Como Chegar

Outubro na Casa Fiat de Cultura

CASA FIAT DE CULTURA TRAZ PELA PRIMEIRA VEZ AO BRASIL A EXPOSIÇÃO  “SÃO FRANCISCO NA ARTE DE MESTRES ITALIANOS”

Obras de importantes coleções italianas, que datam dos séculos XV a XVIII, traduzem as fases mais relevantes da representação de São Francisco. A mostra inclui um passeio virtual à Basílica Superior de Assis, na Itália

Séculos se passaram e as artes renascentista e barroca continuam encantando a humanidade. Obras de mestres como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino e os Carracci fazem, hoje, parte de importantes coleções italianas e chegam pela primeira vez ao Brasil. Este incomparável acervo poderá ser apreciado na Casa Fiat de Cultura, a partir do dia 8 de agosto, na exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, que reúne 20 obras realizadas entre os séculos XV e XVIII. Com curadoria do especialista em História da Arte, Giovanni Morello – que idealizou e curou diversas exposições de arte antiga na Itália, no Vaticano e outros países e integra a comissão permanente de tutela dos monumentos históricos e artísticos da Santa Sé – e do professor Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica Di Ascoli, a mostra apresenta as fases mais relevantes da representação de São Francisco por meio de obras que se integraram à cultura local de toda uma época e que ainda encontram espaço na cultura ocidental por seus valores artístico, histórico e simbólico.

Entre as obras, o público conhecerá os quadros “San Francesco riceve le stimmate” (1570), de Tiziano Vecellio, “San Francesco sorretto da un Angelo” (primeira metade do séc. XVII), de Orazio Gentileschi, e “San Francesco confortato da un angelo musicante” (1607-1608), de Guido Reni, que também pintou a Bandeira de Procissão “Francesco riceve le stimmate (frente); San Francesco predica ai confratelli (verso)” (séc. XVII), “San Francesco d’Assisisi e quattro disciplinati” (1499), de Perugino, e “San Francesco riceve le stimmate” (1633), de Guercino. A exposição traz, ao todo, acervos de 15 museus de 7 cidades italianas: Galleria Corsini, Palazzo Barberini, Musei Capitolini, Museo di Roma, Museo Francescano dell’Istituto Storico dei Cappuccini (Roma); Pinacoteca Civica, Sacrestia della chiesa di San Francesco, Convento Cappuccini (Ascoli Piceno); Museo Nazionale d’Abruzzo (L’Aquila), Galleria Nazionale dell’Umbria (Perugia); Istituto Campana per l’Istruzione permanente (Osimo); Museo Civico (Rieti), Pinacoteca Nazionale (Bolonha) e Duomo di Novara (Novara). A mostra conta, ainda, com uma importante obra de Ludovico Cardi (conhecido como Cigoli), “St. Francis Contemplating a Skull”, propriedade do colecionador e ator ítalo-americano Federico Castelluccio. O quadro virá de Nova York para integrar a exposição de Belo Horizonte.

Proporcionando uma experiência imersiva e única, a mostra também inclui uma sala de Realidade Virtual que vai transportar o visitante da Casa Fiat de Cultura para a Basílica Superior de Assis (1228), na Itália, com o uso de óculos de tecnologia 3D.  Será possível caminhar por uma das mais importantes e belas basílicas do país e conhecer obras-primas do pintor italiano Giotto (1267-1337), artista símbolo dos períodos medieval e pré-renascentista. Tradição, arte e tecnologia se encontram nesta exposição, que ficará aberta à visitação até 21 de outubro, com entrada gratuita.

 

Serviço

Exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos na Casa Fiat de Cultura”

Curadoria: Giovanni Morello e Stefano Papetti

8 de agosto a 21 de outubro de 2018

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

O QUE ESCONDO SÓ A MIM BASTA: MIRO BAMPA NA PICCOLA GALLERIA DA CASA FIAT DE CULTURA

Como páginas de um diário pessoal e autobiográfico, as obras do artista plástico Miro Bampa revelam uma narrativa secreta. A técnica utilizada nas obras, a encáustica, mistura diferentes objetos que são revelados e escondidos como uma história a ser investigada.

 

 

SERVIÇO

Exposição “O que escondo só a mim basta” – Miro Bampa na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura                                                                                                                                                       

9 de outubro a 25 de novembro de 2018

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

O PAINEL “CIVILIZAÇÃO MINEIRA” DE CANDIDO PORTINARI

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

A conservação do painel de Portinari foi feita pelo Grupo Oficina de Restauro, mesma equipe de especialistas que realizou a restauração da obra em 2014, quando a Casa Fiat de Cultura assumiu a salvaguarda do painel. De acordo com a coordenadora do projeto de conservação, Rosângela Reis Costa, “o exercício de avaliação e intervenção periódicas ao painel é essencial para que o trabalho original do pintor seja preservado, evitando perdas irreparáveis ou a necessidade de uma nova restauração, medida que só é tomada quando a obra já está muito danificada pelo tempo e manuseio indevido”.

 

SERVIÇO


Exposição permanente: painel Civilização Mineira, 1959 (Candido Portinari)

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

PERCURSOS TEMÁTICOS EXPOSIÇÃO “SÃO FRANCISCO NA ARTE DE MESTRES ITALIANOS”

Para os sábados, domingos e feriados, uma atividade diferente. As famílias e grupos de amigos poderão participar, juntos, de Percursos Temáticos pela exposição. As inscrições podem ser feitas na Casa Fiat de Cultura 15 minutos antes de cada atividade, com 30 vagas por horário. A visita das 14h aos sábados é bilíngue (português/inglês).

 

  • Percurso biográfico (10h30 e 14h): apresentação da vida de São Francisco de Assis conectada a valores contemporâneos como ecologia, sustentabilidade, empatia e coletividade.

*Aos domingos terá apenas o horário das 14h.

 

  • Percurso iconográfico (16h): apresentação da evolução da iconografia franciscana ao longo da história da arte. Serão discutidos os seguintes pontos: recursos técnicos e estéticos característicos de cada período representado; conceito de iconografia; e a cultura contemporânea da imagem, dos ícones e símbolos.

QUARTAS ITALIANAS – FRANCISCO: REALIDADE E FANTASIA

Com o tema “Francisco: Realidade e Fantasia”, a Doutora em Filosofia pela UFMG e Pós-Doutora pela School of Arts and Science da New York University, Imaculada Kangussu irá, falar em sua palestra sobre o entrelaçamento de realidade e fantasia na construção das imagens de Francisco que, mais que santo, tornou-se um mito. Espaço sujeito à lotação (200 lugares).

 

 

SERVIÇO

Dia: 10/outubro

Horários: 19h30 às 21h

Vagas: 200 vagas (A distribuição das senhas será a partir das 18h30)

Informações:  (31) 3289-8900

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – CORAL ÁRVORE DA VIDA

 

Para marcar o Dia de São Francisco, o coral Árvore da Vida, projeto social que conta com o apoio da Fiat e atende crianças e adolescentes dos bairros Jardim Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio, em Betim, fará uma apresentação especial. O repertório mescla músicas tradicionais e populares. Espaço sujeito à lotação (100 lugares).

 

SERVIÇO

Dia: 4/outubro

Horário: 19h

Vagas: 100 lugares (não precisa de inscrição prévia)

Informações:  (31) 3289-8900

PALESTRA: SEMANA DE LÍNGUA ITALIANA

 

O historiador Emilio Franzina, professor aposentado da Universidade de Verona (IT) é considerado um dos maiores estudiosos da emigração italiana no mundo. Ele abordará este tema na palestra: “Imigrantes Italianos: empreendedorismo empresarial, social e cultural no Brasil”. Espaço sujeito à lotação (200 lugares), com tradução simultânea.

 

SERVIÇO

Dia: 17/outubro

Horários: 19h30 às 21h

Vagas: 200 vagas (A distribuição das senhas será a partir das 18h30)

Informações:  (31) 3289-8900

ATELIÊ ABERTO DE PINTURA

 

O Ateliê Aberto irá abordar os conceitos básicos da pintura como técnica e linguagem, por meio da experimentação livre. O público poderá desenvolver suas habilidades em técnicas de composição, perspectiva e luz e sombra, além da fabricação de tintas artesanais.  Para as crianças as atividades envolverão os conceitos de cor, forma e composição.

O ateliê funcionará em dois horários com 30 vagas para cada: das 10h às 11h30, para crianças de até 12 anos, e das 14h às 17h30, para jovens e adultos.

 

SERVIÇO

Dias: 1 a 21/outubro

Horários: 10h às 11h30min – famílias e crianças até 12 anos.

14h ás 17h30min – jovens e adultos maiores de 12 anos.

Vagas: 30 por horário (não precisa de inscrição prévia)

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO – BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

 

O Dia das Crianças será um resgate às brincadeiras e brinquedos tradicionais. Cabra cega, Amarelinha, Rouba Bandeira serão algumas das atividades propostas para este dia. Convidamos toda a família para relembrar e compartilhar com os pequenos as brincadeiras de antigamente.

 

Confira a programação completa no link

 

SERVIÇO

Dia: 12/outubro

Horário: 10h às 18h e 14h às 18h

Local:  Jardins Casa Fiat de Cultura

Inscrições gratuitas: Não precisa de inscrições prévias.

 

Informações:  (31) 3289-8910

MINICURSO: DESENHO CEGO E PINTURA ACESSÍVEL

A proposta do curso é tornar acessível à pessoa com deficiência visual a prática de produção em Artes Visuais por meio de estratégias táteis e experimentações de texturas. Barbantes substituem traços, o ponto entra no lugar da construção de formas e o uso de um código tátil permite a identificação de cores. O minicurso é aberto a todos.

 

 

SERVIÇO

Dia: 23, 24 e 25/outubro

Horário: 19h às 21h

Vagas: 15

Inscrições gratuitas: As inscrições vão começar no dia 15 de outubro às 10h e vão até o dia 18 de outubro pelo sympla (colocar na busca Casa Fiat de Cultura).

Informações:  (31) 3289-8910

ATELIÊ ABERTO DA 4ª EDIÇÃO DO PRESÉPIO COLABORATIVO DA CASA FIAT DE CULTURA

 

A 4ª edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, com curadoria do artista plástico Leo Piló, irá homenagear o tradicional Presépio do Pipiripau, projeto de Raimundo Machado que está no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Participe e traga caixas de remédio vazias que serão a base para a construção de um presépio reciclado e feito a várias mãos.

 

SERVIÇO

Dia: 24 de outubro até 25/novembro

Horário: 10h30 e 14h e 16h

Inscrições gratuitas: Não precisa de inscrição prévia.

Informações:  (31) 3289-8900

 

PROGRAMA DE SELEÇÃO PICCOLA GALLERIA

 

Estão abertas as inscrições para o programa de seleção da Piccola Galleria. Os interessados podem inscrever pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografas, instalações, performance ou videoarte. Informações no link: 3º Programa de Seleção da Piccola Galleria

 

SERVIÇO

Inscrições: 12/09 a 23/11

Informações: 3289-8900

MÚSICA NA CAPELA – ORQUESTRA MINAS BARROCA

O programa da Orquestra Minas Barroca, com regência de Guilherme Matozinhos da Silva, irá reunir músicas de compositores consagrados do Barroco dos séculos XVII e XVIII de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Peru, Bolívia e da Itália como Lobo de Mesquita, Tomas de Torrejon y Velasco e Pergolesi.

 

SERVIÇO

Dia: 21 de outubro

Horários: 11h às 12h

Inscrições gratuitas: Não precisa de inscrição prévia.

Informações:  (31) 3289-8900

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA CASA FIAT DE CULTURA DURANTE AS ELEIÇÕES 2018

 

A Casa Fiat de Cultura não irá funcionar nos dias de votação para o primeiro turno (7/10) e segundo turno (28/10) das Eleições 2018.

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning