 [chai] é o caractere chinês que remete à demolição e marca as paredes dos prédios e casas que logo deixarão de existir para dar lugar a novos empreendimentos imobiliários – traço da China contemporânea. Durante a palestra, Letícia Lampert contará também ao público sua trajetória como fotógrafa e outros projetos realizados desde 2006. A entrada é gratuita, sujeita à lotação (250 lugares).

6 de dezembro/2016, 19h30

Em dezembro, a Casa Fiat de Cultura realiza mais uma exposição na Piccola Galleria, espaço no hall principal dedicado ao trabalho de artistas que despontam no cenário contemporâneo. Matérias-primas e ferramentas do universo da engenharia e construção, deslocados de seu habitat, dão vida às instigantes telas-esculturas de Marcus Amaral. Com influências da estética da Geração 80 e utilizando técnica mista, o artista apresenta sua mais recente produção em uma seleção de dez obras inéditas, que tensionam a relação entre o universo da razão e o dos sentidos. A mostra, com entrada gratuita, fica aberta ao público entre os dias 29 de novembro e 18 de dezembro.

Até 18 de dezembro/2016

 

até 18/12 | Exposição Fragmentos e Elementos

Em comemoração ao aniversário de Belo Horizonte, a Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Fiat Chrysler Automobiles – FCA, realiza a oficina “A Cidades dos Sonhos”. Uma atividade que estimula os participantes a imaginarem e desenharem os valores e a viabilidade de uma cidade ideal, como uma forma de entender as diferenças, semelhanças, contrastes e conflitos da realidade urbana brasileira. De forma lúdica, com músicas, debates, dinâmicas individuais e em grupo, a oficina será realizada no dia 11 de dezembro, das 10h às 12h, nos jardins da Casa Fiat de Cultura. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição.

A atividade faz parte do projeto Futuro das Cidades FCA, iniciativa da empresa para, de maneira colaborativa, conhecer o ecossistema onde estão inseridos seus produtos, mapear problemas potenciais e contribuir para o desenvolvimento de soluções de mobilidade para as cidades brasileiras.

11 de dezembro, 10h às 12h

Jardins da Casa Fiat de Cultura

Neste mês de dezembro, o Ateliê Aberto da Casa Fiat de Cultura entra em sintonia com o espírito das festas de fim de ano e se transforma em um espaço para criação de cartões de Natal. De quarta a sábado, o ateliê ficará aberto das 10h às 12h (para participação de crianças até 12 anos), das 13h às 15h e das 16h às 18h (maiores de 12 anos), para que o público possa aprender a criar seus próprios cartões para presentear amigos e familiares.

Do dia 14 a 17 de dezembro, o ateliê será dedicado aos cartões italianos, que traduzem a cultura natalina da Itália, com estética e linguagem clássicas, baseada nas tradições cristãs. Entre 21 e 23, um Natal mais tropical, colorido e irreverente entra em cena, com os cartões brasileiros. A participação é gratuita e as vagas são limitadas a 20 pessoas por horário, sem necessidade de inscrição prévia.

Quarta a sábado

14 a 17/dez | 10h às 12h (crianças até 12 anos); 13h às 15h e 16h às 18h (maiores de 12 anos)

21 a 23/dez | 10h às 12h (crianças até 12 anos); 13h às 15h e 16h às 18h (maiores de 12 anos)

Entrada gratuita

Vagas limitadas a 20 pessoas por horário, não é necessária a inscrição.

A programação de dezembro da Casa Fiat de Cultura conta também com apresentações de música.

No dia 16 de dezembro, a partir das 19h30, quem visitar o Presépio da Casa Fiat de Cultura poderá participar da apresentação da cantora Sílvia Negrão no Café Frau Bondan. Acompanhada do músico Clóvis Aguiar no teclado, Sílvia apresenta repertório da música popular brasileira e internacional.

No dia 18 de dezembro, às 11h, o Coral SESIMINAS se apresenta na Capela de Santana, no último concerto do programa Música na Capela de 2016, com repertório especial de Natal.

Para encerrar a programação, o Coral da Copasa apresenta concerto de Natal na escada principal da Casa Fiat de Cultura, no dia 21 de dezembro, quarta-feira, às 19h30.

No período entre o Natal e o Réveillon, nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro, sempre às 16h, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura fará sessões de contação de história e poesia de grandes nomes da literatura nacional para inspirar a virada de ano de crianças e famílias. No dia 27, terça-feira, será declamada a Mensagem de Ano Novo de Cora Coralina. Na quarta-feira a obra de Luis Fernando Veríssimo será homenageada, com a crônica “Ano Novo”. Na quinta e na sexta-feira, serão recitados os poemas “Passagem de ano” e “Feliz olhar novo”, de Carlos Drummond de Andrade. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas a 20 pessoas por horário, sem necessidade de inscrição prévia.

Terça a sexta

27/dez | 16h | Mensagem de Ano Novo, de Cora Coralina

28/dez | 16h | Ano Novo, de Luis Fernando Veríssimo

29/dez | 16h | Passagem de ano, de Carlos Drummond de Andrade

30/dez | 16h | Feliz olhar novo, de Carlos Drummond de Andrade

Entrada gratuita

 

Vagas limitadas a 20 pessoas por horário, não é necessária a inscrição prévia.

Após grande sucesso em 2015, o Natal de Belo Horizonte ganha, mais uma vez, o Presépio da Casa Fiat de Cultura, no Circuito Liberdade. Em tamanho natural e feita com materiais reutilizados, a instalação foi criada sob curadoria do artista plástico Leo Piló, referência em arte com sustentabilidade, e em colaboração com o próprio público, que participou de ateliês abertos em novembro. Em 2016, uma das grandes novidades propostas por Leo Piló é o material utilizado para a construção das peças e adereços: o alumínio. Com o novo material, a Casa Fiat de Cultura apresenta um presépio futurista, em que os personagens estão inseridos em uma espécie de espaço sideral metalizado. A versatilidade do alumínio, considerado nobre na reciclagem pela perenidade e pelo não envelhecimento, inspirou o artista a criar um presépio igualmente rico, precioso e com todos os detalhes e texturas permitidos pela matéria-prima. A visitação estará aberta entre os dias 30 de novembro e 6 de janeiro.

Até 6 de janeiro/2017

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning