Como Chegar

Café Cultural – O café na obra de Portinari e no mundo contemporâneo

UNINDO ARTE E GASTRONOMIA, CASA FIAT DE CULTURA LANÇA O PROGRAMA CAFÉ CULTURAL

Entre uma xícara e outra de café, público conversa com especialistas sobre a cultura de consumo da bebida e sua relação com a obra de Candido Portinari

 

A Casa Fiat de Cultura lança, no dia 17 de maio, o Café Cultural, um programa de bate-papo com temas que unem arte e gastronomia em encontros intimistas no Café da Casa. O palestrante convidado, Renato Falci, e a equipe do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, formada por artistas visuais e historiadoras, abordarão o tema “O café na obra de Portinari e no mundo contemporâneo”. O Café Cultural propõe uma experiência multissensorial, misturando aromas e sabores à conversa, com um momento para degustação de cafés especiais. O evento será realizado das 19h às 21h, com entrada gratuita. Há 40 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla.

Renato Falci, fundador do CooffeeLook, abordará a cultura do café, fazendo uma análise do contexto contemporâneo do consumo da bebida. As educadoras da Casa Fiat de Cultura contribuirão com o tema trazendo a visão do artista Candido Portinari sobre a produção cafeeira no século XX, presente em diversas telas, como “Café” (1935), “Café” (1940) e “Colheita do café” (1957), assim como as memórias de infância do pintor que foi filho de lavradores.

Durante o bate-papo haverá um momento para a degustação de cafés especiais, preparados por Renato Falci, que irá explicar a diferenciação de aromas e sabores de cada bebida. “Queremos que a experiência do Café Cultural seja imersiva, despertando a memória afetiva dos participantes, e que nossa proposta de um programa multissensorial permita a integração de pessoas com necessidades especiais de maneira mais ampla às atividades da Casa Fiat de Cultura”, explica a coordenadora do Programa Educativo, Clarita Gonzaga.

O Café Cultural é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra, e apoio do Café da Casa, CoffeeLook, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

O consumo do café na história contemporânea

Para Falci, do século XIX até os dias atuais, o consumo do café passa por três momentos na história, chamadas “Ondas do Café”. Atribui-se à Primeira Onda do Café o aumento significativo do consumo da bebida em todo o mundo, a partir do final do século XIX e início do século XX, pois após a Crise de 1929 e as duas Guerras Mundiais, cresce a demanda de produtos baratos. A Segunda Onda surge como reação à baixa qualidade e massificação do período anterior, sendo responsável, a partir da década de 1960, pela introdução do conceito de cafés especiais, bem como pela popularização do consumo de café expresso e do consumo da bebida em cafeterias. No século XXI, se inicia a Terceira Onda, que está ligada à percepção do café como produto artesanal, diferenciado por inúmeros atributos que definem sua qualidade, como origem, torra e método de preparo.

 

Portinari e o café

Candido Portinari é conhecido por seu envolvimento com as questões sociais, com destaque para as representações do mundo do trabalho. O café é tema recorrente em sua produção artística durante cerca de 30 anos, retratando o trabalho nas lavouras e as estruturas de trabalho relacionadas ao campo, plantio e colheita do café. No Café Cultural, as educadoras da Casa Fiat de Cultura mostrarão, igualmente, como as pinturas de Portinari evidenciam não apenas sua perspectiva crítica, mas também contêm referências do afeto e da memória de sua infância, uma vez que seus pais foram lavradores, e da relação indissolúvel com sua terra de origem, Brodósqui, em São Paulo.

Renato Falci

Graduado em Comunicação Social, com especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral. Fundador do CoffeeLook, acumulou em sua carreira experiências no desenvolvimento de serviços e produtos em diversos segmentos de mercado. Desde 2009 atua no mercado de cafés especiais com propósito inovador, aplicando conceitos de gestão de projetos, branding, design e marketing digital para o nicho de cafés  especiais. Em sua carreira consta projetos e ações desenvolvidas para: Multi-plan, Shopping Pátio Savassi, Centro do Café de Carmo de Minas, Revista Espresso, Semana Internacional do Café, House Of Food, Horta 31, Urban Arts, Fazenda Paradiso, Museu das Minas e do Metal Gerdau, Café com Letras, Café Cachoeira da Mata, Lavorato A Mano, Have A Coffee e Café da Casa.

 

SERVIÇO

Café Cultural na Casa Fiat de Cultura

Tema: O café na obra de Portinari e no mundo contemporâneo

Com worshop de degustação com Renato Falci

Data: 17 de abril

Local: Café da Casa, na Casa Fiat de Cultura

Horário: 19h às 21h

Inscrições: 11 a 15/05 pelo link: bit.ly/2jTvhVz

Informações:  (31) 3289-8910

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning