Como Chegar

12ª Primavera dos Museus- Celebrando a Educação em Museus

12ª PRIMAVERA DOS MUSEUS NA CASA FIAT DE CULTURA

Lançamento de peças 3D da exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” e passeio cultural a Ouro Preto integram a programação especial para a semana, que vai de 17 a 23 de setembro

 

Uma semana inteira para aprender e se divertir nos museus e centros culturais. A 12ª Primavera dos Museus está chegando à Belo Horizonte e a Casa Fiat de Cultura terá uma programação especial para este período, que vai de 17 a 23 de setembro. Para oferecer mais acessibilidade à exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, que vem se mostrando um sucesso de público, no dia 18 de setembro haverá o lançamento de peças 3D que traduzem quadros da exposição para apreciação tátil. Para quem gosta de viajar e aprender sobre a arte de outras cidades haverá um Passeio Cultural, no dia 23 de setembro, que levará um grupo até Ouro Preto para conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, uma construção barroca repleta de arte e história. O ciclo de palestras Quartas Italianas também está incluso na programação e traz, no dia 19 de setembro, das 19h30 às 21h, a Prof. de História da Escola de Belas Artes da UFMG, Adalgisa Arantes Campos, para falar sobre A trajetória iconográfica de Francisco na arte brasileira – talha, escultura, pintura e cerâmica. Além disso, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura oferece Percursos Temáticos pela mostra São Francisco, nos dias 22 e 23 de setembro, e o curso de Formação de Professores: Iconografia e cultura da visualidade, de 18 a 20 de setembro. Toda a programação é gratuita.

A Primavera dos Museus é um evento anual realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e “Celebrando a Educação em Museus” é o tema de 2018, um incentivo à reflexão sobre o papel das instituições culturais na formação do público e à criação de ações educativas. Desde sua fundação, a Casa Fiat de Cultura possui um Programa Educativo que, a cada exposição, desenvolve temáticas interdisciplinares abordadas em atividades oferecidas gratuitamente a todos os segmentos da sociedade. Trabalhando neste sentido, em 2017, foi criado, dentro do Programa Educativo, um Núcleo de Acessibilidade com o objetivo de trazer atividades para pessoas com necessidades especiais como: atendimento em libras e áudio-descrição, materiais em braile e exercícios sensoriais – estes pensados também para o público sem deficiências, tratando a acessibilidade de maneira ampla. O tema da 12ª Primavera dos Museus significou mais uma oportunidade para a Casa Fiat de Cultura pensar em novas ações educativas e criar uma programação que busca ser uma ponte entre a arte e as pessoas, eliminando as barreiras sociais que separam esses universos.

A programação da Casa Fiat de Cultura para a 12ª Primavera dos Museus é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Casa Fiat de Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra e apoio da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) Design Center Latam do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Quartas Italianas

A professora de História da Escola de Belas Artes da UFMG, Adalgisa Arantes Campos, ministrará a palestra A trajetória iconográfica de Francisco na arte brasileira – talha, escultura, pintura e cerâmica, abordando a importante produção dos séculos XVIII e XIX e sua relação com a iconografia presente na exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”. Adalgisa é especialista em arte barroca e pesquisadora de arte sacra. A palestra será realizada no dia 19 de setembro, das 19h30 às 21h, com espaço sujeito à lotação (200 lugares) e distribuição de senhas a partir das 18h30.

Lançamento das peças 3D

Por iniciativa do Núcleo de Acessibilidade do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura e produção da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) Design Center Latam, as peças ​para apreciação tátil estarão disponíveis ao público a partir do dia 18 de setembro, mediante solicitação à equipe educativa. Pensadas inicialmente para as pessoas com deficiência visual – cegas e com baixa visão –, as peças 3D podem ser utilizadas também por pessoas videntes como forma de aprofundar o conhecimento sobre os quadros da exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, como explica a coordenadora do Programa Educativo, Clarita Gonzaga: “nesse projeto não nos preocupamos apenas em tornar tátil as imagens, mas os conceitos-chave de cada obra. Todos os públicos poderão compreender como é construída a pintura. Trazer a acessibilidade em um aspecto amplo é o que torna as peças 3D tão importantes”.

Foram criadas três peças, uma de cada núcleo da exposição. Os quadros reproduzidos em 3D são representativos dos movimentos artísticos presentes na mostra: Pré-Renascimento, Renascimento e Barroco. As peças são feitas de resina e, diferentemente dos modelos feitos para a indústria automobilística, não foram feitas manualmente, mas por vetorização das imagens e consequente conversão em um programa de computador que as imprimiu em 3D. “Trabalhamos com uma tecnologia moderna para agregar a essa exposição fantástica a possibilidade de mais pessoas conhecerem obras antigas. Esta não é a primeira vez que o Design Center contribui com os projetos de acessibilidade da Casa Fiat de Cultura e com certeza não será a última”, afirma Peter Fassbender, diretor da FCA Design Center Latam.

Os núcleos da mostra e respectivas peças 3D são:

 

  1. Núcleo Imagem: São Francisco de Assis e quatro flagelantes (1499 – Pré-Renascimento), de Pietro Perugino e Giovan Francesco Ciambella.

Conceito: composição triangular, que começa a ser utilizada do período Gótico (Idade Média), é desenvolvida no Pré-Renascimento e se torna um cânone no Renascimento. Nesse tipo de pintura há sempre uma figura central no topo – no caso, São Francisco – com imagens menores mais abaixo – nesta tela representada pelos devotos flagelantes –, formando um “triângulo”.

  1. Núcleo Os Estigmas: São Francisco recebe os estigmas (1570 – Renascimento), de Tiziano Vecellio.

Conceito: jogo de perspectiva, que é um dos grandes cânones do Renascimento, que constrói a ilusão de profundidade. Para passar essa impressão, o número de camadas desta peça é maior que as das outras, sendo possível perceber os diversos planos em que os personagens da tela de Tiziano – Cristo, São Francisco e o comendador da obra em oração – se encontram.

  1. Núcleo Conversas Sagradas: São Francisco de Assis, santo Antônio de Pádua e são Boaventura de Bagnoregio (séc. XVII – Barroco), Andrea Lilli.

Conceito: jogo de volumetria e contraste entre claro e escuro, dois aspectos que foram cânones do Barroco e que conferem dramaticidade às cenas. Na peça isso é apresentado a partir da diferença de profundidade, onde a sombra e as imagens em planos mais distantes estão nas camadas inferiores.

Passeio Cultural

A atividade, que integra o programa Encontros com o Patrimônio, levará um grupo a um passeio cultural por Belo Horizonte e Ouro Preto, no dia 23 de setembro (domingo), das 10h às 18h (chegada a BH), com o acompanhamento da historiadora e educadora da Casa Fiat de Cultura, Carolina Ministério. O encontro começa com uma visita à exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” e termina na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, fazendo uma reflexão sobre a iconografia franciscana na história da arte e discutindo sobre restauro e conservação do patrimônio público. A participação é livre e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla a partir do dia 14 de setembro. São 30 vagas e o transporte é gratuito (alimentação não inclusa).

Percursos Temáticos

No final de semana dos dias 22 e 23 de setembro, os visitantes poderão fazer Percursos Temáticos pela exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”. As inscrições podem ser feitas na Casa Fiat de Cultura 15 minutos antes de cada atividade, com 30 vagas por horário. A visita das 14h do sábado é bilíngue (português/inglês).

  • Percurso biográfico

10h30 – Sábado

14h – Sábado e Domingo

Apresentação da vida de São Francisco de Assis conectada a valores contemporâneos como ecologia, sustentabilidade, empatia e coletividade.

 

  • Percurso iconográfico

16h – Sábado e Domingo

Apresentação da evolução da iconografia franciscana ao longo da história da arte. Serão discutidos os seguintes pontos: recursos técnicos e estéticos característicos de cada período representado; conceito de iconografia; e a cultura contemporânea da imagem, dos ícones e símbolos.

 

Formação de Professores: Iconografia e cultura da visualidade

O conceito de iconografia será apresentado e discutido em sentido amplo, partindo das estratégias de construção de ícones religiosos e extrapolando a temática para se conectar à cultura visual contemporânea. Os professores serão estimulados a desenvolver estratégias para provocar um olhar mais crítico e consciente de seus alunos em relação ao mundo em que vivem. A formação será realizada nos dias 18, 19 e 20 de setembro, das 19h às 21h. Podem participar professores e educadores das redes pública e privada de ensino e as inscrições podem ser feitas por pelo Sympla a partir do dia 4 de setembro. São 30 vagas.

Serviço

12ª Primavera dos Museus na Casa Fiat de Cultura

Lançamento das peças 3D da exposição São Francisco na Arte de Mestres Italianos | 18 de setembro

Passeio Cultural a Ouro Preto| 23 de setembro, das 10h às 18h

Quartas Italianas | 19 de setembro, das 19h30 às 21hPercursos Temáticos | 22 e 23 de setembro, às 10h30 (apenas 22/09), 14h e 16h

Formação de Professores: Iconografia e cultura da visualidade | 18 a 20 de setembro, das 19h às 21h

Toda a programação é gratuita

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning