Palestrante

    Palestrante

    Malou von Muralt é estudiosa das relações culturais entre a Suíça e o Brasil, com ênfase na questão da identidade brasileira. Temas pesquisados: Descobrimento do Brasil, História do Brasil, Pau-Brasil, Modernismo. Idealizou e coordenou o Vº Centenário do Brasil na Suíça. Em 2001, recebe, na Embaixada do Brasil em Berna, a Ordem do Rio Branco. A partir de 2002, estuda o movimento de arte concreta e a relação entre Max Bill e o concretismo brasileiro, tendo realizado inúmeras entrevistas com protagonistas do movimento.

    Em 2004, realiza consultoria e pesquisa para a exposição « Mary Vieira – o tempo do movimento » (CCBB 2005) com curadoria de Denise Mattar. Em 2005, cria em São Paulo o núcleo de pesquisa Mary Vieira, dando continuidade à pesquisa na Suíça e no Brasil. De 2006 a 2008, promove e acompanha o restauro do “intervolume: flexibeton” (1975) de Mary Vieira nos jardins do Hospital Municipal da Basiléia (Bürgerspital Basel).

    Em Belo Horizonte, promove junto às autoridades municipais o restauro da Praça Rio Branco, de autoria de Mary Vieira. Há dez anos, organiza e coordena rico acervo documental e iconográfico sobre a vida e a obra de Mary Vieira. Atualmente, profere palestras na Suíça (Museum Tinguely, Rappaz Museum) e no Brasil (Escola Guignard) e prepara a biografia da artista mineira. Paralelamente, trabalha com assessorias de curadoria e consultorias para historiadores de arte, pesquisadores, museus, galerias, colecionadores e curadores.

    Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
    Tel: +55 (31) 3289-8900
    Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
    Visitas agendadas sob consulta

    TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

    Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

    Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

    Plano Anual Casa Fiat de Cultura
    2024 – PRONAC 234590