Como Chegar

Novembro na Casa Fiat de Cultura

CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA A EXPOSIÇÃO “O QUE ESCONDO SÓ A MIM BASTA”, DE MIRO BAMPA

O artista revela uma obra fluida, na qual corpos, objetos e cartas se fundem numa busca intrínseca pela emersão

 

O que escondo só a mim bastaé a exposição do artista Miro Bampa que a Casa Fiat de Cultura inaugura no dia 9 de outubro. Um dos projetos escolhidos no 2º Programa de Seleção da Piccola Galleria, a mostra é composta por uma série de 30 objetos, no formato de 30 x 20 cm, criados a partir da fragmentação de memórias afetivas do artista. O agrupamento dessas lembranças em um ato estético é um processo autobiográfico de resgatar uma história, abrigando os fantasmas acumulados em uma narrativa secreta. A exposição, que tem curadoria de Fabio Cerqueira, fica aberta à visitação até 25 de novembro, com entrada gratuita.

O trabalho de Miro Bampa está voltado em sempre descobrir novos materiais e novas possibilidades. Os objetos que integram a exposição O que escondo só a mim basta, por exemplo, são construídos com a técnica de encáustica: imagens, textos e cartas são misturados com cera de abelha em um bloco de parafina com aproximadamente 1 cm de espessura. A intenção do artista é dar a sensação de página de livros, panfletos ou cartazes, sugerindo a visão de um diário ou algo semelhante, uma forma de registro pessoal, que revela-se num processo linguístico e iconológico para a livre interpretação de suas histórias. Segundo ele, o trabalho apresentado é desenvolvido em função do imaginário. “Nada é falso, mas sim uma história a ser investigada”, conta.

O processo criativo do artista começa resgatando imagens, textos e fragmentos de cartas que, em seguida, são agrupadas de maneira intuitiva. A criação de cada obra é inicialmente estética, os textos são apresentados conforme a necessidade poética e imagética da obra. De acordo com Miro, a construção tem como ato principal uma imagem central de maior peso que permite variantes imaginárias ao espectador. “A interpretação de cada obra será pessoal, pois as palavras ou frases permitem aos outros construir minha história ou narrativa”, ressalta.

Miro Bampa, em suas obras, costuma fazer releituras de antigos trabalhos. Como o guarda-chuva que está presente em alguns objetos e faz parte da uma outra série de mesmo nome. E a cadeira, que fazia parte de uma série que se chamava “Silêncio”. “O objeto é refação, cada coisa é sempre refeita. É uma constante redefinição e ressignificação da arte. Tudo pode servir como inspiração e material para novas produções”, afirma.

A exposição O que escondo só a mim basta é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Casa Fiat de Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra. A exposição conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Miro Bampa               

Pintor, desenhista e artista experimental, atuando desde 1982. Frequentou o ateliê de Alberto Teixeira, Nazareth Pacheco, Eder Chiodetto e Samatha Moreira. Participou de várias exposições, salões e mostra de artes nacionais e internacionais (EUA, México, Portugal e Alemanha). Premiado em vários salões de arte no país. Em 1991 abandona a pintura figurativa expressionista para desenvolver um trabalho abstrato com colagens (assemblagens). Faz uso de diversos materiais numa pesquisa constante de suportes. Atualmente desenvolve trabalho com encáustica e fotografia interferida.

 

SERVIÇO

Exposição “O que escondo só a mim basta” – Miro Bampa na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura                                                                                                                                                       

9 de outubro a 25 de novembro de 2018

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

O PAINEL “CIVILIZAÇÃO MINEIRA” DE CANDIDO PORTINARI

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

A conservação do painel de Portinari foi feita pelo Grupo Oficina de Restauro, mesma equipe de especialistas que realizou a restauração da obra em 2014, quando a Casa Fiat de Cultura assumiu a salvaguarda do painel. De acordo com a coordenadora do projeto de conservação, Rosângela Reis Costa, “o exercício de avaliação e intervenção periódicas ao painel é essencial para que o trabalho original do pintor seja preservado, evitando perdas irreparáveis ou a necessidade de uma nova restauração, medida que só é tomada quando a obra já está muito danificada pelo tempo e manuseio indevido”.

 

SERVIÇO


Exposição permanente: painel Civilização Mineira, 1959 (Candido Portinari)

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Entrada gratuita

ATELIÊ ABERTO DA 4ª EDIÇÃO DO PRESÉPIO COLABORATIVO DA CASA FIAT DE CULTURA

 

A Casa Fiat de Cultura convida a todos para participar do Ateliê Aberto do 4º Presépio Colaborativo. Com o artista plástico Leo Piló, você poderá criar as cenas do presépio, a partir de materiais reciclados. Traga caixas de remédios vazias que serão a base para a construção das casas e edificações de uma cidade mineira em clima de Natal.

 

SERVIÇO

Dia: até 25/novembro

Horário: 10h30 e 14h e 16h

Inscrições gratuitas: Não precisa de inscrição prévia.

Informações:  (31) 3289-8900

INAUGURAÇÃO PRESÉPIO COLABORATIVO DA CASA FIAT DE CULTURA

 

O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura será inaugurado com uma programação especial: bate-papo com o curador Leo Piló e Cantata de Natal com o Coral Copasa. A apresentação traz músicas tradicionais nacionais e internacionais como Boas Festas, de Assis Valente, e Adeste Fideles, de John Francis Wade.

 

 

SERVIÇO

Dia: 27 novembro

Horário: 19H

Informações:  (31) 3289-8900

 

QUARTAS ITALIANAS “GIOVANNI VERGA E IL VERISMO”

 

O verismo, corrente literária que surge entre 1875 e 1895, em Milão, tem como um de seus fundadores Giovanni Verga. Este será o tema da palestra “Giovanni Verga e il Verismo” do professor Maurizio Curotto, da Fundação Torino. O estilo surgiu sob a influência do positivismo e naturalismo, em defesa da representação fiel do real e da verdade. Palestra com tradução simultânea, espaço sujeito à lotação (200 lugates). Inscrições antecipadas pelo Sympla

SERVIÇO

Dia: 7/novembro

Horários: 19h30 às 21h

Vagas: 200 vagas (A distribuição das senhas será a partir das 18h30). Inscrições antecipadas pelo Sympla (basta colocar na busca Casa Fiat de Cultura)

Informações:  (31) 3289-8900

PALESTRA DA III SETTIMANA DELLA CUCINA ITALIANA – CONVERSAS AO REDOR DA MESA COM LUCA PALMESI E LEO PAIXÃO

 

A programação da III Settimana della Cucina Italiana apresenta “Conversas ao redor da mesa”. O historiador, Luca Palmesi, dará um panorama da história da alimentação mediterrânea e o premiado chef, Leo Paixão, falará sobre a gastronomia mineira de quintal. Será uma viagem no tempo e nos sabores dessas duas regiões, que têm a gastronomia como uma de suas identidades culturais. Espaço sujeito a lotação (200 lugares).

 

SERVIÇO

Dia: 21/novembro

Horários: 19h30 às 21h

Vagas: 200 vagas (A distribuição das senhas será a partir das 18h30)

Informações:  (31) 3289-8900

ENCONTROS COM O PATRIMÔNIO – JANELAS DA MEMÓRIA

 

O passeio cultural começa na exposição “O que escondo só a mim basta” e percorre os edifícios da Praça da Liberdade. Será feito um diálogo entre o que o artista Miro Bampa trabalha, com suas memórias pessoais, com as pinturas nas paredes dos edifícios, que nos abrem janelas para histórias do lugar. São narrativas a serem procuradas e investigadas. Inscrições antecipadas pelo Sympla.

 

SERVIÇO

Dia: 18/novembro

Horário: 10h às 12h

Saída:  Hall Casa Fiat de Cultura

Inscrições pelo Sympla: colocar na busca Casa Fiat de Cultura.

 

Informações:  (31) 3289-8910

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PRÁTICAS ACESSÍVEIS EM ARTES VISUAIS

Professores de escola pública e privada podem participar do curso “Práticas Acessíveis em Artes Visuais”. O objetivo é propor reflexões e ações possíveis para o ambiente escolar, sob a ótica da Inclusão e da acessibilidade. Serão utilizadas as técnicas do desenho cego e pintura acessível.

 

SERVIÇO

Dia: 20, 21 e 22/novembro

Horário: 19h às 21h

Vagas: 15

Inscrições gratuitas: As inscrições vão começar no dia 0 de novembro às 10h e vão até o dia 14 de novembro pelo Sympla (colocar na busca Casa Fiat de Cultura).

Informações:  (31) 3289-8910

PROGRAMA DE SELEÇÃO PICCOLA GALLERIA

 

ÚLTIMOS DIAS para as inscrições no programa de seleção da Piccola Galleria. As obras selecionadas nas categorias  pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação, performance ou videoarte serão expostas na Casa Fiat de Cultura em 2019/2020. Informações no site: www.casafiatdecultura.com.br.

Informações no link: 3º Programa de Seleção da Piccola Galleria

 

SERVIÇO

Inscrições: até 19 novembro

Informações: 3289-8900

MÚSICA NA CAPELA – CORO DE COBRAS

 

O grupo Coro de Cobras, com regência de Hudson Brasil, fará um passeio pela música popular brasileira. Serão músicas de vários gêneros com ênfase no samba. Destaque para as composições de Paulo César Pinheiro, que teve parcerias com Pixinguinha, Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, João Nogueira, Toquinho e Lenine. Espaço sujeito a lotação (80 lugares).

 

SERVIÇO

Dia: 25 de novembro

Horários: 11h às 12h

Inscrições gratuitas: Não precisa de inscrição prévia.

Informações:  (31) 3289-8900

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning