Como Chegar

Palestra Emilio Franzina (Itália) e Domingos Giroletti (Brasil)

INFLUÊNCIA DOS IMIGRANTES ITALIANOS NO BRASIL É TEMA DE PALESTRA NA CASA FIAT DE CULTURA

Renomado historiador, Emilio Franzina, abordará a importância do empreendedorismo italiano em terras brasileiras a partir do século XIX, e o professor Domingos Giroletti dará destaque à atuação italiana em Minas Gerais

 

Considerado um dos maiores estudiosos da emigração italiana, Emilio Franzina é o convidado da Casa Fiat de Cultura para integrar a programação da 18ª Semana da Língua Italiana no Mundo. No dia 25 de outubro, das 19h30 às 21h, o historiador ministrará a palestra “Imigrantes Italianos: empreendedorismo empresarial, social e cultural no Brasil”, na qual apresentará a trajetória dos imigrantes italianos que se estabeleceram no país a partir do século XIX. Para complementar o tema, o professor Domingos Giroletti participará da palestra e discorrerá a respeito do empreendedorismo italiano no desenvolvimento de Minas Gerais. A entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares). A distribuição de senhas será a partir das 18h30 e ingressos antecipados podem ser retirados no site www.sympla.com.br.

Entre 1875 e 1960, 2 milhões de italianos vieram ao Brasil e cerca de um milhão permaneceu no país. Em uma viagem no tempo, através das dinâmicas históricas e sociais que introduziram mudanças significativas na sociedade e na economia brasileiras, Emilio Franzina apresentará os caminhos trilhados pelos imigrantes italianos empreendedores a partir do século XIX. De acordo com o historiador, “os italianos trouxeram novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, contribuindo com os processos de desenvolvimento e modernização urbana, marcando a história moderna do Brasil com importantes reflexos na história contemporânea”. Franzina ainda destaca que “o estudo da contribuição dos imigrantes no desenvolvimento de outro país como um fenômeno econômico, social e histórico deve ser considerado como um processo de longa duração. Não se limita à primeira geração, mas continua pelo concurso cumulativo de seus descendentes”.

Dentro deste cenário, Minas Gerais foi o terceiro Estado que mais recebeu italianos e, por consequência, incorporou muito da cultura italiana ao seu modo de trabalhar e viver. Domingos Giroletti participará da palestra para falar sobre a singularidade da história desses imigrantes em Minas, fazendo uma comparação com o restante do Brasil. “Enquanto em São Paulo a concentração de italianos se deu no setor cafeicultor e, posteriormente, na indústria, junto à colônia do Rio Grande do Sul; em Minas Gerais, onde a economia se baseava no trabalho escravo, houve uma dificuldade de transição para um mercado assalariado. Neste contexto, os imigrantes italianos podem ser considerados como agentes de modernização e progresso no Estado”, explica o professor.

A Semana da Língua Italiana no Mundo é um projeto promovido anualmente pelo Ministério Italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional como forma de difundir a importância cultural do idioma italiano no mundo.

A palestra é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações, Banco Safra e Istituto italiano di Cultura de São Paulo. O evento conta com  o apoio da Ponte entre Culturas, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Emilio Franzina

Considerado um dos maiores estudiosos da emigração italiana no mundo, Emilio Franzina é historiador e professor aposentado de História Contemporânea na Universidade de Verona (Itália). Dedica-se há mais de 50 anos aos estudos de História Social e Cultural dos séculos XIX e XX e é autor de uma ampla bibliografia que constitui uma referência para os estudiosos da área. É fundador e diretor do Archivio Storico dell’Emigrazione Italiana (ASEI) e integra o comitê científico de diversas revistas como Studi Emigrazione, Italia Contemporanea, Altreitalie e Berfagor. Atualmente, Franzina dedica-se, também, à pesquisa musical de cantos relativos à imigração italiana no Brasil e no mundo.

 

Domingos Giroletti

Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Giroletti tem pós-doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (Inglaterra), foi professor visitante da Universidade de Padova (Itália) e, atualmente, é professor da Faculdade Pedro Leopoldo (MG) e apresentador do Programa Interconexão Brasil, da BHNEWS TV.

SERVIÇO

Palestra

“Imigrantes Italianos: empreendedorismo empresarial, social e cultural no Brasil”

Com o historiador Emilio Franzina e o professor Domingos Giroletti

25 de outubro

19h30 às 21h

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Distribuição de senhas a partir das 18h30

Ingressos antecipados: www.sympla.com.br

XVIII SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA

Sotto l ‘Alto Patronato del Presidente della Repubblica

 

L’italiano e la rete, le reti per l’italiano”. Este é o tema escolhido pelo Ministério italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional para a XVIII Edição da Semana da Língua Italiana que acontecerá no mês de outubro 2018. Um tema complexo e com muitas interpretações e evoluções. O que significa hoje informar-se, ler e formar um pensamento crítico? As novas tecnologias nos permitem veicular milhares de informações a um público vastíssimo e em tempos recorde. Mas o que fica desta comunicação na nossa vida? E é nessa comunicação rápida e apressada, e muitas vezes imprecisa, que frequentemente perde-se o verdadeiro significado das palavras. A Semana da Língua Italiana é um projeto que evidencia a importância das palavras, fazendo-nos lembrar o quanto a língua italiana (a quarta mais estudada no mundo) é, ainda hoje, um veículo muito útil de transmissão de ideias e de instauração das relações.

 

Programação

Abertura da Semana da Língua Italiana em BH

Terça-feira, 16/10

A Abertura da XVIII Semana da Língua Italiana no Mundo contará com a presença do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, da diretora da Faculdade de Letras da UFGM, prof.ª Graciela Ines Ravetti de Gómez e de renomados professores da Faculdades de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais trazendo suas experiências e bagagem em anos de estudos da língua italiana, além dos alunos e professores da Fundação Torino, única escola em Minas Gerais de educação bilíngue em italiano e português.

 

9h – Abertura

9h20 – Palestra “Dialetos Italianos na Web” com Evandro Paradela (doutorando em ciência da computação – UFMG)

10h – Apresentação dos projetos dos alunos da Fundação Torino sobre a “influência da tecnologia no ensino e desenvolvimento do idioma italiano” com prof. Umberto Casarotti, Diretor da Fundação Torino, e prof. Riccardo Cassoli

10h30 – Leitura dramática do texto “Mandragola” sob orientação da prof.ª Anna Palma (UFMG)

Local: UFMG – Faculdades de Letras – Campus Pampulha, Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte.

Evento aberto ao público.

 

Taranta d’Amore de Ambrogio Sparagna e Orchestra Popolare Italiana

Terça-feira, 16/10, às 20h30

 

Taranta d’Amore é uma grande festa-show dedicada ao rico repertório de serenatas e bailes da tradição popular italiana: “gighe, saltarelli, ballarelle, pizziche, tammurriate” e principalmente as tarantelas, a dança matriz de tantas tradições musicais das nossas regiões.

Ao centro da cena, o músico Ambrogio Sparagna, acompanhado pela extraordinária energia e competência dos músicos da Orquestra Popular Italiana, regendo esta grande festa-show que consegue a animar a plateia colocando todos para dançar ao ritmo vertiginoso dos nossos bailes populares, entre acordeons organeti, violões, flautas e tamborins.

 

Data: 16/10/2018
Hora: 20h30
Local: Teatro do Minas Tênis Clube – Rua da Bahia, 2244 – Lourdes
Venda de ingressos: Site do Eventim

 

***

 

 

Apresentação de Projetos dos alunos da Fundação Torino

Sexta-feira, 19/10

 

A Fundação Torino, única escola em Minas Gerais de educação bilíngue em italiano e português, é hoje um modelo de referência em todo o mundo na educação de crianças e jovens. Os alunos de várias séries apresentarão seus projetos de acordo com o tema: “L’influenza della tecnologia nello studio e lo sviluppo della lingua italiana” (A influência da tecnologia no estudo e desenvolvimento da língua italiana). Um oportunidade para entender melhor a aplicabilidade da tecnologia no ensino de idiomas.

 

Data: 19/10/2018
Local: Fundação Torino – Rua Djalma Andrade, 1.300 – Belvedere
Evento interno – Maiores informações: comunicacao@fundacao.com.br

 

***

 

“Due chiacchiere in italiano” – Conversação em italiano para entusiastas do idioma

Sábado, 20/10, às 19h

 

A deliciosa pizzaria Pizza a Pezzi abre seu espaço para uma noite de alegria e conversas ao redor da mesa. Saboreando as deliciosas pizzas, todos estão convidados a “chiacchierare” em italiano. Entusiastas da língua terão ali uma oportunidade falar à vontade em italiano.

 

Data: 20/10/2018

Hora: 19h
Local: Pizza a Pezzi Savassi – R. Pernambuco, 1095 – Funcionários, Belo Horizonte
Evento aberto ao público

 

***

 

O Italiano de Galileu Galilei, com o prof. Piergiorgio Odifreddi

Segunda-feira, 22/10

 

O matemático Piergiorgio Odifreddi, um dos mais famosos divulgadores científicos na Itália e no mundo, fala sobre o pai da ciência moderna, Galileu Galilei, em uma ótica inédita: a de um escritor, “o maior escritor da literatura italiana de todos os séculos”, como o definiu Italo Calvino.

 

Data: 22/10/2018
Local: Fundação Torino – Rua Djalma Andrade, 1.300 – Belvedere
Evento interno – Maiores informações: comunicacao@fundacaotorino.com.br

 

***

 

Arte e Matemática, com o prof. Piergiorgio Odifreddi

Segunda-feira, 22/10, às 19h00

 

Come pode a matemática influenciar a nossa vida quotidiana? Piergiorgio Odifreddi, matemático, lógico e ensaísta italiano, explora algumas das mais notáveis aplicações matemáticas em uma ampla gama de setores do conhecimento, mostrando como a matemática virou um fator-chave para inumeráveis disciplinas, bem além do âmbito das ciências naturais e da engenharia. Um novo elo para se compreender as ligações entre a ciência dos números, as outras formas de cultura e a realidade do mundo que nos circunda.

“Atrás da Arte está sempre escondida a Matemática”!

 

Data: 22/10/2018

Hora: 19h00
Local: Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias

Evento aberto ao público, sujeito a lotação, com tradução simultânea

 

***

 

“Parlare Italiano”

Terça-feira, 23/10, às 19h

 

A piscina na cobertura do tradicional hotel Othon Palace será o palco para um encontro muito especial para quem gosta da língua italiana. De maneira descontraída os participantes se reúnem em volta das mesas com assuntos variados de conversação em italiano. Professores e italianos nativos estarão ali para ajudar as pessoas a desenvolver e conhecer melhor esse idioma tão amado pela população brasileira.

 

Data: 23/10/2018
Hora: 19h
Local: Hotel Othon Palace – Av. Afonso Pena, 1050 – Centro, Belo Horizonte

Venda de ingressos: https://www.sympla.com.br/parlare-italiano—2-edicao__374312

 

***

 

 

Imigrantes italianos: empreendedorismo empresarial, social e cultural no Brasil, com o prof. Emilio Franzina (Itália) e prof. Domingos Giroletti (Brasil)

Quinta-feira, 25/10, às 19h30

 

O renomado professor italiano, Emilio Franzina, especializado na temática da imigração italiana no Brasil, estará em Belo Horizonte para apresentar um novo aspecto da imigração italiana na vida brasileira. Franzina é um dos maiores estudiosos da emigração italiana no mundo. Atua com História Social e Cultural dos séculos XIX e XX. A palestra contará com a participação do cientista político e jornalista, Domingos Giroletti que tem realizado importantes pesquisas sobre a imigração italiana em Minas Gerais.

 

Data: 25/10/2018
Hora: 19h30
Local: Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10 – Funcionários, Belo Horizonte

Evento aberto ao público, sujeito a lotação, com tradução simultânea

 

***

 

Letras Debate: a tradução oral e escrita

Sábado, 27/10, às 10h

 

A Prof.ª Patrizia Bastianetto é doutora em tradução pela USP e professora da faculdade de Letras da UFMG, especialista há anos em tradução e didática da língua italiana. Na palestra que encerra a Semana da Língua Italiana no Mundo serão evidenciadas as diferenças existentes entre tradução oral e escrita e sua aplicabilidade. Excelente oportunidade para quem quer ingressar no mercado de tradução e também para aqueles já afirmados que se interessam em rever alguns conceitos.

 

Data: 27/10/2018
Hora: 10h
Local: UFMG – Faculdades de Letras – Campus Pampulha, Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte. Auditório 2007

Evento aberto ao público

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning