Como Chegar

VII Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais

O VII Seminário da Imigração Italiana abordará os temas da nova migração italiana para o Brasil, a genealogia como instrumento para o estudo da imigração e a participação dos imigrantes da Primeira Guerra Mundial.

Na abertura do seminário, o Prof. Emílio Franzina, um dos maiores conhecedores da história da emigração italiana no mundo, lança a primeira edição de: “Entre duas Pátrias: A História dos combatentes Ítalo-Brasileiros na Primeira Guerra Mundial”, fruto de uma longa pesquisa acadêmica em documentos familiares, cartas e vários outros registros. O livro mostra uma parte desconhecida da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, quando aproximadamente 12 mil brasileiros de descendência italiana se alistaram em um exército que deveria ser de seus ancestrais. Não eram obrigados a se alistar, mas foram defender a Pátria que era de seus pais e muitos morreram por ela, com a farda do exército italiano.

Uma outra pesquisa de relevância a ser apresentada terá como tema  “A Nova Migração Italiana para o Brasil: a Realidade do Censo e os Dados do Projeto ‘Nuovi Arrivati’.  Trata-se de um grande número de italianos que, a partir da crise econômica européia iniciada em 2008, passam a considerar a possibilidade de uma vida ou de um período transitório fora do País e o Brasil tem sido uma das melhores opções na América Latina. As dificuldades enfrentadas, o desconhecimento da realidade brasileira, a barreira do idioma, a falta de informações confiáveis são alguns dos problemas que afetam os recém-chegados em sua integração, como nos mostrará o Prof. Pier Francesco de Maria, Pesquisador do Observatório das Migrações São Paulo.

Logo após, descendentes de Imigrantes Italianos da Associação Colônia Viva apresentarão o Roteiro Turístico Rural em São João Del-Rei com o objetivo de divulgar a cultura e a gastronomia local, valorizando o homem do campo e  gerando oportunidades de renda, evitando assim o êxodo rural e fortalecendo a agricultura familiar. O projeto de agroturismo é bem difuso no sul do país, onde a presença italiana é marcante, mas único no estado de Minas Gerais.

Encerrando as atividades, o pesquisador e genealogista Stanley Savoretti de Souza  discorrerá sobre A Genealogia como Instrumento para o Estudo da Imigração, onde as lembranças do passado de gerações de descendentes das famílias de imigrantes ou de grupos de imigrantes nos revelam fatos e movimentos sociais e históricos por eles vividos, recompondo a memória de nossa história e da imigração.

O evento será gratuito e aberto ao público em geral e é promovido pelo COMITES MG (Comitato degli Italiani all’Estero de Minas Gerais), CGIE (Consiglio Generale degli Italiani all’Estero), ACIBRA MG (Associação de Cultura Ítalo brasileira de Minas Gerais) e Ponte entre Culturas, com o patrocínio do Consulado da Itália em Belo Horizonte e apoio da Casa Fiat de Cultura.

9h
Credenciamento

9h30
Abertura do VII Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais

10h
PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL: IMIGRAÇÃO E MEMÓRIA
Apresentação do livro
Mediadora: Aurora Russi, Cônsul da Itália em Belo Horizonte.
Conferencista: Prof. Dr. Emilio Franzina – Universidade de Verona (Itália) e Fundador e Diretor do Arquivo Histórico da Emigração Italiana.
Tema: A PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL. “ENTRE DUAS PÁTRIAS: A HISTÓRIA DOS COMBATENTES ÍTALO- BRASILEIROS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL”.
Debatedor: Anísio Ciscotto, Historiador e Presidente da ACIBRA MG.
Tradução simultânea: Mônica de Sanctis.

11h30
Lançamento e autógrafos do Livro do Prof. Franzina
Tarde Intervalo para o Almoço 13h30
IMIGRAÇÃO ITALIANA: PASSADO E PRESENTE
Mediador: Prof. Dr. Duval Magalhães Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenador do Observatório de Migrações Internacionais do Estado de Minas Gerais.
Conferencista: Prof. Pier Francesco de Maria – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador do Observatório das Migrações São Paulo.
Tema: A NOVA MIGRAÇÃO ITALIANA PARA O BRASIL: A REALIDADE DO CENSO E OS DADOS DO PROJETO ‘NUOVI ARRIVATI’
Debatedora: Silvia Alciati, Representante Brasil no CGIE – Conselho Geral dos Italianos no Exterior.

15h
Pausa café

15h30
COLÔNIA VIVA: Vivência e Memória – São João del Rei
Representantes da Associação Colônia Viva – Depoimento e vídeo. A Associação Colônia Viva é composta por descendentes de Imigrantes Italianos, criou um Roteiro Turístico Rural em São João Del Rei com o objetivo de divulgar a cultura e a gastronomia local, valorizando o homem do campo e gerando oportunidades de renda, evitando assim o êxodo rural e fortalecendo a agricultura familiar. 16h
GENEALOGIA: ORIGENS E MEMÓRIAS
Mediadora: Silvia Alciati, CGIE – Conselho Geral dos Italianos no Exterior.
Conferencista: Stanley Savoretti de Souza – Pesquisador e genealogista. Bacharel em Direito pela Universidade FUMEC. É associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; do Colégio Brasileiro de Genealogia e da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP.
TEMA: A GENEALOGIA COMO INSTRUMENTO PARA O ESTUDO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA.

16h30
Perguntas e debate

17h
Encerramento

VII Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais
3 de junho de 2017
9h às 17h
Inscrições pelo e-mail seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com
Informações: (31) 99781-1938 / 99680-0109
Entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning