Como Chegar

Cantata de Natal – Coral Árvore da Vida e Coral FUMEC

CLIMA DE NATAL NA CASA FIAT DE CULTURA

Nesta quarta-feira (5), Coral Árvore da Vida e Coral FUMEC unem-se para uma apresentação com músicas populares nacionais e internacionais

 

A programação de Natal já está a todo vapor na Casa Fiat de Cultura. No dia 5 de dezembro, às 19h30, o público poderá apreciar uma apresentação conjunta do Coral Árvore da Vida e do Coral FUMEC sob regência de João di Souza. No repertório, músicas populares nacionais e internacionais com temas que inspiram o clima natalino de amor, solidariedade e renovação. A entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (100 lugares). Além disso, o público poderá visitar o Presépio Colaborativo que teve curadoria do artista plástico Leo Piló.

Os corais interpretarão as músicas “Amor de Índio”, de Beto Guedes, “Love Of My Life”, do Queen, “Espanhola”, de Flávio Venturini e Guarabyra, “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, “Noite Feliz”, de Franz Gruber, a música tradicional “Borboleta”, “Adeste Fideles”, de John Wade, “Non nobis, Domine”, de Patrick Doyle, “Oração de São Francisco”, de autoria desconhecida, “Trevo de 4 folhas”, de Anavitória, “Era Uma vez”, de Kell Smith, “Volare”, de Domenico Modugno, “Con te partirò”, de Sartori e Quarantotto, “Tenho Sede”, de Gilberto Gil e Dominguinhos, “Um Mundo Bem Melhor” (We are the World), de Michael Jackson e “Trem-Bala”, de Ana Vilela.

O público poderá aproveitar o momento para visitar o Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, que chegou à sua 4ª edição em 2018. A obra é uma minicidade imaginária construída com a participação de 500 pessoas e curadoria do artista plástico Leo Piló.  São 1200 casinhas e 27 presépios espalhados por caminhos ondem passam trens e carros, e outros onde aviões aguardam a decolagem. Feito inteiramente com materiais reciclados, neste ano, o projeto homenageia o Presépio do Pipiripau, criado pelo artesão mineiro Raimundo Machado Azeredo e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e inspira a mineiridade de cada visitante que se dedicou à construção.

A apresentação do Coral Árvore da Vida e do Coral FUMEC é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Casa Fiat de Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra. O evento conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

Um pouco mais de Natal

Durante este mês, o público também pode usar a criatividade e confeccionar seus próprios cartões de Natal no Ateliê Aberto da Casa Fiat de Cultura. A técnica utilizada é a de pop-up, com a qual é possível criar mensagens e imagens em 3D. O ateliê continua funcionando nos dias 8, 9, 15, 16, 19, 20, 21 de dezembro em três horários, às 10h30, às 14h e às 16h, com 15 vagas em cada um. A participação é gratuita e não é necessidade fazer inscrição prévia.

No dia 13 de dezembro, o cineasta Aluizio Salles Jr. e o diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Antônio Gilberto Costa, estarão na Casa Fiat de Cultura para um bate-papo sobre a relação entre o Presépio do Pipiripau e a construção de Belo Horizonte. Antônio Gilberto e Aluizio, que foi diretor do filme “Pipiripau: O Mundo de Raimundo”, também contarão as curiosidades e detalhes da construção do presépio. O bate-papo será realizado das 19h30 às 21h, com entrada gratuita e espaço sujeito à lotação (200 lugares).

No dia 16 de dezembro, o programa Encontros com o Patrimônio vai levar o público para um passeio cultural que começa no Presépio Colaborativo e termina no Presépio do Pipiripau, atualmente exposto no Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Os participantes serão acompanhados pela historiadora e educadora Carolina Ministério, que apresentará a relação entre os dois presépios, a biografia de Seu Raimundo e a importância de sua obra para a história da cidade. O passeio será realizado das 10h às 13h. Os interessados devem se inscrever pelo Sympla a partir do dia 10 de dezembro. São 30 vagas, com participação livre e gratuita e transporte incluso (ida e volta à Casa Fiat de Cultura).

Coral Árvore da Vida

Fruto de um trabalho de mais de 14 anos realizado nos bairros Jardim Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio, em Betim (MG). O projeto, que tem o apoio da FCA – Fiat Chrysler Automóveis e as ONGs AVSI e CDM, atende crianças e adolescentes oferecendo oficinas de canto coral, violão, percussão e formação humana, além de suporte psicossocial às suas famílias. O coral, que chegou a dividir o palco com Andreia Bocelli em Belo Horizonte, durante a comemoração dos 35 anos da Fiat no Brasil (2011), concretiza um percurso de amadurecimento e protagonismo do programa que, em 2017 transformou-se no “Instituto Árvore da Vida” e segue na busca pelo desenvolvimento social.

Coral FUMEC

Fundado pela Universidade FUMEC há 20 anos e, desde 2011, tem como regente João di Souza. O grupo vem se apresentando em diversos eventos dentro e fora da Universidade FUMEC, com participações em diversos festivais. Dispõe de um repertório variado, que mistura MPB e música erudita e leva emoção por onde se apresenta. Formado por alunos, professores, funcionários e ex-alunos da Universidade FUMEC, conta também com integrantes da comunidade externa, constituído por um grupo de aproximadamente 25 coralistas.

Regente João di Souza

Estudou Regência e Canto Erudito na UFMG e trabalha desde 1997 como regente de corais. Esteve à frente do Coral da Terceira Idade do Bon Marché, do Coral dos funcionários da Faculdade de Música da UFMG, do Coral da Faculdade de Engenharia da UFMG, do Coral do EJA – Educação de Jovens e Adultos no Colégio Marista, do Coral Marista e Vozes e do Coral Infanto Juvenil Raio de luz. Atualmente é regente do Coral da Universidade FUMEC e do Coral Árvore da Vida.

Programa

Amor de Índio – Beto Guedes

Love Of My Life – Queen

Espanhola – Flávio Venturini e Guarabyra

Maria, Maria – Milton Nascimento

Noite Feliz – Franz Gruber

Borboleta – Folclore

Adeste Fideles – John Wade

Non nobis, Domine – Patrick Doyle

Oração de São Francisco – Autor desconhecido

Trevo de 4 folhas – Anavitória

Era Uma vez – Kell Smith

Volare – Domenico Modugno

Con te partirò – Sartori e Quarantotto

Tenho Sede – Gilberto Gil e Dominguinhos

Um Mundo Bem Melhor (We are the World) – Michael Jackson

Trem-Bala – Ana Vilela

 

SERVIÇO

Coral Árvore da Vida e Coral FUMEC na Casa Fiat de Cultura

5 de novembro, às 19h30

Entrada gratuita

Espaço sujeito à lotação (100 lugares)

 

 

 

Balklänning Robe De Mariée Robe De Mariée Balklänning