Palestra “Mary Vieira”, com Malou von Muralt

Palestra “Mary Vieira”, com Malou von Muralt

MALOU VON MURALT APRESENTA PALESTRA SOBRE A ESCULTORA MARY VIEIRA NA CASA FIAT DE CULTURA

No centro de Belo Horizonte, mais precisamente na Praça Rio Branco – localizada em frente à Rodoviária – está uma das mais representativas obras da escultora Mary Vieira: o monumento “Monovolume: liberdade em equilíbrio”, muitas vezes esquecido na correria diária da capital mineira. A especialista na obra da escultora, Malou von Muralt, realiza a palestra “Mary Vieira”, no dia 1º de julho, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura. Será abordada a vida e obra da escultora, com especial atenção às obras da artista no espaço público. A palestra é gratuita e sujeita à lotação (200 lugares)

O interesse de Mary Vieira pela arquitetura remonta à década de 40, período de profunda renovação artística e cultural na capital mineira impulsionada pelo então Prefeito Juscelino Kubitschek. A inauguração da Pampulha e a Exposição de Arquitetura Antiga e Moderna (Brazil Builds) trazida por JK para Belo Horizonte em 1944, foram marcos importantes na formação da então aluna de Guignard. A construção de Brasília, na década seguinte, para a qual, inclusive, contribuiu de várias formas, teve grande significado na vida da artista. Era este Brasil moderno que Mary Vieira trazia dentro dela, o Brasil no qual acreditava e que defendia mundo afora.

Construída em 1982, a pedido do então prefeito Maurício Campos, a Praça Rio Branco (ou “Praça-monumento: liberdade em equilíbrio”, como a escultora preferia chamar) tem suas raízes nesta tradição da “síntese das artes”. Esta obra monumental inaugura num gesto de extraordinária audácia a sobriedade formal da arte concreta no coração da cidade.

Baseada em rico material iconográfico, a palestra propõe apresentar e explicitar o projeto original de Mary Vieira. Qual o significado desta praça? Qual a proposta? Que recepção teve à época e qual é a aceitação hoje? Seria possível conseguir o seu restauro e garantir a sua posterior manutenção?

A escultora tem obras representativas na Suíça, em São Paulo, Poços de Caldas, Ouro Preto, Araxá, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para Malou von Muralt uma coisa é certa: “a Praça Rio Branco, em Belo Horizonte, com sua obra monumental ‘Monovolume : liberdade em equilíbrio’, é o derradeiro e mais vultoso projeto urbanístico de Mary Vieira, uma verdadeira declaração de amor a Minas Gerais”.

 

Mary Vieira

Mary Vieira (São Paulo SP 1927 – Basiléia, Suíça 2001) foi uma importante escultora e professora. Cursou desenho e pintura na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte. Realizou pesquisas sobre o movimento e a dinâmica das formas e produziu, em 1948, suas primeiras esculturas eletromecânicas e um conjunto de trabalhos em madeira intituladoMultivolumes. A partir de 1949, produziu os primeiros Polivolumes. Muda-se, em 1951, para a Suíça, onde realizou curso de aperfeiçoamento com Max Bill (1908 – 1994). Participou, em 1954, na Suíça, a convite de Max Bill, da última exposição do Grupo Allianz, constituído por artistas voltados a tendências construtivistas. Nesse ano, inicia atividades em design gráfico, e cria, entre outros trabalhos, o cartaz para a mostra Brasilien Baut [Brasil Constrói], realizada em Zurique, em 1954, da qual também participa com oito obras. A partir de 1966, torna-se professora da Escola Superior de Arte, Técnicas de Planejamento Gráfico e Desenho Industrial, da Universidade da Basiléia, Suíça. A partir de 1970, realizou uma série de obras monumentais na Suíça e no Brasil, como PolivolumePonto de Encontro, para o Palácio Itamaraty, em Brasília. A escultora faleceu em 2001, na Suíça.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

A CASA FIAT DE CULTURA NÃO FUNCIONARÁ NO DIA 29 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590