Como Chegar

Música na Capela – Coral Musicanto

CORAL MUSICANTO NA CASA FIAT DE CULTURA

Apresentação faz parte do programa Música na Capela, com interpretações de grandes compositores, do clássico ao popular

 

No dia 22 de outubro, o Coral Musicanto se apresenta na Capela de Santana da Casa Fiat de Cultura, com interpretações de músicas eruditas e populares de grandes compositores, como Mozart, Chopin, Vinicius de Moraes e Tom Jobim. O concerto faz parte do programa Música na Capela, que há dois anos traz corais e orquestras de câmara para apresentações aos domingos pela manhã, uma vez ao mês. O Coral Musicanto tem regência de Divino Francisco de Castro, fundador do grupo, e contará com participação especial do pianista Douglas Alves Niso, do acordeonista Sílvio Morais, do violonista Jonas Morais e da coralista Hsayuri Brant. O concerto será realizado das 11h às 12h e tem entrada gratuita, com espaço sujeito a lotação (80 lugares).

 

O Coral Musicanto abre o repertório com música erudita, que inclui a célebre Ave Maria, de Franz Schubert, e composições de um dos maiores gênios da música clássica, Mozart: Ave Verum Corpus e duas partes de Requiem, Confutatis e Lacrimosa. Em seguida, o pianista Douglas Alves Niso fará um solo, e o coral continua a apresentação com música clássica, como Valsa do Adeus, de Chopin, e uma série de composições populares brasileiras. A interpretação de Boiadeiro, de Luiz Gonzaga, conta com a participação do acordeonista Sílvio Morais e do violonista Jonas Morais, e a apresentação de Eu sei que vou te amar, composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, inclui a coralista convidada, Hsayuri Brant. O grupo encerra o concerto convidando o público a cantar junto aos coralistas a aclamada música Cantores do Rádio, de Lamartine Babo, Alberto Ribeiro e João de Barro.

A próxima apresentação do Música na Capela será realizada no dia 12 de novembro com o Grupo de Câmara Sesiminas.

 

Iniciado em 2015, o Música na Capela busca ampliar o conhecimento e a formação musical do público, com apresentações gratuitas de experientes músicos. O programa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, CNH Industrial Capital, New Holland Construction e Banco Safra, e apoio do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Regente Divino Francisco de Castro

Fundador e regente do Coral Musicanto, Divino Francisco de Castro se formou em Regência em cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Divino também é professor de Percepção Musical e Teclado no Centro Cultural Espaço das Artes de Contagem.

 

Coral Musicanto

Criado há 19 anos, o Coral Musicanto é formado por jovens e adultos do município de Contagem e cidades adjacentes. São mais de 30 coralistas, que interpretam obras eruditas, folclóricas, clássicas, gospel e populares. O grupo já participou de festivais nacionais e internacionais e seu principal objetivo é levar às comunidades o conhecimento sobre música, sobretudo, do canto coral. O coral tem o Apoio da Prefeitura de Contagem, através da Fundação de Cultura do Município de Contagem.

Programa

Primeira Parte

Ave Maria – Franz Schubert (Pianista: Douglas Alves Niso)

Ave Verum Corpus – W. A. Mozart (Pianista: Douglas Alves Niso)

Confutatis (Requiem) – W. A. Mozart (Pianista: Douglas Alves Niso)

Lacrimosa (Requiem) – W. A. Mozart (Pianista: Douglas Alves Niso)

Santo – Jaime Diaz

Padre Nuestro – Jaime Diaz

Más Vale Trocar – Juan del Encina

 

Segunda Parte

Solo do pianista Douglas Alves Niso

Sonatina Opus 100 – Nikolai Kapustin

Valsa do Adeus – Frédéric Chopin

Tenebroso – Ernesto Nazareth

Apanhei-te Cavaquinho – Ernesto Nazareth

 

Terceira Parte

Canção da América – Milton Nascimento – Arranjo: Alexandre Zilahi

Sapato Velho – Roupa Nova

San Vicente – Milton Nascimento e Fernando Brant – Arranjo: Ernani Maletta

Boiadeiro – Luiz Gonzaga e Araújo J. Beltrão

Eu sei que vou te amar – Vinicius de Moraes e Tom Jobim – Arranjo: Carlos Alberto P. Fonseca (Pianista: Douglas Alves Niso)

Cantores do Rádio – Lamartine Babo, Alberto Ribeiro e João de Barro – Arranjo: Alexandre Zilahi (Pianista: Douglas Alves Niso)

 

Participações especiais:

Hsayuri Aparecida Caldeira Brant (coralista)

Sílvio de Morais (acordeão)

Jonas de Morais (violão)

Serviço

 

Música na Capela de Santana da Casa Fiat de Cultura

22 de outubro de 2017, domingo, das 11h às 12h

Coral Musicanto

Regente Divino Francisco de Castro

 

Entrada Gratuita

Espaço sujeito à lotação (80 lugares)

 

 

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

 

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning