Programa Educativo

A GRAVURA EM EVIDÊNCIA NA CASA FIAT DE CULTURA

Oficinas, visitas temáticas e minicursos fazem parte do Programa Educativo da exposição “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea

Além de conhecer o curioso universo norueguês, o visitante da exposição Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea na Casa Fiat de Cultura” tem a oportunidade de aprofundar-se no processo de produção de gravura, expressão artística em evidência na Noruega e na mostra que fica em cartaz até o dia 25 de outubro. Para isso, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura preparou oficinas, visitas temáticas e minicursos que promovem uma experiência que vai além das galerias e da sala de aula. O público em geral pode participar de atividades, para todas as idades, que envolvem xilogravura, estêncil, isoporgravura, stick art, carimbo, monotipia, frotagem e muito mais. Todas as atividades são gratuitas.

A coordenadora do Programa Educativo da exposição, Clarita Gonzaga, explica que a ideia é trabalhar a gravura como importante expressão artística. “Muitos veem a gravura apenas como uma forma de reprodução de imagem, sem considerar que ali está presente um fazer artístico que requer uma dedicação do artista com um resultado arrebatador. Com as oficinas, visitas e minicursos, vamos trabalhar técnicas mais simples, mas que contextualizam muito bem tanto a gravura quanto os temas que envolvem a Noruega”, acrescenta.

Na mostra “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea na Casa Fiat de Cultura”, o Programa Educativo abordará três eixos diferentes. Os dois primeiros – “Noruega: mitologia, história e cultura” e “Natureza, paisagem e cor local” – buscam contextualizar o público quanto aos aspectos históricos, culturais e artísticos do país escandinavo, além de quebrar estereótipos que povoam o imaginário do público. Já “Artes e artistas: técnicas de gravura” apresenta, a partir das obras expostas na mostra, as técnicas usadas pelos artistas, além de revelar suas motivações em temáticas e estilos. “Dessa forma, o visitante sai das galerias com uma bagagem completa de informações acerca da exposição, que apresenta questões tão distantes da cultura brasileira”, afirma a educadora.

Entrada Gratuita

Inscrições: 3289-8910

Exposição “Re-Conhecimento – A gravura norueguesa contemporânea”

Até 25 de outubro de 2015

Casa Fiat de Cultura

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

A CASA FIAT DE CULTURA NÃO FUNCIONARÁ NO DIA 29 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590