Como Chegar

MÚSICA NA CAPELA: CORAL MUSICANTO

No dia 30 de abril, a Casa Fiat de Cultura realiza mais uma apresentação do programa “Música na Capela”, que há dois anos traz diversos corais à Capela de Santana, de modo a encantar o público com interpretações de músicas eruditas e populares. O convidado para a próxima edição é o Coral Musicanto, que se apresenta sob regência de Divino Francisco de Castro, fundador do grupo. O concerto começa às 11h, tem duração aproximada de uma hora e entrada gratuita, com espaço sujeito a lotação (80 lugares).

O Coral Musicanto abre o repertório com dois grandes compositores europeus, o italiano Giuseppe Verdi e o alemão Hans Leo Hassler. As primeiras músicas são “La Vergine Degli Angeli”, trecho da ópera La forza del destino, e “Va Pensiero”, fragmento de Nabucco, ambas de Verdi, acompanhadas por um trecho da Missa Secunda de Hassler: a “Kyrie Eleison”. No que se refere às composições nacionais, o coral apresenta obra do período colonial mineiro, a “Ave Maris Stella”, do Padre José Maurício Nunes Garcia, e, em seguida, dedica-se a temas populares, como “Ponta de Areia” e “San Vicente”, de Milton Nascimento, e “Pátria Minas”, do violinista e compositor belo-horizontino Marcus Viana. O coral encerra a apresentação com um dos maiores compositores de música clássica da história, o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, ao interpretar um trecho de Requiem: “Lacrimosa”.

Iniciado em 2015, o “Música na Capela” busca ampliar o conhecimento e a formação musical do público, com apresentações gratuitas de excelentes coralistas. O programa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, CNH Industrial Capital, New Holland Construction e Banco Safra, e apoio do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Fundador e regente do Coral Musicanto, Divino Francisco de Castro se formou em Regência em cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O maestro também é professor de Percepção Musical e Teclado no Centro Cultural Espaço das Artes de Contagem.

Criado há 19 anos, o Coral Musicanto é formado por jovens e adultos do município de Contagem e cidades adjacentes. Ao todo, são 30 coralistas, que interpretam obras eruditas, folclóricas, clássicas, gospel e populares. O grupo já participou de festivais nacionais e internacionais e seu principal objetivo é levar às comunidades o conhecimento sobre música, sobretudo, do canto coral.

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

Música na Capela de Santana da Casa Fiat de Cultura
30 de abril de 2017, domingo, às 11h
Coral Musicanto
Divino Francisco de Castro 

Entrada Gratuita
Espaço sujeito à lotação (80 lugares)

 

Programa

– La Vergine Degli Angeli – Ópera La forza del destino – Giuseppe Verdi

Solista: Cristina Gusmão – Pianista: Douglas Niso

– Va Pensiero – Ópera Nabucco – Giuseppe Verdi

– Kyrie Eleison – Missa Secunda – Hans Leo Hassler

– Ave Maris Stella – Padre José Maurício Nunes Garcia

– Ponta de Areia – Milton Nascimento e Fernando Brant

– San Vicente – Milton Nascimento e Fernando Brant

– Pátria Minas – Marcus Viana

Solistas: Alvimar Santos e Jorgito Rezende

– Romaria – Renato Teixeira

– Boiadeiro – Luiz Gonzaga

Solista: Magno de Oliveira

– Lacrymosa – Requiem – Mozart

 

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura
www.circuitoculturalliberdade.com.br

 

Informações para a imprensa
Personal Press
Polliane Eliziário – polliane.eliziario@personalpress.jor.br – (31) 99788-3029

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning