3ª edição do Ciclo de Palestras Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura

3ª edição do Ciclo de Palestras Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Fundação Torino e o Consulado Italiano em Belo Horizonte, realiza a 3ªedição do Ciclo de Palestras “Quartas Italianas”, que apresenta marcos da cultura e da história italiana que influenciaram o pensamento e o contexto artístico mundiais. Para dar início, a especialista em literatura italiana Daria Perseo apresenta a palestra “As vanguardas históricas e o futurismo”, no dia 30 de março. Especialistas da Fundação Torino em história, música e artes plásticas, também abordarão sobre a 1ª Guerra Mundial, Giorgio de Chirico, Vivaldi.  O Ciclo integra a programação dos 10 anos da Casa Fiat de Cultura. As palestras são realizadas sempre às 19h30, sujeitas à lotação (200 lugares) e contam com tradução simultânea.

Daria Porseo explicará o conceito de vanguarda em literatura e a criação do movimento futurista na Itália, focando sobre os maiores exponentes do movimento na literatura e na arte em geral. Entre os artistas analisados estão Marinetti, Balla, Boccioni, Palazzeschi em que a palestrante apresentará as rupturas totalmente inovadoras propostas por eles. Além disso, também serão analisadas as características dos manifestos e dos poemas futuristas ligados também às pinturas e músicas deste período. “O futurismo conseguiu ultrapassar seu tempo e visualizar os ideias de hoje. Marinetti, por exemplo, já dizia que o homem do futuro iria ansiar conhecer tudo o que está acontecendo o tempo todo, com fome de informação, e vivemos isso na atualidade”, ressalta a palestrante.

No dia 13 de abril, ​Riccardo Cassoli apresenta palestra sobre “A Grande Guerra: causa e fatos bélicos da 1ª Guerra Mundial”, enquanto no dia 18 de maio, o especialista em história da arte, Luciano Sepulveda, aborda sobre a obra do artista Giorgio De Chirico. Para encerrar esta edição, a especialista em música Clarissa Sudano, fala sobre um dos mestres da música clássica italiana: Antonio Vivaldi.

As “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura” estimulam o público a se aprofundar em temáticas relevantes da cultura italiana. Todas as palestras contam com renomados profissionais da Fundação Torino, instituição que contribui na difusão da cultura italiana no Brasil, e apoio do Consulado Italiano em Belo Horizonte.

 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590