Como Chegar

Música na Capela – Coral SESIMINAS

MÚSICA NA CAPELA COM O CORAL SESIMINAS

Convidado pela Casa Fiat de Cultura, um dos corais mais tradicionais de Belo Horizonte apresenta músicas eruditas e populares na Capela de Santana

 

A Capela de Santana recebe o Coral SESIMINAS, convidado pela Casa Fiat de Cultura, para uma apresentação especial que contará com a participação do maestro Felipe Magalhães ao teclado. Esta edição do programa Música na Capela traz um repertório que mistura música erudita, de compositores como Mozart e Bach, e música popular, incluindo o samba brasileiro e o folclore sul-americano. Sob regência do maestro Marco Antonio Maia Drumond, o coral realizará o concerto no dia 24 de junho, das 11h às 12h. A entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (80 lugares).

O Coral SESIMINAS inicia a apresentação com música clássica dos séculos XV ao XIX. O programa é aberto com a obra sacra Domine Jesu, de Manoel Dias de Oliveira, compositor mineiro do período colonial, e continua com músicas europeias. As obras de Bach, Cantata 147 – Jesus, alegria dos homens, e Mozart, Ave Verum, contam com a participação do maestro Felipe Magalhães no teclado. Também serão interpretadas Ave Maria, de Tomás Luis de Victoria, Tantum Ergo, de Anton Brucker, e La Guerre – La Bataille de Marignan, de Clément Janequin.

Na segunda parte do programa, destaque para a música popular.  O público poderá conhecer um pouco dos folclores chileno, em Mi Caballo Blanco, e colombiano, em Velo que Bonito. Com o maestro Felipe Magalhães novamente ao teclado, o coral interpretará Dry Bones, uma composição do estilo Negro Spiritual, herdado dos escravos nos EUA. O concerto é encerrado com o famoso samba Lata d’água, de Luiz Antônio e Jota Júnior.

Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra, e com apoio de Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

Maestro Marco Antonio Maia Drumond

 

Nascido em Belo Horizonte, Marco Antonio começou a estudar música, aos cinco anos de idade, com a educadora Célia Flores Nava. Em 1960, ingressou no curso fundamental de violino da Universidade Mineira de Arte – hoje, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) –, onde frequentou a classe do professor Gabor Buza. Em 1974, foi admitido no curso de graduação em Regência da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudando sob a orientação do maestro Arthur Bosmans. Paralelamente, continuou o curso de violino com seu antigo professor.
Em 1981, obteve bolsa do governo polonês e seguiu para Varsóvia, onde realizou curso de pós-graduação em regência sinfônica e operística na Academia de Música Frederyk Chopin, estudando sob a orientação do maestro Henryk Czyz. Em 1983, em Weimar, frequentou curso de regência sinfônica com o maestro Kurt Mazur. De volta ao Brasil, assumiu, em 1986, a direção artística do Madrigal Renascentista e organizou a Orquestra de Câmara Sesiminas, da qual é regente até os dias hoje. Retornou à Polônia em duas oportunidades para dirigir orquestras como as Filarmônicas de Walbrzych (1986) e de Szczeczyn (1992).

 

Coral SESIMINAS

 

Um dos mais antigos e tradicionais corais de Belo Horizonte, o Coral SESIMINAS carrega uma história que permeia a própria tradição coral do estado de Minas Gerais. Desde a sua fundação em 1953, o Coral atua no cenário artístico-cultural, desenvolvendo, em especial, um primoroso trabalho de formação de público para a música.

PROGRAMA

 

  1. Dias de Oliveira – Domine Jesu
  2. L. da Victoria – Ave Maria
  3. Janequin – La Guerre – La Bataille de Marignan
  4. S. Bach – Cantata 147 – Jesus, alegria dos homens (*)
  5. A. Mozart – Ave Verum (*)
  6. Bruckner – Tantum Ergo
  7. Poulenc – A Peine defigurée

Folcl. Chileno – Mi Caballo Blanco

  1. Shimizu – Souran Bushi

Folcl. Colombiano – Velo que Bonito

  1. Venturini – Espanhola
  2. Spiritual – Dry Bones (*)

Luiz Antônio/Jota Júnior – Lata d’água

(*) Maestro Felipe Magalhães – teclado

SERVIÇO

 

Música na Capela – Casa Fiat de Cultura

Coral SESIMINAS – Maestro Marco Antonio Maia Drumond

Local: Capela de Santana

Data: 24 de junho de 2018 (domingo)

Horário: 11h às 12h

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (80 lugares)

 

 

 Informações

(31) 3289-8900

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning