CICLO DE PALESTRAS “FORMAS DO MODERNO”, COM A CURADORA VALÉRIA PICCOLI

CICLO DE PALESTRAS “FORMAS DO MODERNO”, COM A CURADORA VALÉRIA PICCOLI

CASA FIAT DE CULTURA DÁ INÍCIO AO CICLO DE PALESTRAS DA EXPOSIÇÃO FORMAS DO MODERNO

Curadora Valéria Piccoli traça um panorama da história da arte moderna brasileira

Dando início ao Ciclo de Palestras da exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção da Fundação Edson Queiroz”, na próxima quarta-feira, 9 de março, a curadora da mostra, Valéria Piccoli, apresenta ao público a história do modernismo no Brasil, a partir do conteúdo da exposição. A palestra “Formas do Moderno” será realizada às 19h30, no espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. (200 lugares).
Desde o século XIX, um dos mais importantes desafios apresentados aos artistas brasileiros foi a formulação de uma arte verdadeiramente nacional. E os modernistas não se furtaram a esse debate. Eles ambicionaram promover a fusão entre a linguagem internacional do modernismo europeu e uma temática essencialmente brasileira.

Tendo como ponto de partida as diferentes temáticas e linguagens abordadas pelos artistas em exposição, a curadora-chefe da Pinacoteca de SP, Valéria Piccoli fará um panorama da arte moderna brasileira, contemplando o período de aproximadamente 50 anos que a mostra abarca. As obras refletem a busca dos artistas pela tão almejada “modernidade”. Valéria explica que “mais que um desejo flagrante de atualizar o sistema artístico brasileiro e equipará-lo ao europeu, este conjunto de obras evidencia os vários sentidos que a noção de modernidade assume para os artistas brasileiros. A essas várias formas de ser moderno é que o título da mostra faz alusão”, completa.

Na palestra, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais das diferentes gerações modernistas e suas propostas, assim como descobrir um pouco da história de vida dos artistas brasileiros, como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Segall, Guignard, Victor Brecheret, Cícero Dias, entre outros. A curadora abordará também aspectos e estruturas formais presentes nos trabalhos dos artistas, explicando as composições dos núcleos nos quais a exposição é organizada.

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração de cerca uma hora meia, elas são ministradas por renomados especialistas da arte.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590