Como Chegar

Quartas Italianas – O legado da Arquitetura Romana

LEGADO DA ARQUITETURA DE ROMA ANTIGA É TEMA DE PALESTRA NA CASA FIAT DE CULTURA

Arquiteta e professora da Fundação Torino, Ana Paula Ferreira, fala sobre genialidade da arquitetura romana e sua influência nos sistemas de construção até os dias atuais

No dia 25 de outubro, das 19h30 às 21h, a Casa Fiat de Cultura realiza palestra da série Quartas Italianas, que, nesta edição, conta com temas inteiramente voltados para a história e a cultura de Roma, capital da Itália. Formada em Arquitetura e Urbanismo, a professora da Fundação Torino Escola Internacional, Ana Paula Ferreira, apresentará O legado da Arquitetura Romana: elementos arquitetônicos característicos e influências nos sistemas construtivos, mostrando como pontes, aquedutos, arenas, basílicas, teatros, anfiteatros, estradas e redes de esgoto são legados arquitetônicos que atestam a grandiosidade e a genialidade da arquitetura romana. A palestra tem entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares). A distribuição de senhas começa às 18h30.

Desde a sua origem, a cidade de Roma foi submetida à influência de elementos culturais diversos, principalmente das culturas grego-helenística e etrusca. Na arquitetura, tais elementos foram absorvidos, moldados e, muitas vezes, aprimorados, resultando em uma expressão de domínio e singularidade. Caracterizada pela solidez e pela grandiosidade, a arquitetura romana tem seu valor intimamente ligado à estética, à qualidade e principalmente à funcionalidade das edificações.

Aplicando técnicas de construção de arcos, abóbadas e cúpulas em grande escala, por exemplo, os romanos cobriram amplos espaços sem a necessidade de uma sustentação intermediária, executando construções nunca antes vistas. Ampliaram, também, os conhecimentos no uso do concreto, que obtinham da cal, das pedras, da água e da terra vulcânica da cidade vizinha Pozzuoli.

Desde 2015, o programa Quartas Italianas apresenta palestras gratuitas de especialistas em arte, história, música, cinema e literatura italiana. Mais de duas mil pessoas já participaram da iniciativa. Nesta edição são apresentados temas essenciais que envolvem a cidade de Roma: história, arquitetura, religião e arte.

O ciclo de palestras é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Banco Fidis, Fiat Finanças, CNH Industrial, New Holland, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Ana Paula Ferreira de Souza

Ana Paula Ferreira de Souza é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Università degli Studi di Firenze, onde defendeu estudo na área de restauração de monumentos. Atualmente é professora da Fundação Torino Escola Internacional.

Casa Fiat de Cultura

Há 11 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura, que atualmente integra o Circuito Liberdade de Belo Horizonte, e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

 

Fundação Torino

A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 42 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, dentre outros.

SERVIÇO

Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura – 6ª edição

Palestra: O legado da Arquitetura Romana: elementos arquitetônicos característicos e influências nos sistemas construtivos

Professora: Ana Paula Ferreira, professora da Fundação Torino Escola Internacional

Data: 25 de outubro

Local: Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

Horário: 19h30 às 21h

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Distribuição de senhas a partir de 18h30

 

 

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoculturalliberdade.com.br

 

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning