Palestra “Paisagem, arte e conservação ambiental”, com Lucas Sigefredo

Palestra “Paisagem, arte e conservação ambiental”, com Lucas Sigefredo

CICLO DE PALESTRAS DA EXPOSIÇÃO “YARA TUPYNAMBÁ – PINTANDO A NATUREZA”, RECEBE LUCAS SIGEFREDO, DIRETOR DO JARDIM BOTÂNICO INHOTIM

“Paisagem, arte e conservação ambiental” é o tema do próximo encontro do ciclo de palestras da exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza na Casa Fiat de Cultura”, na próxima quarta-feira, 13 julho, às 19h30, no espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura.  Na ocasião, o diretor do Jardim Botânico Inhotim, Lucas Sigefredo, apresenta ao público uma reflexão sobre a estética do universo botânico, sua interpretação e sensibilização para uma possível mudança de posicionamento frente ao ambiente natural.  A entrada é gratuita e está sujeita à lotação do espaço (250 lugares).

“Os jardins são fonte geradora de alimentos, de inspiração e de outras matérias que constituem o humano e nutrem os ciclos vitais. Percebemos que deles emanam condições fundamentais para a existência da vida. O entendimento sobre os elementos funcionais e estéticos que o compõem possibilitam a reorganização do universo botânico de maneira a propiciar experiências estéticas transformadoras. Formas, volumes, texturas e cores, combinados de maneira integrada se configuram como chaves para a sensibilização, a formulação da consciência e as mudanças de posicionamento frente a natureza à qual pertencemos. Interpretá-los é tarefa prazerosa e recompensadora”, destaca Lucas Sigefredo.

A reserva de Inhotim é um dos quatro ecossistemas representados na mostra “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”. Sob curadoria da própria artista, a mostra reúne 48 obras e é dividida em quatro séries significativas: “Vale do Tripuí”, “Rio Doce”, “Serra do Cipó” e “Inhotim”. Com pesquisa apurada e observação in loco de cada paisagem reproduzida, os quadros vão além da arte e são um trabalho documental da flora mineira. A cada pincelada, é possível admirar as belezas da natureza mineira, eternizadas em belas telas, criadas recentemente pela artista, entre os anos de 2005 e 2016. As obras pertencem ao acervo da própria artista e a coleções particulares, e foram produzidas em acrílica sobre tela.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590