Como Chegar

Você também pode incentivar a arte

Incentive atividades culturais e multiplique conhecimento, escolhendo o destino de seu Imposto de Renda.

Doando parte de seu Imposto de Renda, você se torna um apoiador ativo na promoção de iniciativas culturais sem fins lucrativos, como, por exemplo, a Casa Fiat de Cultura.

A Casa Fiat de Cultura oferece uma programação 100% gratuita, marcando presença na agenda cultural com temáticas voltadas para os mais diversos públicos. Em quase 15 anos de atividades, são:

  • 60 exposições com obras de consagrados artistas brasileiros e internacionais e de artistas que despontam na cena contemporânea
  • mais de 2.000 obras de arte apresentadas
  • 2,7 milhões de visitantes
  • 550 mil participantes em atividades educativas
  • 5.000 pessoas com necessidades específicas atendidas

Além da realização de palestras, oficinas, ateliês abertos, visitas mediadas, passeios culturais, cursos e concertos de música.

Ao participar do Programa Amigos da Casa, você contribui para que esses números cresçam, gerando a ampliação do acesso a experiências culturais, artísticas e educacionais e promovendo o desenvolvimento humano e social.

Navegue no menu à esquerda para saber mais.

Pessoa Física

  • 30% de desconto na compra de catálogos das exposições.
  • Visitas mediadas em grupo em todas as exposições.
  • Atendimento a grupos e instituições educacionais ou sociais indicadas pelo participante.
  • Boletim exclusivo com informações sobre o andamento da programação.
  • Menção do nome do participante no site da Casa Fiat de Cultura (mediante autorização prévia).

Pessoa Jurídica

As contrapartidas específicas são definidas de acordo com as cotas de patrocínio. Entre as possibilidades, estão os seguintes benefícios:

Relacionamento

  • Utilização dos espaços da Casa Fiat de Cultura para eventos. 
  • Visitas exclusivas às exposições a públicos convidados.
  • Reservas de convites para a programação cultural (dentro do limite estabelecido por evento).
  • Atendimento a grupos e instituições educacionais ou sociais indicadas pelo patrocinador.

Marketing 

  • Possibilidade de desenvolvimento de ações de Marketing de acordo com as políticas da Casa Fiat de Cultura.

Visibilidade

  • Inserção de logo do patrocinador nas mídias digitais da Casa Fiat de Cultura.
  • Inserção de logo do patrocinador em peças gráficas de divulgação.
  • Menção do patrocinador no release de divulgação à imprensa.
  • Possibilidade de comunicações dirigidas, com exclusividade, ao público de interesse do patrocinador.

A Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei 8.313 de 23 de dezembro de 1991, permite que pessoas físicas e jurídicas possam investir em iniciativas culturais a partir de destinação de uma parcela do Imposto de Renda.

Por meio do Plano Anual Casa Fiat de Cultura 2021 – PRONAC nº 204095, as atividades de arte-educação aprovadas pelo Ministério da Cidadania estão habilitadas a receber sua contribuição.

Ser um Amigo da Casa é uma oportunidade de se envolver ativamente com as ações socioculturais de um dos mais respeitados centros culturais do país e ampliar o acesso de cada vez mais pessoas à insubstituível experiência de frequentar um espaço de arte.

Entenda como fazer parte dos Amigos da Casa:

Pessoa Física

1. Para participar, é necessário que você utilize o Modelo Completo de Declaração.

2. Verifique qual será o provável valor do Imposto de Renda devido, usando como referência o valor apurado na declaração do ano anterior. Calcule 6% sobre este valor: este é o limite aproximado que você poderá abater na próxima declaração, se não houver grande alteração em seus rendimentos e em suas despesas dedutíveis.

Importante: o limite de 6% é em conjunto com outras doações eventualmente efetuadas a projetos sociais, esportivos e outros previstos em lei.

Para mais informações, clique na aba “Como calcular o valor a ser destinado?” no menu à esquerda.

3. Até o dia 30 de dezembro de 2021, efetue sua doação depositando diretamente na conta do projeto cultural da Casa Fiat de Cultura, aprovado pelo Ministério da Cidadania. Os dados são:

Nome: Plano Anual da Casa Fiat de Cultura

CNPJ: 02.094.828/0002-62

Banco: Banco do Brasil (código 001)

Agência: 2659 – X

Conta corrente: 5795-9

ATENÇÃO PARA A CORRETA IDENTIFICAÇÃO DO DEPÓSITO:

Finalidade: DOAÇÃO COM INCENTIVO FISCAL

O depósito deve ser efetuado através de uma conta corrente bancária do doador ou de seus dependentes incluídos em sua Declaração de Imposto de Renda, não sendo válidos depósitos efetuados através de contas correntes de terceiros.

4. O comprovante de depósito deverá ser enviado à equipe administrativa da Casa Fiat de Cultura por meio do e-mail casafiat@fcagroup com o assunto “Doação”.

5. A Casa Fiat de Cultura encaminhará a cada doador o recibo de doação — denominado Recibo de Mecenato — que deverá ser incluído em sua Declaração de Imposto de Renda no Modelo Completo – Ficha “Doações Efetuadas”. O recibo é o documento oficial comprobatório de que parte do seu Imposto de Renda foi destinado a um projeto cultural.

Seguiu todos os passos? Pronto, agora você faz parte dos Amigos da Casa!

Pessoa Jurídica

1. Para participar, é necessário que a empresa adote o Regime de tributação do LUCRO REAL. Para mais informações, clique na aba “Como calcular o valor a ser destinado?” no menu à esquerda.

2. Envie um e-mail para casafiat@fcagroup.com.

Pessoa Física

Verifique qual será o provável valor do Imposto de Renda devido, usando como referência o valor apurado na declaração do ano anterior. Calcule 6% sobre este valor: este é o limite aproximado que você poderá abater na próxima declaração, se não houver grande alteração em seus rendimentos e em suas despesas dedutíveis.

Importante: o limite de 6% é em conjunto com outras doações eventualmente efetuadas a projetos sociais, esportivos e outros previstos em lei.

Pessoa Jurídica

1. Para que o valor do patrocínio represente uma dedução do Imposto de Renda Devido, é necessário que a empresa adote o regime de tributação LUCRO REAL

2. A alíquota de Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas é 15% + 10% de adicional. O limite para dedução do valor do patrocínio é 4% do Imposto de Renda devido à alíquota de 15%, ou seja, sem considerar o adicional.

Importante: o limite de 4% deve ser considerado em conjunto com outras doações eventualmente efetuadas a projetos audiovisuais.

Há mais de uma década, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural, ao apresentar gratuitamente, em Belo Horizonte, 60 exposições com obras de ícones da história da arte mundial e nacional, como Caravaggio, Chagall, Rodin, Aleijadinho, Amilcar de Castro, Tarsila do Amaral, e de artistas que despontam no cenário da arte contemporânea.  Entre os objetivos da Casa Fiat de Cultura estão a valorização do patrimônio, a circulação dos bens culturais, a formação de público e a difusão das culturas brasileira e mundial.

Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve uma programação paralela — com ciclo de palestras, cursos, concertos musicais, oficinas e ações educativas — que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2,7 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 550 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências enriquecedoras ao público.

Desde 2014, a Casa Fiat de Cultura está instalada no histórico edifício do Palácio dos Despachos, onde passou a integrar o Circuito Liberdade — um dos mais importantes complexos culturais do país — e pôde ampliar a sua atuação e contribuição para o acesso à produção artística brasileira e internacional e para a promoção do desenvolvimento humano e social.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning