O Palestrante

O Palestrante

Marcello Veneziani é considerado uma das principais referências do pensamento relacionado à tradição e à identidade comunitárias. É autor de vários ensaios sobre filosofia, história das ideias e literatura civil, publicados com os maiores editores italianos. Entre suas publicações, destacam-se “Processo ao Ocidente”, dedicada à sociedade global e seus inimigos, “A Revolução conservadora na Itália”, “Comunitário ou Liberal”, “De pai para filho”, “Um elogio da tradição”, também traduzido no Brasil e, em seguida, “A derrota das ideias”, “Os vencidos, sobre os perdedores da globalização”, “Contra os bárbaros”, que aborda o tema do choque de civilizações”, “ A derrocada de 68”, e mais recentemente “Deus, Pátria e Família depois do declínio”.

Entre as suas obras mais relacionadas a temas existenciais, com perfil filosófico e literário, é possível ressaltar “Vita Natural Durante” e “A esposa invisível”, uma viagem carnal e metafísica através das figuras femininas. Sua obra filosófica mais desafiadora é “Amor feito, a vida entre o acaso e o destino”. Nos últimos meses, foi publicado “Carta aos italianos”.

Nascido em Bisceglie, no sul da Itália, vive atualmente em Roma. Fundou e dirigiu jornais semanais e revistas culturais, escreveu para alguns dos principais jornais italianos e preside comitês científicos e fundações culturais.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590