Como Chegar

Quartas Italianas – A Iconografia de São Francisco na Arte

QUARTAS ITALIANAS – A ICONOGRAFIA DE SÃO FRANCISCO NA ARTE DO PERÍODO MEDIEVAL  AO BARROCO

O italiano Stefano Pepetti, diretor da Pinacoteca Civica Di Ascoli Piceno na Itália, irá falar sobre a exposição “São Francisco na arte de mestres italianos”, da qual é um dos curadores. O palestrante abordará a construção da iconografia de São Francisco de Assis na arte, de período Medieval ao Barroco.

As pinturas de Tiziano, Perugino, Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli, entre outros, serão reveladas através do olhar desse historiador e especialista da arte italiana. Uma oportunidade única de ouvir o curador desta exposição, inédita no Brasil, falar sobre os símbolos, detalhes e desenvolvimento da imagem de um dos santos mais retratados da história oriental.

Papetti também irá percorrer os conceitos que norteiam os três eixos da exposição: Imagem, Os estigmas e Conversas Sagradas. Primeiramente representado como um pobre homem faminto e malvestido, depois como um belo santo com as chagas de Cristo, a iconografia de São Francisco chega ao ápice no momento em que ele divide espaço com as figuras mais importantes do catolicismo, Maria e Jesus, e com seus discípulos, os franciscanos. A participação é gratuita, sujeita à lotação do espaço (200 lugares). Distribuição de senhas a partir das 18h30.

Prof. Stefano Papetti

Historiador e conservador italiano. Diretor da Pinacoteca Civica, da Galleria Civica di Arte Contemporanea Osvaldo Licini e do Museo dell’Arte Ceramica de Ascoli Piceno. Professor de Museologia e Restauro de Bens Culturais da Universitá degli Studi di Camerino e presidente da Fondazione Salimbeni de San Severino Marche. Curou diversas exposições dedicadas ao período Gótico e aos pintores do Renascimento italiano.

SERVIÇO

Dia: 8/agosto

Horários: 19h30 às 21h

Vagas: 200 vagas (A distribuição das senhas será a partir das 18h30)

Informações:  (31) 3289-8900

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning