Como Chegar

Música na Capela – Coral Sesiminas

CORAL SESIMINAS SE APRESENTA NA CASA FIAT DE CULTURA

Um dos corais mais tradicionais de BH abre temporada do programa Música na Capela com repertório erudito, popular e folclórico

 

No dia 25 de março, a Casa Fiat de Cultura abre a nova temporada do programa Música na Capela convidando o Coral Sesiminas para uma apresentação em seus jardins, dentro da charmosa Capela de Santana, construída no final dos anos 1950 em estilo modernista. Pela primeira vez no Música na Capela, o maestro Felipe Magalhães traz um repertório com composições eruditas, populares e folclóricas, nacionais e estrangeiras. A apresentação será realizada das 11h às 12h e a entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (80 lugares).

A primeira parte do programa é formada por músicas eruditas dos séculos XVII ao XX. O coral inicia a apresentação com a obra sacra Domine Jesu, de Manoel Dias de Oliveira, compositor mineiro do período colonial, e passa por outras composições clássicas, como as dos alemães Johannes Brahms, Der Englische Gruss, e Johann Sebastian Bach, Ária da Suíte nº 3.

A apresentação segue com músicas populares e folclóricas. O público poderá apreciar o trabalho de grandes compositores brasileiros, como Villa Lobos, O Trenzinho do Caipira, Chico Buarque, Minha Canção, e Milton Nascimento, Canção da América. Do folclore brasileiro será interpretada Coco Peneruê, e, do estrangeiro, serão apresentadas Nigum, de Israel, e Merica, Merica, da Itália. Também será interpretada uma importante composição do estilo Negro Spiritual de caráter religioso, que foi herdado dos escravos nos EUA: Climbin’ up the mountain.

Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público oferecendo apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra, e tem o apoio do Sesiminas, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

 

Casa Fiat de Cultura

Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea.

Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestrase de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre.

A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

 

Coral Sesiminas

Um dos mais antigos e tradicionais corais de Belo Horizonte, o Coral SESIMINAS carrega uma história que permeia a própria tradição do estado de Minas Gerais. Desde a sua fundação em 1953, o Coral atua no cenário artístico-cultural, desenvolvendo, em especial, um primoroso trabalho de formação de público para a música.

Maestro Felipe Magalhães

Iniciou os estudos musicais em piano e teoria musical aos nove anos de idade. Em 2008 formou-se bacharel em regência pela UFMG e em 2011 obrteve o diploma superior em regência orquestral pela École Normale de Musique de Paris. Em 2013 concluiu mestrado em musicologia pela Universidade Sorbonne-Paris IV. De volta ao Brasil em 2014, assumiu a direção do Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e esteve à frente de vários outros corais, como os do Centro de Arte Contemporânea Inhotim e o Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes. Atualmente é regente assistente da Orquestra e do Coral Sesiminas.

Programa

 

– M. Dias de Oliveira – Domine Jesu

– J. C. Bach – Aria da Suíte nº 3

– F. Menselssohn – Abschied vom Wald

– A. Bruckner – Tantum Ergo

– J. Brahms – Der englische Gruss

– F. Poulenc e P. Eluard – Belle et Ressemblante

– M. Nascimento e F. Brant – Canção da América

– Folcl. Nordestino – Coco Peneruê

– Folcl. Israelita – Nigum

– H. Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira (arr. Ernani Maletta)

– J. Chaves – Amo-te muito (arr. Afrânio Lacerda)

– F. Buarque de Hollanda – Minha Canção (arr. A. Vieira e Marco Antônio M. Drumond)

– Folcl. Italiano – Merica, Merica (arr. Marco Antônio M. Drumond)

– N. Spiritual – Climbin’ up the mountain

– J. Junior e Luiz Antônio – Lata d’água (arr. Marcos Leite)

Serviço

 

Música na Capela de Santana da Casa Fiat de Cultura

Dia: 25/03

Horários: 11h às 12h

Coral Sesiminas

Maestro Felipe Magalhães

Entrada gratuita

Espaço sujeito à lotação (80 lugares)

Informações:  (31) 3289-8900

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning